Microcity

Conheça as principais tendências de TI para os próximos anos

Conheça as principais tendências de TI para os próximos anos

Se você está lendo este conteúdo é bem provável que está buscando se atualizar sobre as tendências de TI, não é mesmo? Por isso, neste texto reunimos as principais informações para te manter antenado sobre as tendências de TI para os próximos anos.

Ao longo de 2019, começaram a surgir novas tendências de tecnologia e segurança da informação que estabeleceram um clímax impressionante envolvendo vítimas, as quais tiveram seus dados violados, grandes fraudes e muitas pessoas se sentiram vulneráveis ao crimes digitais. 

De fato, isso não é uma exclusividade de um determinado ano, mas continua acontecendo em proporções maiores. No entanto, o nosso desafio em prever tendências perpassa pela segurança e não só pela otimização e automação de processos.

Os problemas de segurança e privacidade continuam sendo discutidos, obviamente, e em 2020 o setor tem procurado maneiras de expandir progressos importantes, como blockchain e inteligência artificial.

As tendências em tecnologia da informação

No ano passado, os carros sem motorista chegaram às manchetes do setor automotivo, apesar do avanço do desenvolvimento, houve um grande progresso, porém não é só isso.

Outra grande tendência é a “destreza digital”. Ela inclui os interesses e as habilidades dos diretores e funcionários no modo de pensar necessário para criar certos negócios digitais, mas (ao mesmo tempo) a capacidade de trabalhar digitalmente.

Ao integrar serviços como o assistente virtual Alexa da Amazon e o Cortana da Microsoft diretamente no painel e no sistema de som, as melhorias na Internet das Coisas está facilitando e dando ainda mais conforto para os motoristas.

Alcançar a transformação digital pode não ser uma coisa muito simples para muitas pessoas. Ela é a mudança cultural necessária a qualquer empresa no mundo digital. Muitas organizações têm tentado progredir com base na atual transformação dos negócios digitais, precisamente porque ainda subestimam a necessidade de mudança das pessoas.

A importância do Data Learning

Devido à alta competitividade e à demanda do mercado, é muito importante que as empresas obtenham informações e dados precisos sobre o mercado e suas atividades. 

Como resultado, as empresas estão cada vez mais coletando grandes quantidades de dados, o que cria uma demanda crescente por profissionais que saibam operar ferramentas de big data

O data learning, ou a ciência de dados é a grande responsável por trazer os famosos “insights”

Em outras palavras, com a grande quantidade de dados gerados o tempo todo, o que devemos fazer com eles? Considerando os milhões de compras online no mundo inteiro, o que podemos dizer sobre o perfil das pessoas que compram? 

Um bom investimento em TI afeta diretamente o Branding da sua empresa, que está diretamente ligado ao data learning. O branding é um dos fatores primordiais para atrair e fidelizar clientes. Uma empresa que se importa com o que faz e consegue transmitir isso de forma clara para o seu público, tem um salto enorme em direção ao sucesso.

Os insights obtidos com a análise são de suma importância. O insight não passa de ações ou momentos, clicks mentais, ideias que podem ser medidas e analisadas. 

Tendências de TI para os próximos anos segundo Gartner

O Gartner, líder em pesquisas e recomendações globais de tecnologia, enfatizou as principais previsões que cobriram mudanças no foco de organizações e pessoas em TI nos próximos anos. 

A principal previsão do Gartner para 2020 aponta para tendências e eventos que mudarão a natureza dos negócios.

Os critérios usados ​​pela empresa a fim de definir as tendências estratégicas de tecnologia, incluem seu potencial de conversão potencialmente influente e a previsão de crescimento acelerado altamente volátil nos próximos cinco anos.

Múltiplas experiências digitais acontecem o tempo todo 

De acordo com as empresas de consultoria, até 2028, a maneira como os usuários interagem com o mundo digital mudará drasticamente

Grande parte dessa mudança se deve a tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada que promovem uma experiência multissensorial, onde várias marcas já estão se aproveitando dessas novidades.

Segundo a pesquisa feita pelo Gartner, a previsão é que até 2023, a democratização da experiência se desenvolverá principalmente em quatro áreas: dados, análise, desenvolvimento de design e conhecimento

No entanto, alguns críticos dizem que essa democratização dura há algum tempo desde o advento dos microcomputadores domésticos e, com a invenção de aparelhos intuitivos, como smartphones e wearables.

A tecnologia e suas aplicações estão prontas para afetar todos os aspectos do que chamamos de humanidade” disse Daryl Plummer diretor de pesquisa do Gartner.

Tendências de TI para os próximos anos: o aprimoramento Humano

Por meio dessa tendência podemos ver como reflexo o desenvolvimento de pesquisas sobre como a tecnologia integra a experiência humana, fornecendo aos usuários melhorias cognitivas e físicas. 

Por exemplo, a melhoria cognitiva é alcançada adquirindo conhecimento e usando tecnologias como aplicativos e espaços inteligentes que fornecem interfaces com várias experiências.

Ao usar tecnologias como implantes ou dispositivos vestíveis, é possível promover o aprimoramento físico, e essas tecnologias podem monitorar e até ajudar a melhorar o desempenho do usuário em inúmeras atividades cotidianas de trabalho.

Ainda tem dúvidas ou opiniões sobre o assunto? Gostou do que leu? Assine nossa newsletter, ou fale com os nossos consultores e garanta o sucesso de suas estratégias!

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições