Microcity

SD-WAN: entenda porque essa tecnologia é essencial para sua empresa

SD-WAN: entenda porque essa tecnologia é essencial para sua empresa

Seja com os clientes, filiais, entre a própria equipe ou com os fornecedores, as empresas precisam estar conectadas. Por isso, elas buscam por uma infraestrutura ágil e segura, que una todos os benefícios e dê base para suportar a hiperconectividade.

Este termo abrange e-mails, conexão de dispositivos móveis, conferências on-line, dados estruturados e não estruturados, entre outras necessidades fundamentais para o funcionamento diário de uma empresa.

Essas demandas exigem um serviço de rede flexível, ágil, barato e configurável. Nesse momento surge a SD-WAN, uma solução que vai revolucionar o modo como a estrutura de redes da sua corporação funciona.

O que é SD-WAN?

Atualmente, as empresas podem utilizar os serviços de WAN (Wide Area Network): uma rede capaz de interconectar ambientes geograficamente distribuídos, como cidades, estados e países.

Os serviços de WAN’s tradicionais disponíveis hoje no mercado são: link dedicado, MPLS, ADSL e 3G/4G. Mas, cada uma delas possui uma limitação que a torna obsoleta na medida em que a transformação digital ganha força, pois ela exige características específicas na arquitetura WAN para atender a era da hiperconectividade.

Até então, os serviços de comunicação atuais não são capazes de suprir estas demandas, que incluem alta disponibilidade, visibilidade de aplicações, performance em função da aplicabilidade, segurança, flexibilidade e menor custo.

O SD-WAN, ou Software-Defined Wide Area Network, vem como uma alternativa revolucionária para esse problema de conectividade e gerenciamento de redes. Por meio de uma arquitetura computacional estruturada por hardware e software, ele consegue virtualizar todas as conexões WAN e oferecer diferentes serviços, de acordo com as necessidades da empresa.

No documento intitulado The new era for enterprise WAN, de maio de 2017, Gideon Gartner define as novas exigências para atender os requisitos dos negócios digitais e também à 4ª revolução industrial.

Neste documento, Gartner explica que “as tecnologias e serviços tradicionais de comunicação de dados, sozinhos, não conseguem atender as necessidades de negócios exigidos pela hiperconectividade e transformação digital e que o IoT, em poucos anos, colocará mais de 50 bilhões de dispositivos conectados, exigindo uma nova configuração e novos requisitos para este novo mundo hiperconectado”.

Assim, a transformação digital precisa de uma nova arquitetura WAN para atender a era da hiperconectividade e esta tecnologia deve ser flexível, ágil, barata e facilmente configurada.

Sabemos que é praticamente impossível falar sobre estrutura de TI eficaz sem mencionar a virtualização dos servidores. Essas tecnologias revolucionaram os data centers e trouxeram para as empresas ambientes abertos e flexíveis baseados em software. E é exatamente isso que o SD-WAN pode fazer pela conectividade da sua empresa.

Através dessa virtualização, diferentes tipos de links com características e serviços diversificados se transformarão em uma única conexão estável preparada para se adaptar às necessidades do seu negócio.

Principais benefícios dessa solução

O SD-WAN possui diversos benefícios e é considerado um ótimo Retorno Sobre Investimento (ROI), quando comparado às soluções WAN tradicionais citadas anteriormente. Saiba o que ele pode fazer pela sua empresa:

Flexibilidade: o SD-WAN possui uma flexibilidade incomparável aos outros serviços, já que pode ser configurado por vários links ao mesmo tempo e possui diversas tecnologias para serem aplicadas em diferentes situações e necessidades.

Através dele, a área de abrangência se torna maior, já que, se por algum acaso o link dedicado e MPLS não estiverem disponíveis em alguma cidade onde está localizada uma de suas lojas, provavelmente os links ADSL e 3G/4G estão, além de serem mais baratos.

Visibilidade das aplicações: outra vantagem é que, através das possibilidades de configurações fornecidas pela tecnologia, ela oferece menores perdas de pacote e atrasos. Assim, as aplicações de redes funcionam de uma forma mais eficiente.

Segurança: uma das principais preocupações é com a segurança e integridade das informações da empresa. Por isso, o SD-WAN oferece uma estrutura de VPN criptografada com 256 bits, tornando a conexão segura e sigilosa.

Controle: por ser gerenciada a partir de um único Data Center, a tecnologia opera de forma mais assertiva, pois as funções da rede são conduzidas de forma centralizada. Esse tipo de técnica garante boa performance e qualidade das conexões, seja qual for o link aplicado.

Desempenho: através dos itens mencionados nesta lista, a tendência é que o desempenho da rede melhore e contribua para a melhor execução das aplicações. Assim, haverá otimização no processo de trabalho, redução de problemas técnicos e melhor comunicação entre empresa e cliente.

Redes Full-Mesh: a rede Mesh ou rede malha total é uma rede que permite que a conectividade seja feita em todos os pontos do ambiente. Ou seja, através de configurações predefinidas, os pontos de conexão conseguem comunicar entre si.

Inteligência no controle de tráfego: após ser configurado, o SD-WAN se torna auto gerenciável. Assim, ele é capaz de monitorar a saúde e a qualidade da WAN e, a partir dos resultados, tomar decisões sobre o fluxo de tráfego das aplicações.

Sua própria WAN: crie a sua própria WAN com controle absoluto dos parâmetros de comunicação que o seu negócio mais precisa.

Como implementar a tecnologia na sua empresa com segurança

Independentemente do tamanho do seu negócio, o SD-WAN sempre trará benefícios reais, mas alguns itens podem ajudá-lo a tomar decisões, como:

Saiba qual é o objetivo da sua empresa: primeiramente pense no que a sua empresa precisa melhorar em questão de estrutura de rede. Questione as deficiências junto à sua gestão de TI e o que pode ser feito para melhorar.

Aproveite a estrutura que você já tem: você não precisa criar uma rede totalmente nova. Muitas vezes, a partir da estrutura já existente, você será capaz de implementar o SD-WAN de forma mais barata e prática. Converse com os responsáveis pela instalação da rede para saber como isso será possível.

Faça testes antes da contratação: se você for contratar uma empresa especializada no assunto, peça um teste para ter certeza da funcionalidade, antes de fazer o investimento. Talvez não seja esse o sistema que você realmente necessita e uma simulação pode ajudar a descobrir.

Tenha como prioridade a segurança: a segurança precisa estar no topo da lista de prioridades de qualquer empresa na hora de escolher uma estrutura de rede, já que lá estarão as suas informações mais confidenciais e que precisam ser protegidas contra vírus e hackers. Observe os serviços de criptografia e firewall disponibilizados juntos ao SD-WAN.

 Forneça treinamento para os usuários: as equipes precisam estar alinhadas com as novidades tecnológicas adotadas dentro da empresa. Assim, o ideal é que seja feito um treinamento para orientar e explicar o funcionamento da nova rede.

O SD-WAN traz inúmeros benefícios para as empresas e os profissionais de TI já começaram a se render a essa tecnologia. Se bem realizada, através dela, será possível manter um alto padrão de segurança, qualidade e latência. Procure uma parceira de serviços para implementar e gerenciar todo o ambiente de WAN do seu negócio.

Gostaria de saber mais sobre SD-WAN?

Fale com a Microcity, nós podemos ajudar: contato@microcity.com.br

Se você gostou desse conteúdo e não quer ficar por fora de nenhuma novidade tecnológica, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber os conteúdos em primeira mão.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.