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TI na saúde: Como as soluções de tecnologia para a saúde tem revolucionado o setor

TI na saúde: Como as soluções de tecnologia para a saúde tem revolucionado o setor

A TI na saúde é essencial para a evolução dos atendimentos médicos a partir de novas tecnologias que promovem mais assertividade na tomada de decisões. As ferramentas também estão inseridas no gerenciamento dos centros médicos, promovendo mais eficiência e agilidade com redução de custos.

 

Por muito tempo, os grandes investimentos de TI na saúde eram voltados para a medicina diagnóstica e para a pesquisa científica. No entanto, cada dia mais, as soluções de TI para a saúde vêm sendo incorporadas na área assistencial, promovendo uma melhor experiência do paciente.

Atualmente, é possível usar soluções tecnológicas para auxiliar e melhorar todas as etapas do atendimento, desde a marcação de consultas e o acolhimento do paciente ao acompanhamento remoto de tratamentos ou monitoramento de sinais vitais em uma internação.

A grande importância da inserção definitiva de soluções de TI para a saúde, chamada de Health IT, é a melhoria não apenas no atendimento ao paciente, mas a ampliação de recursos disponíveis para uma melhor promoção da saúde.

Com a pandemia de covid-19, por exemplo, a telemedicina e o uso da tecnologia para automatizar processos foram fundamentais no desenvolvimento de protocolos e soluções para atender os infectados sem expor as equipes ao vírus.

Quer entender melhor as possibilidades e os benefícios de se usar a tecnologia na saúde? Acompanhe nosso artigo e conheça os recursos e ferramentas de TI mais atuais para auxiliar na promoção da saúde e bem-estar do seu cliente.

O que é Health IT?

Health IT é o termo utilizado para conceituar os recursos tecnológicos desenvolvidos para melhorar a área de saúde. Assim, essa terminologia abrange desde softwares de gestão e prontuários eletrônicos, ao uso de IoMT e Inteligência Artificial para monitoramento remoto de sinais vitais, por exemplo.

O prontuário eletrônico, por exemplo, é uma das ferramentas de tecnologia que vem sendo adotada massivamente por centros de saúde. Com a reunião de todas as informações de um paciente em um só lugar, é possível acessar com facilidade e rapidez seu histórico completo, assegurando diagnóstico e prescrição de tratamento mais assertivos.

O uso de TI na saúde é vasto e pode ser extremamente valioso para geração de valor para o cliente, proporcionando uma experiência mais agradável e positiva. Isso sem falar nos benefícios para o negócio, como redução de custos e melhoria no desempenho e eficiência dos processos.

Quais os benefícios da TI na saúde?

Toda tecnologia já criada pela humanidade na história tem por objetivo final facilitar e melhorar a vida do ser humano. Assim também acontece com as soluções de TI para a saúde.

Ou seja, os recursos tecnológicos disponíveis otimizam os processos e auxiliam em tomadas de decisões mais assertivas de médicos e outros profissionais de saúde. Enquanto isso, geram mais valor para o paciente e proporcionam uma experiência positiva.

Produtividade e eficiência

Um dos recursos de TI mais básicos para a área de assistência à saúde é a integração de todos os dados compartilhados por uma mesma organização. Primeiramente, por centralizar os dados em um mesmo banco de dados em nuvem, o que significa economia e segurança para a empresa.

Além disso, a integração das informações propicia um atendimento mais fluido, melhorando a experiência do paciente. Desde o agendamento de uma consulta, que pode ser feito online, o acolhimento mais personalizado, até a unificação de informações de diferentes especialidades pelo prontuário eletrônico.

As soluções de TI para a saúde ainda incluem gestão de leitos, planejamento da agenda de médicos e horários de atendimento e o monitoramento remoto de informações dos pacientes. Cada problema solucionado pela tecnologia aumenta a eficiência da equipe e melhora a experiência do paciente.

Assertividade na tomada de decisões

O uso de Big Data, por exemplo, pode ser usado para cruzar e analisar dados provenientes de diferentes fontes, como registros médicos eletrônicos, dispositivos que monitoram as atividades dos pacientes (como smartwatches), armazenamento eletrônico de resultados de exames, etc, fornecendo ao médico uma análise muito mais minuciosa e completa da saúde do paciente.

A Health IT pode ainda ser muito útil para a prescrição de medicamentos, evitando interações medicamentosas ou reações indesejadas devido a condições prévias do paciente, simplesmente por meio do cruzamento dos dados armazenados.

Diagnósticos mais completos

O prontuário eletrônico possibilita a integração de informações de diferentes especialidades e o acesso rápido a todo o histórico do paciente, o que facilita diagnósticos mais integrados, completos e assertivos.

Com todos os dados do paciente unificados em um mesmo lugar, diminuem as chances de erros de diagnóstico, além de facilitar a troca de informações entre diferentes especialistas para análises transdisciplinares da saúde do paciente.

Segurança de dados

O armazenamento de dados em um computador local, ou mesmo em mais de um dispositivo, é temerário e inseguro. Extravios, perdas, erros humanos e invasões podem pôr em risco a integridade de dados sensíveis dos pacientes.

Soluções de TI como a computação confidencial garantem a proteção dos dados e a conformidade com a LGPD.

O compliance em TI impacta na segurança da informação em sua empresa

Comodidade e conforto

Para a experiência do paciente, a TI na saúde é, sem dúvida, um salto de qualidade. Você pode marcar uma consulta diretamente no site ou app do centro de saúde, sem precisar perder minutos preciosos em ligações telefônicas, por exemplo.

Além disso, torna-se desnecessário carregar resultados de exames impressos, ou anotações sobre o monitoramento de parâmetros clínicos, por exemplo. Todas essas informações podem ser enviadas automaticamente para o sistema e integradas ao prontuário eletrônico.

Quais os desafios da tecnologia na saúde?

Um dos principais desafios enfrentados pela gestão de centros de saúde para a implementação da Health IT é a resistência de profissionais “conservadores”. Para essa questão, é importante apresentar as soluções de TI à equipe médica e assistencial como uma ferramenta para facilitar suas funções, não para complicar e aumentar a carga de trabalho.

A tecnologia existe para facilitar e melhorar o atendimento. Assim, inseri-la deve ser de interesse de todos, sendo importante a demonstração de seus benefícios.

Além disso, é importante contar com um parceiro de TI que saiba identificar as necessidades da sua organização e seja capaz de oferecer as melhores soluções. As inovações tecnológicas devem estar disponíveis e acessíveis para que a equipe médica possa fazer a sua parte com segurança e confiança.

Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre infraestrutura de TI e saiba do que a sua organização precisa para contar com as melhores soluções disponíveis de TI para saúde.

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