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Tecnologia da informação aplicada à logística

Tecnologia da informação aplicada à logística

 TI trouxe para o mundo corporativo uma revolução de ideias, métodos e processos inevitável e impossível de parar ou ignorar. Na verdade, nem queremos pará-la, já que os resultados para os negócios são positivos. Esses efeitos também são observados com a tecnologia da informação aplicada à logística.

Em um cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, é importante que o investimento em TI não seja visto mais como luxo, supérfluo ou algo destinado apenas às grandes companhias. Investir em uma infraestrutura tecnológica deve ser encarado como estratégia de gestão e cultura organizacional.

Ademais, não é preciso aplicar grandes fortunas para que a logística do seu negócio esteja amparada pela tecnologia. De softwares simples de gestão à automação de entregas com veículos autônomos e contêineres inteligentes, as ferramentas de TI para o departamento de logística são adaptáveis a qualquer budget e tamanho de negócio.

Qual a importância da tecnologia da informação para a logística?

A logística é uma área de linearidade e progressão de processos. O atraso ou falhas em uma etapa refletem em atraso nas entregas finais. Assim, o uso da TI na logística pode, além de otimizar processos, aumentar a confiabilidade do produto ou serviço ofertado, reduzir falhas e riscos e, em última instância, melhorar os resultados de negócio.

O uso de softwares de gestão de processos ou de controle de suprimentos e transporte, além de simplificar os processos, reduzindo o tempo gasto em tarefas de controle, aumentam a produtividade da equipe, que terá mais tempo para dedicar às soluções específicas da área.

Além da otimização das operações logísticas, a adoção de tecnologia aumenta a segurança em todas as etapas. O uso de softwares de gestão, por exemplo, evita que processos sejam atropelados ou feitos de forma inadequada, comprometendo os resultados. Para mais, ferramentas de monitoramento de cargas reduzem o risco de desvio, roubo ou atraso no transporte de suprimentos e produtos.

A última milha, como é conhecida a etapa de saída de um produto até o seu destino final, seja B2B ou B2C, é sempre um momento de atenção nas operações logísticas. O uso de TI e a automação dessa etapa aumentam o grau de controle e reduzem os riscos do processo.

Como a tecnologia impacta nas operações logísticas?

Já não faz mais sentido que o seu time de logística gaste tempo entre pranchetas e formulários de papel ou controles manuais que, com softwares dos mais simples aos mais completos, poderiam ser acompanhados digitalmente. A tecnologia pode impactar operações de diversas naturezas, seja produzir, transmitir, armazenar, acrescentar ou interpretar os dados, integrando e imprimindo fluidez nos processos.

Além da praticidade para a pessoa responsável pelo controle, o acompanhamento fica mais dinâmico e instantâneo. Uma ferramenta de gestão de suprimentos em nuvem, por exemplo, pode ser acessada, editada e acompanhada por todas as pessoas envolvidas no processo, inclusive gerência e diretoria.

Com acesso direto, que pode ser pelo computador, por um tablet, celular ou mesmo por um smart watch. O cumprimento das etapas na gestão da logística é simplificado e acontece em tempo real.

Isso significa total controle dos processos, maior agilidade e produtividade, com consequente melhora nos resultados do negócio. Burocracias desnecessárias são deixadas no passado e mais recursos, financeiros e humanos, ficam disponível para o core business.

Como a TI pode ajudar as empresas?

Grandes avanços têm sido feitos na evolução de tecnologias voltadas para a logística. É possível contar com ferramentas de controle de alta precisão de cargas, por exemplo. Códigos de barra e etiquetas com RFID (radiofrequência) permitem a identificação de localização, registro de entrada, saída e armazenamento de produtos.

Cloud computing é um recurso essencial na logística, por permitir o controle dos processos de qualquer lugar. Assim, o transporte de uma mercadoria pode ser monitorado da saída ao destino, por todos os envolvidos, em tempo real.

Para a atividade específica de transporte, o uso de drones e veículos automatizados já é uma realidade e promove entregas mais seguras por trajetos mais eficientes.

Além disso, sistemas como CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Dada Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e TMS (Transportation Management System) já são amplamente adotados na logística, otimizando processos e melhorando resultados.

Eles abarcam sistemas de gestão mais generalistas de gestão, como o CRM, o EDI e o ERP, e também de processos específicos da logística, como o WMS e o TMS. Os últimos permitem o gerenciamento de transporte e armazenagem e dispõem de funcionalidades completas para o controle de operações logísticas.

Para que esses softwares sejam aproveitados ao máximo em suas potencialidades, outra tendência é a adoção do outsourcing de TI. Com essa opção, a infraestrutura de TI necessária para o seu negócio é fornecida sem a necessidade de investir na compra de novos equipamentos.

Um fornecedor de infraestrutura de TI especializado vai garantir computadores, servidores, ativos de comunicação e rede, entre outros recursos, com qualidade e atualização. A manutenção também fica a cargo do provedor, assegurando a continuidade das atividades do seu negócio.

Assim, o custo com infraestrutura de TI é reduzido e diluído a longo prazo e os recursos disponíveis continuam sendo os mais adequados e atualizados para o seu negócio. Ter uma empresa especializada em TI cuidando da sua infraestrutura permite foco em seu core business, evoluindo seu serviço e o atendimento do seu cliente.

Adotar a tecnologia da informação aplicada à logística, portanto, está longe de ser um passo imprescindível no seu negócio. A TI é essencial para aumentar o seu poder de competitividade e destaque no mercado. A tecnologia deve ser assumida como estratégia e cultura organizacional para que seus benefícios sejam apreciados ao máximo.

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