Microcity

Saiba quais são os benefícios fiscais do outsourcing de TI

Saiba quais são os benefícios fiscais do outsourcing de TI

 

A rapidez com a qual a mudança tecnológica se consolida tem exigido agilidade, eficácia e inovação das empresas. Cada vez mais, empresários lideram a revolução digital, tendo em vista objetivos variados – que podem ser redução de custos, revisão de processos ou criação de novos produtos.

Nesse contexto, o outsourcing de TI surge como uma alternativa estratégica para promover a transformação digital de um negócio de forma mais rápida, segura e de acordo com as melhores práticas do mercado. Além de todas essas vantagens, a opção pode proporcionar ganhos fiscais a uma empresa. Quer saber como? Veja, a seguir!

Por que é importante investir em tecnologia?

Como uma empresa pode fazer mais com menos, maximizar lucros, inovar e alcançar uma posição de relevância no mercado? Os caminhos podem ser variados, mas um aspecto não pode ficar de fora: para ter sucesso, é necessário investir na transformação digital. Vários executivos avaliam que essa é uma questão de sobrevivência. Ou seja: já não é possível permanecer relevante no mercado sem o movimento.

Nesse contexto, é cada vez maior o número de empresas que investem em novos equipamentos, substituição de máquinas, implantação de novos processos e serviços. O resultado é o aquecimento da economia, como revela o International Data Corporation (IDC). Segundo a instituição, o setor de tecnologia da informação deve crescer 10,5% em 2019, impulsionado pela venda de dispositivos.

Para não ficar para trás diante de tantas possibilidades de atuação, vários gestores optam por estabelecer parcerias com empresas especializadas. Elas passam a ser as responsáveis por apoiar o cliente na definição das melhores estratégias, atuam na sua implantação e executam uma série de serviços no dia a dia. É essa a tônica do outsourcing de TI.

O que é outsourcing de TI?

Quando se fala em outsourcing, o significado é claro: garantir a execução de alguma atividade na empresa através do estabelecimento de parceria com outra – mais especializada naquela tarefa.

Na prática, o conceito se assemelha ao de terceirização, em que processos internos e necessários para o funcionamento de um negócio são executados por outra empresa. Essa estratégia pode representar oportunidade, já que é uma forma da empresa ter acesso a serviços profissionalizados para suprir necessidades específicas – e a preços competitivos.

As vantagens podem ser ainda maiores quando uma empresa decide optar pelo outsourcing de TI. A decisão representa o acesso a uma consultoria qualificada, a equipamentos modernos e de última geração e a uma equipe exclusiva – do tamanho adequado para atender a demanda interna.

A opção pode ser a possibilidade de uma empresa efetivar sua transformação digital e encontrar oportunidades ainda não exploradas. Também pode ser uma forma de garantir benefícios fiscais.

Conheça os benefícios fiscais do outsourcing de TI

Como já comentamos, são várias as vantagens para a empresa optar pelo outsourcing de TI. Pode ser a oportunidade de contar com equipes altamente capacitadas para exercer atividades de suporte, podendo contribuir para a maior agilidade de processos e redução de custos. Além disso, a alternativa também facilita o cumprimento de obrigações fiscais.

As despesas com o outsourcing costumam ser, por exemplo, passíveis de dedução de imposto. Quando não são, costumam ter menor impacto no caixa da empresa se comparado o cenário de internalização do serviço. Ou seja, o serviço pode contribuir para um desconto na cobrança de taxas dessa natureza

Além disso, a empresa que realiza a contratação não precisa se preocupar com as despesas e responsabilidades trabalhistas relacionadas à equipe de TI. À medida que gera ganhos financeiros e agiliza processos internos.

A empresa pode passar a contar, ainda, com valores mais elevados de rentabilidade, lucro e patrimônio líquido, segundo aponta um estudo da Gartner. Com isso, tem mais capital disponível para realizar investimentos.

Ficou interessado? Saiba por onde começar

Já deu para ver como essa alternativa pode ser uma solução mais rápida, eficaz, barata e inovadora em uma empresa. Essa pode ser a chance de contar com o apoio de profissionais altamente capacitados, além de equipamentos e serviços modernos e atualizados periodicamente.

Mas, antes de efetivar uma parceria de sucesso com o outsourcing de TI, é importante analisar suas necessidades atentamente. Essa autoavaliação é importante na definição das oportunidades da transformação digital em uma empresa. Para orientar a análise, clique aqui e confira quais são os 5 passos desse trabalho.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Blog

Acessar
10 motivos pelos quais sua empresa deve contratar a Microcity
Saiba mais
5 motivos para o varejo adotar o outsourcing de infraestrutura de TI e impulsionar o seu crescimento
Saiba mais
Como a Pague Menos atingiu 99,9% de disponibilidade em todas as lojas da rede
Saiba mais
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições