Microcity

Sustentabilidade e tecnologia: como alcançar melhorias para a sua gestão?

Sustentabilidade e tecnologia: como alcançar melhorias para a sua gestão?

A sustentabilidade está sempre em pauta, uma vez que ela é de extrema importância para a preservação do mundo como um todo, e não só para o meio ambiente. A sustentabilidade e tecnologia juntas podem gerar resultados impressionantes para as pessoas e os negócios.

O avanço constante da tecnologia gera muitos resultados bons, mas também alguns pontos de atenção, principalmente quando falamos em indústria e grandes cidades. 

Em contrapartida, não há dúvidas de que a tecnologia pode nos ajudar a solucionar problemas futuros em relação ao meio ambiente. Continue a leitura para entender como a sustentabilidade e tecnologia se relacionam, além de aprender como tudo isso pode impactar na gestão do seu negócio.

O que é a tecnologia sustentável?

Visando poluir minimamente o meio ambiente, a tecnologia sustentável tem como desafio nos direcionar à novas formas de pensar, agir e ter responsabilidade com o ambiente no qual vivemos.

A sustentabilidade se baseia no consumo consciente dos recursos ambientais, para que eles não esgotem e as gerações futuras também possam utilizá-los. Ou seja, precisamos encontrar um equilíbrio para viver de forma harmônica com todos recursos naturais e ambientes que temos disponíveis. Sendo assim, a tecnologia sustentável é todo e qualquer tipo de tecnologia que consegue promover a sustentabilidade.

Como a tecnologia pode ajudar a sustentabilidade?

Várias empresas adotam a política de responsabilidade socioambiental, como, por exemplo: 

  • Tratamento de resíduos; 
  • Reciclagem e coleta seletiva;
  • Modernização da infraestrutura de TI;
  • Economia de água e energia;
  • Dentre outros.

As ações citadas acima, além de contribuir para o meio ambiente, contribuem também para a redução de custos das empresas. A substituição de equipamentos, como computadores e notebooks, garante que eles tenham mais tecnologia e impactem na redução do gasto com energia. Já a economia de água e materiais descartáveis nos escritórios está relacionada a mudança de hábito das pessoas.

Pequenas atitudes como a manutenção preventiva dos sistemas hidráulicos, elétricos e de ar condicionado, podem ser considerados sustentáveis. Isto porque mantém os aparelhos regulados, aumenta a vida dos aparelhos e acarreta na redução de gastos!

TI Verde: a sustentabilidade na área de tecnologia

A tecnologia sempre teve um papel ambíguo quando relacionada a sustentabilidade, o grande consumo de energia, a produção de equipamentos, e o descarte inadequado de dispositivos obsoletos trazem impactos negativos ao meio ambiente. 

TI Verde é uma tendência da tecnologia da informação que tem como missão preocupar-se mais com as questões ambientais. Em busca de reverter os impactos e minimizar a degradação do meio ambiente, o setor de tecnologia definiu algumas práticas que são nomeadas TI Verde.

No dia a dia, o TI Verde pode contribuir para que os processos sejam mais ágeis e funcionais, e em decorrência disso, será possível otimizar a gestão. Por não ter o conhecimento necessário, pequenas e médias empresas acabam não adotando essas práticas. Por isso, é sempre importante ter um especialista em tecnologia da informação para que estabeleça a relação entre sustentabilidade e tecnologia, de forma assertiva para que a sua empresa adapte as melhores práticas dentro da sua realidade.

Microcity entrega certificado de TI verde para clientes

São inúmeras as vantagens da implantação do TI Verde em uma empresa. Destacamos 4 dentre elas:

  1. Redução de custos em função da otimização e automatização;
  2. Redução de custos com equipamentos de tecnologia;
  3. Melhoria nos processos internos da empresa;
  4. Descarte correto de equipamentos obsoletos.

Aderir a TI Verde trará muitos benefícios para a sua marca. Tanto o mercado, quando os colaboradores enxergam com bons olhos as empresas que se preocupam com questões ambientais. 

Mais do que se preocupar com essa prestação de contas para a sociedade, é reconhecer que a tecnologia da informação pode ser um aspecto fundamental para sua estratégia de negócio e posicionamento no mercado.

Sustentabilidade e tecnologia: exemplos para você se inspirar

Existem inúmeras ações, ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas quando pensamos na integração entre sustentabilidade e tecnologia. O que você precisa sempre se atentar é qual o momento da sua empresa e qual impacto isso pode gerar ao negócio.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos que podem te orientar a implementar ou desenvolver a sustentabilidade na sua organização.

Utilização de materiais reciclados

Os recicláveis promovem economia dupla por serem mais baratos e geram incentivos tributários às indústrias que os utilizam.  Assim, você pode reduzir o uso do papel orientando a equipe a evitar impressões desnecessárias, ou utilizar papel reciclado. Outra possibilidade é usar ferramentas ou aplicativos que podem contribuir para a troca de informações entre os colaboradores.

Descarte do lixo eletrônico

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o descarte de lixo eletrônico. O descarte incorreto desses materiais é prejudicial não só ao meio ambiente, mas também a saúde pública. 

Assim como os recicláveis, o lixo eletrônico tem grande potencial de transformação e se manejado corretamente podem até mesmo ganhar nova funcionalidade. De toda forma, várias empresas geradoras desse lixo tomam para si a responsabilidade de recolhê-lo e fazer o descarte correto, também é possível descartar os seus eletrônicos através da PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próxima de você.

Se você ainda não sabe como fazer o descarte correto na sua localização, é fundamental solicitar ajuda do seu parceiro de TI para que ajude a definir não só os melhores equipamentos para sua empresa, como também qual a melhor forma de descartar os antigos.

Tecnologia energética solar

A energia solar é uma das mais interessantes já que provém de um recurso inesgotável. Já existem grandes usinas solares no mundo, mas com a redução do custo dos painéis solares e quando os sistemas de produção de energia doméstica se tornarem mais acessíveis, será possível reduzir muito o consumo de energia originada de combustíveis fósseis.

Economia de Energia

Se sua empresa existe há muitos anos, então provavelmente você tenha uma estrutura adquirida e é importante sempre rever a funcionalidade de todo o patrimônio. Com a tecnologia, hoje temos máquinas mais inteligentes, tanto para indústria quanto para escritório que podem contribuir positivamente para a economia de energia. 

Responsabilidade social: como ser uma empresa sustentável na era digital

Infraestrutura de TI

A sua infraestrutura de TI precisa evoluir junto com seu negócio, a medida em que a sua empresa também muda. Uma transformação comum nas organizações é a mudança dos arquivos físicos para os arquivos em nuvem.

Essas mudanças exigem que você faça mudanças pontuais na sua gestão de TI, que estão diretamente relacionadas ao seu negócio. No entanto, essas transformações podem ser complexas e, por esta razão, você precisa do suporte de um parceiro estratégico de TI para te auxiliar nesse processo.

Mais do que ter muitos equipamentos e não ter processos claros, é preciso ter equipamentos que auxiliem sua equipe para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível. Isto é, para as pessoas conseguirem ser produtivas e proporem melhorias para otimizar a gestão, elas devem ter ferramentas que contribuem para tal.

É hora de pensar a gestão pela sustentabilidade e tecnologia

A importância da tecnologia é indiscutível. A evolução dos processos e inovações na gestão empresarial perpassam pelas facilidades que a tecnologia proporciona. Nos últimos anos a tecnologia da informação tem se destacado cada vez mais como estratégia.

Ao longo deste conteúdo você aprendeu várias ações que integram sustentabilidade e tecnologia para sua empresa melhorar os processos, além de se tornar mais responsável com o meio ambiente. 

As mudanças de cultura que envolve o comportamento das pessoas naturalmente serão mais cirúrgicas e podem gerar retornos a longo prazo. As mudanças na infraestrutura de TI serão as responsáveis por agilizar os processos de gestão alinhado com a promoção de uma empresa responsável socialmente. 

Nesse sentido, a gestão de TI pode ser fundamental para definir os meios tecnológicos que sua organização utilizará. Por isso, opte por escolher tecnologias sustentáveis a fim de ajudar a prevenção do meio ambiente.

Se você está em busca de um parceiro estratégico de TI para implementar um modelo de gestão sustentável, então clique aqui e conheça o Modelo de Gestão Sustentável da Microcity.

Aproveite também para saber como o PC as a Service pode ajudar sua empresa a inovar. Baixe agora mesmo nosso ebook para entender como o outsourcing de TI pode ajudar a sua empresa.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições