Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Everything as a Service: O que é XaaS e quais as vantagens deste modelo para seu negócio?

Everything as a Service: O que é XaaS e quais as vantagens deste modelo para seu negócio?

O termo XaaS é o acrônimo de Everything as a Service, ideia no qual qualquer tipo de atividade pode ser oferecida como serviço. Através deste modelo, a empresa contratante tem mais facilidades na aquisição de soluções por um custo mais baixo, maior suporte, entre outros benefícios.

 

A tendência de terceirizar toda operação não ligada diretamente à atividade-fim da empresa vem se mostrando benéfica em diversos aspectos. Na TI, começou com os Softwares como Serviço e hoje, as possibilidades envolvem tudo possível, com o Everything as a Service.

Não é apenas uma tendência, já que algumas soluções de TI como serviço estão consolidadas como a melhor opção entre as empresas no topo. A realidade é que o modelo de aquisição como serviço veio para ficar e o crescimento do XaaS é a maior evidência disso.

Para você entender melhor o que é o Everything as a Service e como esse conceito pode ajudar a sua empresa, preparamos esse artigo com as principais informações e vantagens do modelo.

O que é XaaS?

O termo “as a service” já é comum no universo da TI, criando oportunidades para que empresas invistam em soluções tecnológicas sem precisar de uma infraestrutura física própria ou de altos gastos em compra de equipamentos.

A sigla combina com o X, usado na linguagem matemática para indicar um valor oculto, que pode ser substituído por qualquer outro número. No conceito de XaaS, a letra entra no lugar de everything (tudo, em inglês).

O Everything as a Service é, portanto, a ideia de que qualquer tipo de atividade de TI pode ser oferecida como um serviço. O SaaS, citado no começo do artigo, é apenas uma possibilidade.

Ou seja, o XaaS é uma nova forma de se pensar o negócio e sua relação com as operações de TI. A tecnologia já não pode ficar presa ao estigma de centro de custos, e sim ser compreendida como estrutura estratégica para a evolução e crescimento do negócio.

Assim, o Everything as a Service renova o paradigma de negócio vigente, com a oferta de qualquer serviço de tecnologia que seja fornecido pela internet pago em um modelo de consumo flexível, sem uma licença inicial ou uma compra convencional.

Qual a importância do XaaS?

A adoção de soluções de TI as a service é uma forma de impulsionar e amadurecer os negócios digitais, criando novas oportunidades e possibilidades de ação.

Existem várias categorias de atividades como serviço, como PCaaS, HaaS, SaaS, PaaS, DaaS etc. A partir do momento em que se busca usar ao máximo esse modelo de aquisição de soluções, o XaaS não se limita apenas a um único serviço, mas engloba uma série de possibilidades.

A intenção é trazer mais facilidade na aquisição de soluções dentro do ambiente da empresa, adaptando os serviços à necessidade do momento. Esses recursos podem ser de comunicação, monitoramento, armazenamento, plataforma, infraestrutura e o que mais for possível virtualizar.

A adoção do Everything as a Service é um passo natural da transformação digital. Com os serviços de TI baseados na internet e, mais especificamente, na nuvem, o negócio adquire agilidade, flexibilidade, e uma infinidade de recursos para evoluir, inovar e crescer.

Além do avanço representado pela transformação digital, é bom refletir sobre o ônus de não evoluir. O desenvolvimento tecnológico acontece em uma velocidade vertiginosa e não acompanhar significa perder espaço no mercado.

A transformação digital é uma realidade inegável e o único caminho possível é acompanhar a evolução. O XaaS multiplica os recursos disponíveis para que a empresa consiga fazer essa transformação com sucesso, se beneficiando ao máximo da inovação tecnológica.

Já sabe como as tendências de TI podem impactar sua gestão?

Quais as vantagens do modelo XaaS?

Existe uma série de vantagens para o negócio ao se adotar o XaaS, desde a solução de velhos problemas a melhorias na experiência. Listamos algumas abaixo:

Redução de custos

Além de ser menos dispendioso do que montar toda a infraestrutura de TI própria, a economia também pode ser observada nos custos de manutenção e suporte, espaço de armazenamento e em despesas indiretas para se manter um espaço físico apropriado (luz, limpeza, refrigeração etc).

Aumento de produtividade

Com soluções integradas é possível ter um aumento da produtividade das equipes. A capacidade de colaboração nos projetos, uma vez que todas as informações se concentram em um mesmo lugar, e a mobilidade, permitindo que qualquer profissional seja capaz de contribuir de onde estiver, sempre que precisar.

Escalabilidade

A flexibilidade do XaaS permite uma rápida adaptação às mudanças na demanda, escalando de forma rápida e intuitiva, sem fortes impactos no planejamento do negócio.

Da mesma forma, esse modelo permite que pequenas e médias empresas tenham acesso a soluções inovadoras de ponta, aumentando sua competitividade e permitindo que se equiparem a empresas maiores na qualidade do produto ofertado.

Maximização do ROI

Com a redução dos custos e o aumento da produtividade, é fácil demonstrar o aumento do ROI na implantação do modelo de Everything as a Service. Quanto menor o custo e maior o lucro, melhor será o ROI.

Mobilidade e flexibilidade nas operações

Para se assegurar competitividade e a melhor experiência do cliente, é preciso ser capaz de atender às demandas a partir de qualquer lugar, possibilitando a expansão do negócio a despeito das limitações geográficas.

Quais tipos de serviços podem ser adquiridos em XaaS?

Como o próprio conceito de Everything as a Service deixa claro, não podemos reduzir os tipos de serviço incluídos nesse modelo a um número fechado de opções. Toda atividade pode ser oferecida como serviço, considerando o XaaS.

Ainda assim, listamos alguns dos mais comuns até o momento:

  • SaaS – Software as a Service;
  • PCaaS – PC as a Service;
  • HaaS – Hardware as a Service;
  • PaaS – Platform as a Service;
  • DaaS – Device as a Service;
  • CaaS – Communication as a Service;
  • TaaS – Testing as a Service.

Existe, ainda, o IaaS (Infrastructure as a Service), que além de incluir servidores e outras soluções de infraestrutura virtual, também compreende o outsourcing de hardware e todo tipo de equipamento necessário para compor a infraestrutura de TI da empresa.

É bom lembrar que, para que as pessoas tenham as condições ideais de aproveitar o melhor desempenho das soluções digitais, também é preciso oferecer equipamentos modernos, atualizados e condizentes com a demanda da empresa.

Dessa forma, o XaaS é uma estratégia certeira rumo à transformação digital. A adoção de soluções inovadoras, disruptivas e digitais impulsiona seu negócio para o desenvolvimento e para alcançar os melhores resultados.

Gostou desse conteúdo? Conheça a solução de PC as a Service da Microcity e saiba como podemos ajudar você na transformação digital da sua empresa.

Locação de computadores? Procure o líder nacional em PCaaS

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês