Microcity

Tecnologia dos robôs: uma ameaça ou uma aliada? Descubra!

Tecnologia dos robôs: uma ameaça ou uma aliada? Descubra!

Mais que uma tendência mundial, a tecnologia dos robôs já fazem parte do nosso dia a dia. Às vezes, não nos damos conta de como eles facilitam situações simples do cotidiano. Quando você precisa resolver um problema em seu telefone e busca o atendimento online no site da operadora, o chat pode ser feito por um robô, por exemplo.

Outros recursos, como a Siri da Apple, só existem em função da inteligência artificial (AI). Por isso, no post de hoje você vai saber mais sobre como a AI, que além de transformar a nossa rotina, pode revolucionar também os negócios.

Dados que comprovam a tendência

A AI pode reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar o desempenho das diversas áreas da sua empresa e reduzir os riscos. Além de apresentar resultados positivos para tarefas repetitivas, ela é uma importante aliada na tomada de decisões ao gerar informações relevantes para o negócio. É preciso estar atento ao que há de mais novo no mercado para sair na frente dos concorrentes.

Para você ter uma ideia de como a inteligência artificial está na ordem do dia, dados da Vanson Bourne, empresa de pesquisa de mercado, revelam que ela já é uma realidade:  a automação de processos utilizando a tecnologia dos robôs é a demanda de 63% das empresas.

O estudo “Modernização de TI: do crítico à transformação digital” foi realizado com executivos C-Level no Brasil, pela Vanson Bourne. O levantamento foi encomendado pela Avanade, divulgado em maio 2017, e disponibilizado pelo portal Decision Report.

A pesquisa mostra ainda que, além da utilização de robôs, a automação inteligente (61%) e a automação cognitiva (59%) são as tecnologias de maior demanda por parte das companhias. O aumento da produtividade (85%) e a redução de custos (62%) são os dois principais benefícios destacados pelos entrevistados.

Tecnologia dos robôs: mito ou verdade?

Muito se fala sobre AI, mas algumas informações são mitos. É preciso estar atento ao que é verdade ou não quando o assunto é inteligência artificial. Detalhamos abaixo algumas delas para você tirar de vez todas as suas dúvidas:

1) A inteligência artificial vai substituir de vez toda a mão de obra humana (parte 1)

Isso é um mito. Os recursos possibilitados pela AI podem fazer com que diversas funções que hoje são executadas por pessoas, sejam feitas por robôs. Mas é muito importante destacar que eles não são capazes de elaborar estratégias e definir os rumos do negócio.

2)  A inteligência artificial vai substituir de vez toda a mão de obra humana (parte 2)

Por melhor que seja o atendimento feito pela tecnologia dos robôs, ela não é capaz de oferecer a mesma personalização que uma pessoa pode garantir ao cliente. O atendente, por exemplo, pode buscar a fidelização oferecendo um e-mail ou mesmo um telefone para que o cliente faça contato posteriormente. Essa é uma atitude que pode fazer a diferença nos resultados.

3) Diversos setores do negócio podem usar a AI

Verdade. Mesmo sendo amplamente utilizada em áreas com ações repetitivas, a AI pode também ser implementada em setores fundamentais como o rastreamento de segurança, como bancos ou outras instituições que lidam com investimentos financeiros, por exemplo. As vantagens da inteligência artificial passam por vários campos do negócio para garantir resultados positivos.

4) A AI garante maior competitividade

Verdade. Com capacidade para revolucionar processos, a inteligência artificial oferece uma combinação de fatores que vão além da redução de custos. Passam também por oferecer ao cliente o que há de mais inovador no mercado.

Opção vantajosa para o negócio

Mas, afinal de contas, por que a tecnologia dos robôs nas empresas é cada vez mais comum e vantajosa? Os exemplos são muitos. Vão desde o fornecimento de dados relevantes em um curto espaço de tempo até o cumprimento rigoroso de padrões de qualidade em atendimentos aos clientes identificando possíveis falhas também de maneira rápida.

Uma grande vantagem de implantar a AI em setores importantes da sua empresa é poder liberar as equipes para que foquem no core business e garantam retornos positivos ao negócio. Para você saber como as companhias já estão utilizando os robôs no dia a dia, listamos abaixo alguns cases de sucesso dessa tecnologia.

Já é realidade

A Amazon saiu à frente dos concorrentes quando, em 2012, comprou a Kiva Systems, que produz robôs para armazéns. O case é destacado pelo portal Tech Minds porque ajudou a Amazon a manter seus baixos custos e expandir suas capacidades de entrega rápida.

Outro case lembrado pelo portal StartSe é o uso de robôs pela  Zara e Bonobos, que são capazes de localizar, empacotar e enviar produtos com precisão. Eles são capazes ainda de registrarem pedidos e fecharem negócios.

Outro exemplo é a utilização da AI pela IBM por meio da plataforma Watson. Conhecido como o supercomputador da IBM, ele é dedicado a tarefas voltadas para a inteligência artificial. Agora ele auxilia as empresas a criarem também seus próprios assistentes virtuais.

Exemplos não faltam para provar que os robôs vieram para ficar. No post de hoje você ficou por dentro das vantagens e das inúmeras possibilidades de aplicação da AI. Analise seu negócio e opte pelo recurso que poderá fazer a diferença!

Quer saber mais sobre os atendimentos robotizados? Acesse o Microcitando, o blog da Microcity, e entenda como eles podem revolucionar processos em seu negócio.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

O projeto de mobilidade com a Microcity trouxe maior agilidade e confiabilidade na coleta de dados junto aos nossos clientes e no processamento das informações. Hoje, as informações de diagnóstico são entregues ao cliente em tempo real. Reduzimos custos. Era preciso contar com um parceiro que tivesse capacidade de atendimento, suporte e gerenciamento, e a Microcity nos ofereceu tanto hardware quanto serviços agregados
Buscamos aprimorar nosso TCO. Devido à capilaridade da Microcity, não temos mais problemas de mão de obra parada por conta de máquinas quebradas ou com defeito, seja no hardware ou no software, pois a atuação é muito rápida. A Microcity entrega quase imediatamente novos ativos já configurados e preparados para cada setor da companhia. Para empresas como a Midea Carrier que atuam em todo o território nacional um serviço de outsourcing com essa abrangência é fundamental
Ver todos os depoimentos
Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições