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Robotização: Qual o potencial desta tecnologia para as empresas?

Robotização: Qual o potencial desta tecnologia para as empresas?

A robotização dos processos contribui com o desenvolvimento das empresas, permitindo que processos repetitivos possam ser automatizados e realizados por máquinas. Esta tecnologia permite que a força de trabalho da empresa fique disponível para focar em seu core business, garantindo uma melhoria da sua produtividade.

 

Mais que uma tendência mundial, a robotização já faz parte do nosso dia a dia. Às vezes, não nos damos conta de como eles facilitam situações simples do cotidiano. Quando você precisa resolver um problema em seu telefone e busca o atendimento online no site da operadora, o chat pode ser feito por um robô, por exemplo.

Outros recursos, como a Siri da Apple, só existem em função da inteligência artificial (AI). Por isso, no post de hoje você vai saber mais sobre como a AI, que além de transformar a nossa rotina, pode revolucionar também os negócios.

Como a robotização pode ajudar as empresas?

A inteligência artificial pode reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar o desempenho das diversas áreas da sua empresa e reduzir os riscos. Além de apresentar resultados positivos para tarefas repetitivas, ela é uma importante aliada na tomada de decisões ao gerar informações relevantes para o negócio. É preciso estar atento ao que há de mais novo no mercado para sair na frente dos concorrentes.

Para você ter uma ideia de como a inteligência artificial está na ordem do dia, dados da Vanson Bourne, empresa de pesquisa de mercado, revelam que ela já é uma realidade:  a automação de processos utilizando robôs é a demanda de 63% das empresas.

O estudo “Modernização de TI: do crítico à transformação digital” foi realizado com executivos C-Level no Brasil, pela Vanson Bourne. O levantamento foi encomendado pela Avanade, divulgado em maio 2017, e disponibilizado pelo portal Decision Report.

A pesquisa mostra ainda que, além da utilização de robôs, a automação inteligente (61%) e a automação cognitiva (59%) são as tecnologias de maior demanda por parte das companhias. O aumento da produtividade (85%) e a redução de custos (62%) são os dois principais benefícios destacados pelos entrevistados.

Tecnologia dos robôs: mito ou verdade?

Muito se fala sobre AI, mas algumas informações são mitos. É preciso estar atento ao que é verdade ou não quando o assunto é inteligência artificial. Detalhamos abaixo algumas delas para você tirar de vez todas as suas dúvidas:

A inteligência artificial vai substituir de vez toda a mão de obra humana?

Isso é um mito. Os recursos possibilitados pela AI podem fazer com que diversas funções que hoje são executadas por pessoas, sejam feitas por robôs. Mas é muito importante destacar que eles não são capazes de elaborar estratégias e definir os rumos do negócio.

Por melhor que seja o atendimento feito pela tecnologia dos robôs, ela não é capaz de oferecer a mesma personalização que uma pessoa pode garantir ao cliente. O atendente, por exemplo, pode buscar a fidelização oferecendo um e-mail ou mesmo um telefone para que o cliente faça contato posteriormente. Essa é uma atitude que pode fazer a diferença nos resultados.

Diversos setores do negócio podem usar a AI?

Verdade. Mesmo sendo amplamente utilizada em áreas com ações repetitivas, a AI pode também ser implementada em setores fundamentais como o rastreamento de segurança, como bancos ou outras instituições que lidam com investimentos financeiros, por exemplo. As vantagens da inteligência artificial passam por vários campos do negócio para garantir resultados positivos.

A AI garante maior competitividade?

Verdade. Com capacidade para revolucionar processos, a inteligência artificial oferece uma combinação de fatores que vão além da redução de custos. Passam também por oferecer ao cliente o que há de mais inovador no mercado.

A robotização é uma solução vantajosa para as empresas

Mas, afinal de contas, por que a robotização nas empresas é cada vez mais comum e vantajosa? Os exemplos são muitos. Vão desde o fornecimento de dados relevantes em um curto espaço de tempo até o cumprimento rigoroso de padrões de qualidade em atendimentos aos clientes identificando possíveis falhas também de maneira rápida.

Uma grande vantagem de implantar a AI em setores importantes da sua empresa é poder liberar as equipes para que foquem no core business e garantam retornos positivos ao negócio. Para você saber como as companhias já estão utilizando os robôs no dia a dia, listamos abaixo alguns cases de sucesso dessa tecnologia.

A Amazon saiu à frente dos concorrentes quando, em 2012, comprou a Kiva Systems, que produz robôs para armazéns. O case é destacado pelo portal Tech Minds porque ajudou a Amazon a manter seus baixos custos e expandir suas capacidades de entrega rápida.

Outro case lembrado pelo portal StartSe é o uso de robôs pela  Zara e Bonobos, que são capazes de localizar, empacotar e enviar produtos com precisão. Eles são capazes ainda de registrarem pedidos e fecharem negócios.

Outro exemplo é a utilização da AI pela IBM por meio da plataforma Watson. Conhecido como o supercomputador da IBM, ele é dedicado a tarefas voltadas para a inteligência artificial. Agora ele auxilia as empresas a criarem também seus próprios assistentes virtuais.

Exemplos não faltam para provar que a robotização veio para ficar. No post de hoje você ficou por dentro das vantagens e das inúmeras possibilidades de aplicação da AI. Analise seu negócio e opte pelo recurso que poderá fazer a diferença!

Quer saber mais sobre os atendimentos robotizados? Acesse o Microcitando, o blog da Microcity, e entenda como eles podem revolucionar processos em seu negócio.

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