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Sua empresa está preparada para usar a inteligência artificial?

Sua empresa está preparada para usar a inteligência artificial?

Se há alguns anos a ideia de um robô que pensa, interage e realiza tarefas era assunto de filme de ficção científica, a realidade atual é completamente diferente. A inteligência artificial (IA) saiu das telonas e passou a ser assunto recorrente em laboratórios, universidades e empresas interessadas em inovar e melhorar seus processos.

O fato é tão relevante que a IA é considerada um dos pilares da 4ª Revolução Industrial, processo marcado pelo uso intensivo da tecnologia, mudanças constantes e a necessidade de que profissionais desenvolvam outras habilidades.

Mas como aderir à tendência e adotar a inteligência artificial de forma efetiva? Quais são as vantagens dessa escolha? Continue com a gente e saiba mais!

O que é a inteligência artificial?

Uma máquina ou equipamento capaz de imitar a capacidade humana para resolver problemas, aprender, interagir com pessoas ou com outras máquinas, executar processos e antecipar necessidades. É basicamente essa a capacidade da inteligência artificial.

Para possibilitar raciocínio, aprendizado, percepção e planejamento, as máquinas se apropriam de códigos e algoritmos para analisar um amplo banco de dados. Essa análise pode estabelecer relações, identificar comportamentos, confrontar realidades através do puro processamento de um volume grande de informações. Com esses resultados, um equipamento pode passar a ter uma “ação inteligente”.

Quantos mais dados disponíveis, maior será a possibilidade do equipamento ser mais eficiente. Foi por meio dessa lógica, por exemplo, que um robô japonês conseguiu ficar entre os 20% dos alunos melhor colocados no vestibular da Universidade de Tóquio, um dos mais disputados e difíceis do mundo, sem saber nada.

4 formas de adotar a inteligência artificial em empresas e suas vantagens

Se um robô consegue até passar no vestibular, você já pode imaginar a infinidade de possibilidades do uso da inteligência artificial em empresas. Ela pode ir desde a execução de tarefas cotidianas até a interação com seres humanos em sites e lojas. Veja a seguir algumas das possibilidades e suas vantagens:

1- Execução de processos

Seja na linha de produção de uma fábrica de automóveis ou na área administrativa de uma empresa de mineração, a inteligência artificial pode ser usada para realizar uma série de tarefas, principalmente aquelas que são repetitivas.

Vantagens: mais agilidade e produtividade, menos erros e paradas não programadas e redução de custos.

2- Busca por oportunidades de negócio

A capacidade de analisar uma grande quantidade de dados em curtos períodos de tempos e indicar possíveis caminhos para um negócio é outra possibilidade da inteligência artificial. Uma máquina focada em buscar novos clientes pode, por exemplo, encontrar oportunidades em outros mercados, seja através da expansão territorial ou da identificação de outras possibilidades em setores já estabelecidos. Para proporcionar essa análise, utiliza-se o big data, ou seja, o armazenamento e a interpretação de um grande volume de dados, de naturezas distintas – podendo ser documentos, vídeos, dados geográficos, etc.

Clique aqui e saiba como o big data pode ser capaz de fornecer insights estratégicos para seu negócio.

Vantagens: maior chance de antecipar tendências e aumentar vendas.

3- Contratação e retenção de talentos

Imagine que você possui uma vaga aberta e recebeu uma série de currículos, mas ainda não encontrou a pessoa ideal. A inteligência artificial também pode ajudar nessa busca, ao relacionar as características mais importantes das vagas e as competências de todos os candidatos. Máquinas especializadas podem ser capazes de encontrar até mesmo quem nem se candidatou.

Vantagens: mais agilidade no recrutamento e retenção de talentos.

4- Atendimento a clientes

Bate-papo virtual para resolver problema de clientes e assistentes virtuais que ajudam o usuário no seu dia a dia são apenas duas das opções que a inteligência artificial proporciona quando o assunto é o consumidor final. Para tornar essa interação mais assertiva e natural, as máquinas “aprendem” a cada atendimento, conseguindo estabelecer padrões de conversa e definindo as respostas mais adequadas para cada situação. É assim que funcionam os chatbots, por exemplo, que podem agilizar e melhorar processos internos.

Vantagens: agilidade na solução de problemas, redução de custos e satisfação do cliente.

Como implementar a IA na sua empresa?

A adoção da inteligência artificial precisa estar orientada aos objetivos de negócio de uma empresa para ser realmente efetiva. É por isso que, antes de qualquer atitude ou decisão, é necessário que o CEO, juntamente com profissionais de diversas áreas, defina quais são as dores do negócio, os objetivos a médio e longo prazo, além dos desafios do mercado.

A partir dessas respostas, será possível entender quais são os pontos mais estratégicos e analisar como a inteligência artificial pode contribuir. Uma empresa que busca reduzir custos exponencialmente pode, por exemplo, buscar soluções que otimizem processos e façam mais com menos. Já quem deseja aumentar a cartela de clientes pode pensar em estratégias para melhorar a experiência do consumidor e a relevância do seu produto.

É necessário, no entanto, que a empresa procure sempre testar sua solução em projetos pilotos e preparar a equipe para a mudança. Outro ponto vital para essa estratégia é garantir que o negócio possua a devida infraestrutura de tecnologia para permitir o armazenamento e a segurança de dados.

Viu como a inteligência artificial pode ser uma aliada na busca por mais produtividade, inovação e eficiência? Mas antes de pensar em alternativas, é preciso saber também as vantagens de adotar soluções que também considerem o machine learning. Para saber quais são as diferenças entre essas duas tecnologias, clique aqui e continue a leitura!

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