Microcity

Você sabe o que é o CA as a Service?

Você sabe o que é o CA as a Service?

As novidades que surgem diariamente no mundo da Tecnologia da Informação têm o objetivo de tornar a rotina das empresas mais simples. Além disso, seu foco é também melhorar os procedimentos internos, economizando tempo e receita das organizações. Em meio a essa busca por soluções tecnológicas surgiu o CA as a Service.

O serviço, assim como as demais soluções que englobam a nuvem, é uma opção voltada para quem busca maior controle orçamentário, qualidade de entrega com segurança e precisa delegar a responsabilidade com a infraestrutura do seu negócio.

 

A TI e o suporte operacional

O alinhamento de TI com as tecnologias operacionais é uma tendência forte do mercado e deverá funcionar como um suporte para as inovações digitais. Por se tratar de uma mudança que impactará as empresas a nível estratégico, tático e operacional, é essencial que esse alinhamento seja compreendido pelo Head de TI.

Essa tendência explica o porquê de estarmos vendo, cada vez mais, a adoção de tecnologias seguindo esse modelo de serviços. São escolhas mais assertivas por oferecerem facilidade na adoção e na forma de aquisição, além da elasticidade, escalabilidade e o preço acessível que atendem a todos os tipos de negócios. Esse é o caso do CA as a Service.

 

O que é o CA as a Service?

O CA as a Service, ou CAaaS, é um serviço que engloba a infraestrutura física e lógica, a implantação, a manutenção, o suporte e a consultoria relacionada às tecnologias oferecidas na modalidade de serviços. Em uma só solução, o cliente tem acesso a ferramentas que vão modernizar a empresa e reduzir o seu volume de demandas internas. Através de sua adoção, o cliente também traz mais qualidade e segurança para o seu empreendimento.

Pacotes como esses já são uma realidade no mundo corporativo e podem ser encontrados em empresas como a Microcity. A companhia oferece não só o serviço, mas facilita a adesão por contar com a possibilidade do pagamento por uso, contribuindo para um maior controle orçamentário.

“Tiramos todo o peso do investimento e gestão da infraestrutura de TI, curva de aprendizagem, projeto de implantação e suporte da tecnologia das costas do cliente, propiciando a eles o melhor aproveitamento da tecnologia, e mantendo o foco no negócio do cliente.” – Vinicius Novaes, líder de negócios da Business Unit (B.U.) CA da Microcity.

Em resumo, o CAaaS é mais uma forma de permitir que a TI delegue algumas demandas e tenha mais tempo para focar em soluções inteligentes para o seu negócio. E, em adição aos benefícios já mencionados, por meio dessa contratação o cliente garante também:

1) Ambiente seguro e estável – o fornecedor será responsável por providenciar a segurança dos ativos e softwares utilizados pelo cliente;
2) Lease Back – a recompra e atualização de licenças de uso;
3) Facilidade de gestão – o atendimento ao cliente é feito de forma personalizada, pensando em suas necessidades e nos melhores caminhos para alcançá-las;
4) Maior controle – por meio do CA as a Service, o cliente monitora a experiência do usuário, Cloud, banco de dados, entre outros;
5) Contratação facilitada – a contratação é feita de acordo com o uso, não utilizando um pacote fechado que deve ser adquirido pela empresa;
6) Provisionamento rápido – neste modelo permite-se o imediato aproveitamento da tecnologia, não dependendo de longos projetos para sua implantação e adoção.

Por que aderir ao serviço?

Observando mais de perto o CA as a Service, é possível destacar cinco componentes que tornam a solução mais atraente. São eles:

 

Redução de gastos com infraestrutura

Ter uma empresa responsabilizada pela infraestrutura é, de certo, um facilitador para a área de TI. Essa é uma das razões pela qual serviços como o CAaaS e o PCaaS têm ganhado mais destaque no mercado. Esse modelo permite que as empresas mantenham os ativos em perfeito estado e dão um basta aos gastos exorbitantes com as constantes renovações de ativos que fazem parte da rotina de diversas companhias.

 

Fim dos treinamentos

Ao contar com uma equipe altamente capacitada para a execução e o monitoramento dos serviços de CA as a Service, a empresa contratante dá fim à necessidade de treinamento de CA para as equipes. Dessa forma, a gerência pode redirecionar o budget para outros processos ou setores que necessitam do investimento.

 

Monitoramento mais fácil

No monitoramento, é possível identificar gargalos de infraestrutura ou aplicações, inclusive de aplicativos móveis, com visão integrada de várias fontes de informações, que possibilita rápida tomada de decisão, identificação imediata de ponto de ruptura na entrega dos serviços de TI ou negócios, problemas de performance de softwares ou hardwares, além de eventuais falhas de design do aplicativo.

 

Service Desk simplificado

O Service Desk é um outro ponto de destaque no CA as a Service. Com ele, o cliente pode registrar os principais incidentes que envolvem o suporte de TI e, a partir dessa curadoria, criar opções em que os próprios colaboradores possam solucioná-los. A ação poupa esforços repetitivos que consomem a rotina do suporte.

 

Automação de processos

A rotina de uma empresa é feita a partir de diversos processos repetidos dia após dia. Por menores que sejam, cada detalhe representa um passo importante na construção de uma marca. No entanto, é normal que se perca tempo e dinheiro trabalhando na repetição desses procedimentos.

Por isso, uma saída é a automação. Por meio desse serviço, os clientes podem automatizar e aprimorar diversos processos com a definição de ações pré-programadas de rotinas batch, controle de fluxos, integração de operações, coleta e envio de dados, análises críticas, entre outros. Desse modo, ele diminui as demandas internas, permitindo que a equipe destine seu tempo a outras tarefas.

Chegamos ao fim do artigo e, mais uma vez, o serviço de Cloud foi citado. Como previsto, o sistema vem ganhando aderência por contribuir com a diminuição de custos e a modernização dos processos das empresas. Além de eficiente, ele oferece algumas opções na hora da contratação e, por isso, pode se adequar a todos os tipos de negócio.

Um dos destaques, entretanto, é a solução híbrida. Por meio dela, você consegue otimizar ainda mais as funções do modelo e torna a sua utilização ainda mais assertiva para a empresa. Se ficou interessado, venha descobrir como isso funciona e como essa inovação pode poupar parte dos seus gastos!

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.