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Qual o impacto da tecnologia no setor de serviços

Qual o impacto da tecnologia no setor de serviços

A tecnologia no setor de serviços tem auxiliado na execução de atividades promovendo maior agilidade e economia nas empresas. As novas ferramentas digitais também permitem antecipar às necessidades dos clientes, melhorando o atendimento e promovendo novas experiências com o negócio.

 

O setor de serviços vem passando por uma revolução nos últimos anos. As mudanças são impelidas pelas transformações nos hábitos de consumo que, por sua vez, são modificados pela inovação tecnológica.

As soluções de tecnologia no setor de serviços estão diretamente ligadas ao seu desenvolvimento. As empresas capazes de se adaptar e, mais do que isso, inovar em sua forma de atender o consumidor por meio da tecnologia ganham em competitividade e em resultados.

Se interessou pelo assunto? Acompanhe esse artigo que preparamos para você e entenda qual é o impacto da tecnologia no setor de serviços e por que você deveria investir em soluções de TI para a sua empresa.

Qual o impacto da TI no setor de serviços?

Para chegar nessa resposta, traçamos uma simples linha de raciocínio que relaciona o setor de serviços com o novo modelo econômico digital emergente. A começar pelas mudanças na forma de consumir da nossa sociedade.

O setor de serviços vem sofrendo uma transformação que inclui o aumento das formas de atuação no ramo. Com a tendência de outsourcing, muitos negócios antes categorizados como comércio se tornaram serviços. Sem falar nas novas demandas criadas pela própria sociedade de consumo.

Grande parte desse crescimento pode ser creditado à evolução tecnológica, que permitiu a otimização da gestão do negócio, aumento da mobilidade, melhoria no atendimento ao cliente em todas as etapas, e ganhos de agilidade, produtividade, segurança e controle.

Essa evolução pode ser percebida nas mais diversas áreas do setor de serviços, seja o seu negócio uma escola de inglês, um escritório de contabilidade ou uma empresa de transporte e logística. A economia 4.0 atinge a todos e quem não se adapta aos novos tempos fica para trás.

Já sabe como as tendências de TI podem impactar sua gestão?

Quais melhorias são promovidas pela tecnologia no setor de serviços?

Existem duas vertentes principais que são beneficiadas pelo uso da tecnologia no setor de serviços, a gestão do negócio e a experiência do cliente. Dentre as diversas vantagens de se investir em TI no setor de serviços, destacamos:

Ganho em mobilidade

A adoção de cloud computing pela empresa, reunindo dados e processos em uma ERP, proporciona a possibilidade de atender às demandas de clientes em diferentes localidades, a qualquer momento.

Um consultor pode, por exemplo, se reunir com seu cliente em um café e acessar os dados da conta pela internet. Esse mesmo profissional pode ainda responder outro cliente logo após sua reunião, sem sair do café, pois tem todos os dados necessários à mão.

A computação em nuvem permite, ainda, a adoção do trabalho remoto, gerando economia para a empresa e mais qualidade de vida para sua equipe.

Produção em ambientes colaborativos

Uma equipe integrada e capaz de trabalhar colaborativamente produz resultados de alta qualidade e precisão. Para isso, é possível usar ferramentas que permitem a visualização e edição de documentos simultaneamente, com acesso controlado e seguro apenas para pessoas autorizadas.

Essas ferramentas mantêm o histórico das alterações realizadas, permitindo a verificação do autor da modificação, comentários e resgates de versões anteriores. A produção colaborativa reduz o tempo necessário para solucionar um problema, torna as rotinas mais eficientes e evita falhas e ruídos no processo.

Ganho em praticidade e agilidade

Com soluções inovadoras de TI, é possível reduzir o tempo e a burocracia gastos na contratação de um serviço.

O uso de autenticações digitais, por exemplo, torna desnecessária a assinatura presencial de um contrato. Basta lembrarmos que, até poucos anos atrás, era preciso ir a uma loja física para contratar um plano de internet, o que é resolvido facilmente pelo telefone hoje.

O envio de cotações, informações e documentos contratuais também pode ser feito por diversas ferramentas, como e-mails, aplicativos de mensagem ou redes sociais.

Também é possível otimizar o atendimento ao cliente. Com a análise dos dados, podemos prever o tipo de demanda por trás de uma ligação, por exemplo, direcionando mais rapidamente o cliente para uma solução e reduzindo o tempo gasto com menus intermináveis.

Segurança no armazenamento de informações

As soluções atuais de armazenamento e backup em nuvem oferecem mais segurança para os dados, com funcionalidades como controle de acesso, criptografia e opções de restauração.

Além de garantir mais segurança nas transações e no armazenamento dos dados, as soluções de TI ajudam a assegurar a conformidade com a LGPD ou demais legislações de proteção de dados aplicáveis ao seu negócio.

O compliance em TI impacta na segurança da informação em sua empresa

Maior retorno no pós-vendas

As soluções de TI para o setor de serviços também podem ajudar a aumentar o retorno com o pós-vendas. Isso pode ser feito automatizando mensagens para estreitar o vínculo com o cliente e medir sua satisfação, por exemplo.

A tecnologia também permite o uso estratégico dos dados para acompanhar seu público-alvo mais de perto, analisando necessidades, hábitos e padrões de comportamento. Essas informações serão valiosas no momento de traçar novas estratégias de marketing e vendas.

Quais as tecnologias mais utilizadas no setor de serviços?

Serviços abarca uma infinidade de áreas de atuação e há soluções de TI capazes de atender a demandas específicas para cada caso. Para além das particularidades, existem tecnologias capazes de beneficiar qualquer negócio, como:

Como investir em soluções de TI no setor de serviços?

O primeiro passo é compreender as necessidades da sua empresa e conhecer as soluções disponíveis. Para isso, um diagnóstico de TI é a ferramenta mais adequada.

Para um diagnóstico completo e bem-feito, é bom contar com o apoio de um parceiro de TI. Um bom fornecedor de TI poderá mapear as necessidades do seu negócio e as soluções mais adequadas e inovadoras disponíveis no mercado.

Além de contar com o apoio de especialistas para decidir as melhores soluções de TI para o setor de serviços, uma parceria de TI pode proporcionar a redução de custos e o apoio na gestão de tecnologia. Assim, você assegura investimentos certeiros para crescer e se destacar no mercado.

Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre transformação digital e saiba como promover as mudanças necessárias para se tornar um negócio digital.

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