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Tecnologia no varejo: As soluções de TI para aumentar a eficiência da sua empresa

Tecnologia no varejo: As soluções de TI para aumentar a eficiência da sua empresa

A tecnologia no varejo permite as empresas inovarem em sua gestão, otimizando sua performance e aumentando sua lucratividade. Esses recursos também possibilitam melhorar a experiência do cliente, facilitando o processo de compras e gerando mais oportunidades de negócios.

 

Quando falamos de tecnologia para o varejo, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é: e-commerce. Mas, na verdade, essa é apenas a pontinha de um grande iceberg de possibilidades e oportunidades.

A pandemia da covid-19 foi o catalisador de uma tendência que já vem sendo observada nos últimos anos. A adoção de soluções de TI nos mais diversos setores da economia cresce exponencialmente. No varejo, esses recursos vão desde softwares de ERP ao uso da Internet das Coisas para melhorar a experiência do consumidor.

Se você está interessado em aumentar a eficiência da sua empresa varejista adotando soluções de tecnologia inovadoras, esse artigo é para você.

Qual a importância de investir em inovação no varejo?

A tecnologia é uma das variantes de maior importância nas mudanças dos hábitos de consumo atuais. Com as vendas voltadas para o consumidor final, o mercado de varejo deve estar sempre em busca de melhorar essa relação, almejando o benefício do cliente com a tecnologia.

O novo perfil de consumidores é de pessoas mais exigentes, digitais e que buscam não apenas adquirir um produto, mas uma experiência, no mínimo, agradável. 

Segundo a pesquisa High Tech Retail, a tecnologia é diferencial para quem compra e 80% dos entrevistados afirmam que passam a considerar mais as lojas que utilizam tecnologia. De acordo com os entrevistados pela pesquisa, os principais benefícios da tecnologia são a comodidade (84%) e a economia de tempo (83%).

Para satisfazer e fidelizar esse perfil, é preciso oferecer ao cliente inovação e conforto. E as soluções de TI criam um ambiente (virtual ou físico) mais amigável e convidativo para o consumidor, que compra mais e melhor.

Do outro lado do balcão, sua equipe de gestão e vendas têm recursos para melhorar a produtividade e o desempenho. Os processos rotineiros podem ser automatizados e os relatórios e análises de dados se tornam mais precisos, criando estratégias para melhorar as estratégias de vendas.

Como a tecnologia no varejo pode transformar os negócios?

As soluções de TI no varejo atacam duas frentes principais: a experiência do cliente e a gestão do negócio. Esses dois aspectos são intimamente ligados e as melhorias em um refletem em benefícios para o outro e vice-versa.

Assim, um software de ERP, por exemplo, proporciona o total controle de tudo o que acontece no seu negócio, concentrando informações sobre controle de estoque, marketing, fornecedores, histórico de preços, fluxo de caixa etc.

Se o ERP está na nuvem, adicionamos segurança e mobilidade. É possível acompanhar o negócio de qualquer lugar com acesso à internet. Com um recurso, os processos ficam mais ágeis e a análise dos dados do negócio é facilitada, já que tudo está integrado em um único lugar.

Para a experiência do cliente, é possível criar facilidades como permitir uma compra on-line com retirada na loja física, por exemplo. Ou usar Big Data e IoT para conhecer melhor o perfil do seu cliente, criando promoções e interações personalizadas, e uma experiência muito mais rica e marcante.

Imagine a experiência de passar pela vitrine de uma loja e receber uma notificação em seu celular sobre a promoção de um produto que você já pesquisou na internet. Ao entrar na loja, o vendedor sabe que você trocou um produto em sua última compra e se adianta dizendo que dessa vez sua escolha não terá erros mas, se precisar, ele está à disposição.

Toda essa personalização do atendimento é possível por meio de soluções de TI no varejo. E o resultado são clientes mais satisfeitos, aumento nas vendas e o crescimento do negócio.

O varejo já tem a melhor solução para a infraestrutura de TI dos pontos de venda

Quais são as tendências para inovar no varejo?

Para que você saiba e acompanhe as principais tendências de tecnologia no varejo, apresentamos aqui alguns recursos e como eles podem ser úteis no seu negócio.

Omnichannel

O prefixo omni- vem do latim e significa todo, inteiro. Na abordagem omnichannel, todos os canais de comunicação da sua empresa convergem em um só. Isso significa ferramentas de atendimento ao cliente, redes sociais, site e todos os canais da empresa integrados e síncronos.

Quando seu negócio se torna omnichannel, a experiência do consumidor é o foco, se tornando mais fluida e interessante. Para o cliente, não há diferença entre lojas físicas ou on-line, ou conversar com um vendedor presencialmente, pelo telefone, ou com um robô no chat do seu site.

Para o seu negócio, significa usar softwares que, além de promover essa convergência, concentrarão dados valiosos sobre os clientes e seu perfil de consumo.

Internet das Coisas

A IoT (Internet of Things) apresenta um mundo de possibilidades para o varejo. A tecnologia beacon, por exemplo, permite uma comunicação direta com o cliente enquanto ele circula dentro da loja, por meio de Bluetooth.

As soluções de TI baseadas na IoT também podem ser usadas para coletar dados sobre o comportamento dos clientes dentro da loja, permitindo a análise de tempo de permanência em determinados setores da loja ou taxas de rejeição, por exemplo.

Big Data

Todos os dados coletados pelas diversas tecnologias disponíveis não têm muita utilidade se não forem organizados e analisados da melhor forma. E uma solução de Big Data existe exatamente para cruzar dados e transformar uma grande quantidade de informações em material para análise, de onde podem ser extraídos insights valiosos para sua tomada de decisões.

Formas de pagamento digitais

Já podemos perceber em nossos próprios hábitos a tendência de andar com cada vez menos dinheiro conosco. Além dos cartões, hoje existem diversas tecnologias que proporcionam pagamentos seguros, rápidos e menos burocráticos.

As soluções são diversas e estão se popularizando rapidamente, como o PIX, pagamento por aproximação do celular ou do relógio smart, QR Code ou apps de carteira digital.

Algumas tecnologias já permitem o chamado check-out sem atrito, com o uso de Inteligência Artificial e RFID, por exemplo. No Amazon Go, por exemplo, os clientes entram na loja, pegam o que desejam comprar e vão embora. A identificação dos itens, do cliente e a cobrança são processos automatizados.

Mais uma vez, assim como a melhoria da experiência do consumidor, essas tecnologias permitem a coleta de dados valiosos para conhecer melhor o seu cliente e ajudar você a traçar as melhores estratégias de vendas.

Investir em soluções de TI é, cada vez mais, fundamental para aumentar a competitividade e melhorar os resultados. E a tecnologia no varejo acompanha as tendências do perfil de consumo, atraindo mais clientes para o seu negócio.

Se interessou pelo tema? Entenda como adotar o outsourcing de TI no varejo pode ajudar você a impulsionar seus resultados com o investimento estratégico em infraestrutura tecnológica para seus pontos de venda.

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