Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

A importância e as aplicações da TI na construção civil

A importância e as aplicações da TI na construção civil

A TI na construção civil pode ajudar aumentar a eficiência, a produtividade e a qualidade das atividades prestadas pelo setor, seja no canteiro de obras, no escritório ou no atendimento ao público.

 

A construção civil tradicionalmente anda de mãos dadas com a tecnologia. Ferramentas, tratores e todo tipo de máquinas são facilmente vistos nos campos de obra. A inserção da TI na construção civil, no entanto, ainda é uma novidade.

Na era da transformação digital, a construção civil ainda é um setor conservador. No entanto, essa realidade vem mudando à medida que novas soluções de TI são incorporadas como recursos para aumentar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos empreendimentos.

As novas plataformas e recursos digitais adotados pelo setor de construção civil abrem inúmeras possibilidades e, para demonstrar a importância da TI para esse setor, preparamos esse artigo com informações valiosas e as principais aplicações da tecnologia da informação na construção civil.

Como a TI auxilia na construção civil?

A Tecnologia da Informação é definida pelos recursos tecnológicos para processar informações que existem na forma de dados, produzidos, armazenados e transmitidos entre a empresa e seus parceiros e clientes.

Na construção civil, a TI é capaz de fornecer soluções para otimizar a gestão, organizar tarefas, gerenciar recursos, controlar o estoque, melhorar a comunicação, entre outras atividades.

Os recursos digitais são um diferencial no setor da construção civil, contribuindo para inovação, melhoria da gestão de obras e, consequentemente, dos resultados da empresa.

Quais os benefícios da TI na construção civil?

Dentre as diversas atividades associadas à construção civil, incluindo gestão de projetos, comunicação com diferentes partes, troca constante de documentos, interação entre o escritório e o canteiro, entre outras, é possível torná-las mais eficientes e melhor gerenciadas com a ajuda de soluções de TI.

Confira alguns dos benefícios que a TI pode proporcionar para a construção civil:

Eficiência na gestão de projetos

Diversas soluções de TI permitem a organização e gerenciamento dos dados de um projeto. É possível automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, realizar cálculos com precisão, gerenciar processos e etapas, e fazer alterações no decorrer do projeto. Ou seja, todo o gerenciamento do projeto passa a ser realizado de forma padronizada, ágil, eficiente e segura.

Redução do índice de erros

A automatização de processos e cálculos reduz drasticamente a chance de erros humanos ao longo do projeto. Assim, o ganho em precisão e confiança é notável, reduzindo falhas ou retrabalhos e os riscos de acidentes ou inconformidades.

Agilidade na gestão da obra

As soluções de TI para a construção civil permitem um controle mais eficiente de estoques de materiais e das etapas da obra, tornando mais ágeis reposições no estoque, substituições de maquinário com defeito, e facilitando um controle preciso do uso de material.

Os recursos de comunicação também facilitam a interação entre profissionais no canteiro de obras e no escritório, agilizando a resposta no caso de demandas ou problemas.

Maior segurança de dados

A grande quantidade de dados gerados e administrados a cada projeto requer atenção especial para sua proteção, pois inclui informações pessoais de clientes, dados financeiros da empresa, propriedade intelectual, etc.

Os riscos de vazamentos ou perda de dados são reais e podem gerar sérios prejuízos. A adoção de recursos digitais de segurança minimiza esses riscos e assegura a proteção e disponibilidade dos dados da sua empresa.

Quais são as tendências da TI na construção civil?

De ferramentas de gestão amplamente difundidas a tecnologias inovadoras e disruptivas ainda pouco exploradas, as possibilidades de otimização de processos com a TI são vastas. Trouxemos para você algumas das aplicações da tecnologia da informação na construção civil.

Sistemas de gestão

Os chamados ERPs são softwares de gestão integrada, que otimizam e facilitam a gestão de projetos, alcançando um novo patamar de eficiência e qualidade. Com o uso de uma solução de ERP, é possível:

  • Gerir as tarefas diárias da empresa e de cada projeto;
  • Integrar processos, setores e pessoas em uma única plataforma;
  • Realizar gestão e modelagem financeira da obra com precisão;
  • Dimensionar com precisão material e mão de obra e gerenciá-los assertivamente;
  • Acessar remotamente todas as informações necessárias sobre um projeto.

Computação em nuvem

A computação em nuvem tem diversas soluções capazes de reduzir custos e manter informações sempre atualizadas, organizadas e disponíveis, de qualquer lugar, facilitando o cruzamento de dados em tempo real e adicionando eficiência, assertividade, economia e segurança ao serviço.

Internet das coisas

A IoT já conquistou seu espaço na construção civil, e não para de crescer em possibilidades de uso, como por exemplo:

  • Acompanhar o que acontece nas obras em tempo real;
  • Automatizar pedidos de materiais;
  • Controlar protocolos de segurança do trabalho;
  • Gerenciar a manutenção de equipamentos e inventário de materiais.

Realidade virtual, aumentada e mista

As tecnologias de realidade virtual ou aumentada são capazes de mesclar elementos reais e virtuais, proporcionando um novo nível de qualidade de serviços no design de projetos, no planejamento e execução de manutenções, no treinamento de pessoal, e na apresentação e venda, melhorando a experiência do cliente e aumentando sua satisfação.

Robótica

Já existem, no mercado da construção civil, robôs completamente autônomos, que utilizam tecnologias como AI e machine learning, capazes de manipular materiais de construção, trafegar por terrenos variados e irregulares, e aprender e realizar tarefas diversas.

Esse uso da TI na construção civil possibilita a execução de tarefas mais rapidamente e com precisão milimétrica, reduzindo o índice de erros e acidentes.

Como investir em TI para sua empresa de construção civil?

Para investir em TI, a primeira providência a tomar é realizar um planejamento. Assim, é possível determinar demandas, prioridades, orçamento disponível, e as etapas da implementação das novas soluções.

Ao planejar, lembre-se que tecnologias avançadas e inovadoras demandam uma infraestrutura de TI robusta e confiável. É interessante contar com um parceiro de TI que possa ajudar no planejamento, adequando a infraestrutura às necessidades da empresa.

Uma boa parceria também oferece soluções de manutenção, suporte e até mesmo gestão de TI, desafogando sua equipe interna para se dedicar ao core business, segura de ter disponíveis equipamentos de qualidade e alto desempenho.

Dessa forma, as oportunidades proporcionadas pela TI na construção civil serão convertidas em qualidade, segurança, satisfação do cliente e bons resultados de negócio.

Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre infraestrutura de TI e entenda sua importância para garantir inovação, segurança e qualidade nas atividades da sua empresa.

Assine nossa
newsletter

    Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Ebook
    do mês

      Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade