Microcity

Segurança em nuvem: 4 motivos para apostar em cloud computing

Segurança em nuvem: 4 motivos para apostar em cloud computing

A Era Digital exige que as empresas alinhem os seus negócios ao uso de tecnologias emergentes. A implantação de inovações, como cloud computing, pode representar mais proteção, economia e um marco para a gestão estratégica de uma companhia, ainda que a segurança em nuvem traga algumas preocupações na hora de automatizar processos.

Cloud computing é uma solução amplamente difundida: funciona a partir de servidores compartilhados, nos quais os usuários podem acessá-los de computadores, smartphones, tablets ou qualquer dispositivo conectado à Internet. Apesar da praticidade, otimização de tempo e redução de gastos, a solução ainda é o principal motivo de preocupação dos gestores de TI.

Segundo estimativas, mais de 70% destes profissionais não confiam nas técnicas tradicionais de proteção dos dados na nuvem. Em contrapartida, diversas pesquisas revelam que a nuvem chegou para ficar: o Gartner prevê que, dentro de poucos anos, 71% dos servidores estará virtualizado.

Se você ainda está em dúvida sobre a segurança em nuvem, listamos quatro motivos que vão te convencer a apostar nesta solução:

1 – Escalabilidade e infraestrutura

A infraestrutura de cloud computing é um grande motivo para confiar na segurança em nuvem. A escalabilidade é uma das maiores vantagens da solução, já que ela pode ser contratada de acordo com as demandas de uma empresa, permitindo aumentar ou diminuir a capacidade de processamento quando houver necessidade.

A nuvem acompanha o crescimento da empresa e de suas demandas, fornecendo suporte para que ela dê conta das necessidades em todas as fases do negócio. Assim, o risco de enfrentar gargalos de desempenho devido ao aumento de volume de dados e de tráfego em sua rede é muito menor. A cloud computing oferece segurança, estabilidade e praticidade para o dia a dia da equipe de TI.

2 – Know-how e apoio técnico

Com a cloud computing, a incidência de falhas diminui e o controle é implementado de forma muito mais ajustável com o suporte de monitoramento constante e especializado do sistema. Com isso, a gestão ganha uma ferramenta estratégica e a TI adquire mais autonomia.

Ou seja, com a nuvem a empresa deixa de se preocupar com espaço, preparo de equipes de monitoramento e outros gastos, conseguindo utilizar o tempo otimizado no que é mais importante para o desenvolvimento do seu negócio.

3 – Dados sempre protegidos

Pensar que os dados ficam mais vulneráveis na nuvem só porque não estão guardados em um local físico dentro da empresa é um erro. Se a empresa contratar um serviço de cloud computing pública ou um fornecedor seguro e manter um compromisso de boas práticas e normas de segurança, a proteção será completa.

O controle de senhas, acesso e protocolos de proteção deve ser rigoroso e pode contar com serviço de criptografia, que garante um alto nível de segurança e evita, com mais eficiência, o vazamento de informações. Com os dados criptografados, as informações podem ser vistas apenas por quem tem acesso privilegiado.

4 – Chance para conquistar o mercado

Todos os benefícios da segurança em nuvem podem ser resumidos em uma expressão significativa: vantagem competitiva. Ao adotar cloud computing, uma empresa, além de economizar e ter a tranquilidade de trabalhar com um sistema altamente gerenciável, otimiza custos, atividades e até administração de crises.

A nuvem é uma solução que vem sendo adotada por grandes corporações. Estrategicamente, esta é uma grande vantagem competitiva já que, como dissemos anteriormente, cloud computing permite que a equipe de TI foque a sua atenção a pontos específicos para fazer a organização crescer.

Além disso, orquestrar dados com segurança e mostrar que a empresa atua com uma infraestrutura confiável também são fatores decisivos na conquista de novos clientes e parceiros. Com a nuvem, as informações de uma empresa ficam seguras e, ao mesmo tempo, ao alcance de alguns cliques.

E aí, se convenceu sobre as vantagens da cloud computing? Conte para nós nos comentários sobre as suas novas perspectivas em relação a segurança em nuvem.

Depois de comentar, curta a nossa página do Facebook e LinkedIn para acompanhar as novidades do mercado de TI.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.