A robotização dos processos contribui com o desenvolvimento das empresas, permitindo que processos repetitivos possam ser automatizados e realizados por máquinas. Esta tecnologia permite que a força de trabalho da empresa fique disponível para focar em seu core business, garantindo uma melhoria da sua produtividade.
Mais que uma tendência mundial, a robotização já faz parte do nosso dia a dia. Às vezes, não nos damos conta de como eles facilitam situações simples do cotidiano. Quando você precisa resolver um problema em seu telefone e busca o atendimento online no site da operadora, o chat pode ser feito por um robô, por exemplo.
Outros recursos, como a Siri da Apple, só existem em função da inteligência artificial (AI). Por isso, no post de hoje você vai saber mais sobre como a AI, que além de transformar a nossa rotina, pode revolucionar também os negócios.
A inteligência artificial pode reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar o desempenho das diversas áreas da sua empresa e reduzir os riscos. Além de apresentar resultados positivos para tarefas repetitivas, ela é uma importante aliada na tomada de decisões ao gerar informações relevantes para o negócio. É preciso estar atento ao que há de mais novo no mercado para sair na frente dos concorrentes.
Para você ter uma ideia de como a inteligência artificial está na ordem do dia, dados da Vanson Bourne, empresa de pesquisa de mercado, revelam que ela já é uma realidade: a automação de processos utilizando robôs é a demanda de 63% das empresas.
O estudo “Modernização de TI: do crítico à transformação digital” foi realizado com executivos C-Level no Brasil, pela Vanson Bourne. O levantamento foi encomendado pela Avanade, divulgado em maio 2017, e disponibilizado pelo portal Decision Report.
A pesquisa mostra ainda que, além da utilização de robôs, a automação inteligente (61%) e a automação cognitiva (59%) são as tecnologias de maior demanda por parte das companhias. O aumento da produtividade (85%) e a redução de custos (62%) são os dois principais benefícios destacados pelos entrevistados.
Muito se fala sobre AI, mas algumas informações são mitos. É preciso estar atento ao que é verdade ou não quando o assunto é inteligência artificial. Detalhamos abaixo algumas delas para você tirar de vez todas as suas dúvidas:
Isso é um mito. Os recursos possibilitados pela AI podem fazer com que diversas funções que hoje são executadas por pessoas, sejam feitas por robôs. Mas é muito importante destacar que eles não são capazes de elaborar estratégias e definir os rumos do negócio.
Por melhor que seja o atendimento feito pela tecnologia dos robôs, ela não é capaz de oferecer a mesma personalização que uma pessoa pode garantir ao cliente. O atendente, por exemplo, pode buscar a fidelização oferecendo um e-mail ou mesmo um telefone para que o cliente faça contato posteriormente. Essa é uma atitude que pode fazer a diferença nos resultados.
Verdade. Mesmo sendo amplamente utilizada em áreas com ações repetitivas, a AI pode também ser implementada em setores fundamentais como o rastreamento de segurança, como bancos ou outras instituições que lidam com investimentos financeiros, por exemplo. As vantagens da inteligência artificial passam por vários campos do negócio para garantir resultados positivos.
Verdade. Com capacidade para revolucionar processos, a inteligência artificial oferece uma combinação de fatores que vão além da redução de custos. Passam também por oferecer ao cliente o que há de mais inovador no mercado.
Mas, afinal de contas, por que a robotização nas empresas é cada vez mais comum e vantajosa? Os exemplos são muitos. Vão desde o fornecimento de dados relevantes em um curto espaço de tempo até o cumprimento rigoroso de padrões de qualidade em atendimentos aos clientes identificando possíveis falhas também de maneira rápida.
Uma grande vantagem de implantar a AI em setores importantes da sua empresa é poder liberar as equipes para que foquem no core business e garantam retornos positivos ao negócio. Para você saber como as companhias já estão utilizando os robôs no dia a dia, listamos abaixo alguns cases de sucesso dessa tecnologia.
A Amazon saiu à frente dos concorrentes quando, em 2012, comprou a Kiva Systems, que produz robôs para armazéns. O case é destacado pelo portal Tech Minds porque ajudou a Amazon a manter seus baixos custos e expandir suas capacidades de entrega rápida.
Outro case lembrado pelo portal StartSe é o uso de robôs pela Zara e Bonobos, que são capazes de localizar, empacotar e enviar produtos com precisão. Eles são capazes ainda de registrarem pedidos e fecharem negócios.
Outro exemplo é a utilização da AI pela IBM por meio da plataforma Watson. Conhecido como o supercomputador da IBM, ele é dedicado a tarefas voltadas para a inteligência artificial. Agora ele auxilia as empresas a criarem também seus próprios assistentes virtuais.
Exemplos não faltam para provar que a robotização veio para ficar. No post de hoje você ficou por dentro das vantagens e das inúmeras possibilidades de aplicação da AI. Analise seu negócio e opte pelo recurso que poderá fazer a diferença!
Quer saber mais sobre os atendimentos robotizados? Acesse o blog da Microcity, e entenda como eles podem revolucionar processos em seu negócio.