Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Como implementar o modelo de trabalho híbrido na sua empresa?

Como implementar o modelo de trabalho híbrido na sua empresa?

O trabalho híbrido é o modelo onde os colaboradores alternam a execução das atividades profissionais entre o escritório e outros ambientes, como o home office. Para atuarem em diferentes ambientes com alta performance, os colaboradores precisam de acesso móvel as ferramentas profissionais que utilizam.

 

A adoção do home office durante a pandemia de covid-19 causou um frenesi sobre o trabalho remoto. Mas com o passar dos meses, a ausência no escritório foi sentida por muitas pessoas. O trabalho híbrido, então, vem ganhando destaque, unindo o melhor dos dois mundos.

Os argumentos se alternam entre a qualidade de vida e aumento da produtividade do trabalho em casa, e o reforço da cultura organizacional e maior controle das trocas presenciais. E assim muitas empresas vêm encontrando no “caminho do meio” uma saída interessante.

A adoção do modelo híbrido de trabalho, no entanto, não deve ser feita de qualquer jeito, apenas deixando que os profissionais fiquem em casa alguns dias da semana. O projeto exige planejamento, adequação da infraestrutura de TI e mudança na cultura organizacional.

E para ajudar você a compreender essas diferenças e necessidades, proponho neste artigo uma reflexão sobre como implementar o trabalho híbrido na sua empresa, com dicas e informações preciosas.

O que é o trabalho híbrido?

Quando sua profissão é o que chamamos de “trabalho de escritório”, existem, basicamente, três formas de trabalhar para uma empresa.

Ou você vai ao escritório todos os dias, o que conhecemos como trabalho presencial, ou você trabalha remotamente, exercendo suas funções de um outro lugar, ou vai ao escritório alguns dias da semana e em outros, não.

Essa última opção é o que chamamos de trabalho híbrido, mesclando as duas outras possibilidades. O modelo de contratação segue o de trabalho presencial, mas especifica no contrato as diferenças de rotina e as expectativas e responsabilidades para os momentos de trabalho remoto.

Muitas empresas perceberam que o trabalho remoto não é um “bicho de sete cabeças”, após a experiência com o home office emergencial na pandemia de covid-19. No entanto, seja pelas tradições, seja pelos benefícios do convívio presencial, muitas já estão voltando aos escritórios.

Essa volta, todavia, não será o que era antes. Muita coisa mudou e é preciso se adaptar para crescer e evoluir. E é nesse cenário de transformação que o trabalho híbrido vem ganhando destaque.

Quais as vantagens do trabalho híbrido para a empresa?

O modelo híbrido de trabalho vai de encontro às tendências geradas a partir da transformação digital. É cada vez mais urgente a adoção de uma mentalidade voltada para a mobilidade, o dinamismo e a expansão possibilitados pela digitalização.

Algumas das vantagens do modelo híbrido são:

  • Melhoria na qualidade de vida dos profissionais;
  • Redução de custos;
  • Otimização de tarefas e processos;
  • Maior flexibilidade da jornada de trabalho;
  • Maior atração e retenção de talentos;
  • Redução de atrasos e faltas;
  • Aumento da motivação das equipes, com consequente aumento da produtividade.

Quais os principais desafios do trabalho híbrido?

Junto às vantagens, a adoção do trabalho híbrido também apresenta desafios para a empresa. A começar pela mudança de cultura, que deve ser geral e atingir todos os níveis da empresa.

É preciso tomar cuidado com a tendência de simplificar o processo, acreditando que o home office em tempos de pandemia é a mesma coisa de um trabalho remoto intencionalmente projetado. Não é, e está bem longe de ser.

Entre os desafios encontrados na implementação de um modelo híbrido de trabalho, posso listar:

  • Controle de carga horária;
  • Ruídos e falhas na comunicação;
  • Segurança da informação;
  • Mudança e fortalecimento da cultura organizacional;
  • Acompanhamento de produtividade e avaliação de desempenho;
  • Infraestrutura de TI adequada.

Como implementar um sistema híbrido de trabalho com sucesso?

O primeiro passo para um modelo híbrido de trabalho de sucesso deve ser o convencimento e envolvimento de todas as equipes pertinentes ao processo. Isso inclui o setor de RH, jurídico, marketing interno, TI, e lideranças executivas.

Sim, as lideranças precisam estar convencidas de que o trabalho híbrido é uma boa ideia e, se possível, adotar o modelo, para servirem de exemplo. Isso porque, como diz o ditado popular, a palavra incentiva, mas o exemplo arrasta.

Isso quer dizer que, se as lideranças e os gestores confiam no modelo e adotam o trabalho híbrido, é mais fácil da equipe se sentir segura e motivada a fazer o mesmo.

Para o sistema híbrido ter sucesso é preciso garantir que todas as pessoas, independente de estarem ou não presentes na empresa, recebam as mesmas oportunidades, condições de trabalho e possibilidade de atuação e crescimento.

Adote o pensamento “remote first”

Posso dizer que este é o primeiro passo para consolidar uma cultura organizacional diferenciada, com um modelo híbrido de sucesso. O conceito de remote first visa a garantir que os processos funcionem de forma remota, sempre que necessário. Se acontece de forma remota, acontece também de forma presencial,

Isso significa que reuniões, decisões e todos os processos devem ser projetados para acontecerem remotamente. Se alguns membros da equipe estão presentes na empresa, a reunião deve ser totalmente virtual. Assim, se garante a participação equalizada de todos.

Defina os padrões de softwares a serem usados

É importante que os membros da sua equipe tenham clareza dos canais de comunicação oficiais da empresa, e restrinjam as conversas de trabalho a eles. Essa padronização é importante para evitar que ideias ou informações se percam em uma diversidade grande de aplicativos de conversas, ou que dados sigilosos possam ser violados.

Softwares de gerenciamento de projetos, ERP, CRM, gestão de RH e uma infinidade de outras funções, baseados em nuvem, também são fundamentais para facilitar a mudança de modelo de trabalho para um conceito baseado em mobilidade e flexibilidade, seguindo a tendência de anywhere work.

Invista em uma infraestrutura preparada para o trabalho híbrido

Parece óbvio, mas muitas empresas ainda acham que basta trocar os desktops por notebooks e permitir que a pessoa acesse o sistema da empresa pela internet de casa. Esse pensamento é equivocado e arriscado, pois pode deixar a TI da empresa sobrecarregada e vulnerável a ciberataques.

O ideal é que a arquitetura de TI da empresa seja projetada para suportar o trabalho remoto, com previsão de um aumento no tráfego de dados, gerenciamento de identidades e acessos, além de uma política de segurança da informação robusta e confiável.

A Microcity oferece soluções personalizadas para a necessidade da sua empresa, incluindo equipamentos para home office e manutenção e suporte em todo o Brasil. Assim, é possível contar com uma boa infraestrutura para o trabalho híbrido, seja no escritório, em casa ou em qualquer outro lugar.

Conheça as soluções de Home Office as a Service da Microcity e saiba como podemos ajudar a sua empresa no processo de adaptação para o trabalho híbrido.

Assine nossa
newsletter

    Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Ebook
    do mês

      Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade