Microcity

Responsabilidade social: como ser uma empresa sustentável na era digital

Responsabilidade social: como ser uma empresa sustentável na era digital

A transformação digital acelera e torna serviços e processos cada vez mais eficientes. Mas existe um outro lado que as empresas precisam estar atentas: a responsabilidade com o meio ambiente. Uma empresa sustentável é aquela que consegue aplicar os princípios da sustentabilidade na gestão de seu negócio.

 

Quando o gestor se preocupa com essa questão, todo mundo sai ganhando, inclusive, o próprio negócio. Isso porque, os clientes valorizam cada vez mais esse tipo de empresa. No post de hoje, você vai entender porque esse é um assunto que está na ordem do dia e como se adaptar a essa tendência global.

 

Danos podem ser irreversíveis

 

A tecnologia, quando não utilizada de forma consciente, prejudica o meio ambiente como o consumo excessivo de eletricidade e as emissões em grande quantidade de gás carbônico dos equipamentos e infraestrutura TI. Outro ponto muito importante é o descarte incorreto de máquinas e peças ultrapassadas.

 

Quando não há reutilização de itens como computadores ou o envio para locais de descarte é incorreto, esses produtos ficam por décadas jogados em aterros sanitários. Substâncias contidas nesses equipamentos como baterias podem contaminar o solo e gerar danos irreversíveis para o meio ambiente.

 

Em um contexto em que a responsabilidade ambiental é cada vez mais cobrada, se sua empresa ainda não encontrou uma solução eficiente para os problemas listados acima, chegou a hora de repensar processos.

 

Especialistas reafirmam a importância da sustentabilidade nos negócios. Dominic Barton, consultor global da McKinsey, detalhou o tema em entrevista para o The Future Economy Project, destacado no portal MKT de Experimentação. “Uma agenda de sustentabilidade caminha de mãos dadas com a performance de uma companhia ou organização. Se você está tentando melhorar a performance, particularmente em empresas, tem que incluir sustentabilidade”.

 

Todo mundo quer uma empresa sustentável

 

Os números confirmam que uma empresa sustentável se destaca no mercado. A empresa Opinion Box realizou uma pesquisa sobre o tema. O objetivo foi compreender como os consumidores brasileiros percebem a preocupação ambiental das empresas. O resultado foi o seguinte:

 

  1. 42% dos entrevistados afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto;
  2. 49% disseram que se preocupam um pouco;
  3. Apenas 9% disseram que não se preocupam com a sustentabilidade ao escolher uma marca ou produto;
  4. 54% disseram que frequentemente ou sempre dão preferência a empresa ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente;
  5. Apenas 12% disseram que raramente ou nunca o fazem.

 

Por isso, fique atento a essas dicas, que podem transformar processos em seu negócio:

 

  1. Utilize equipamentos seminovos;
  2. Faça parcerias de descarte de lixo eletrônico com empresas certificadas;
  3. Evite manter equipamentos desnecessários para o seu negócio;
  4. Invista em equipamentos e serviços de empresas que também praticam o TI sustentável;
  5.  Busque por equipamentos que consumam menos energia.

 

Microcity faz a diferença

 

A Microcity possui uma série de iniciativas ambientalmente responsáveis: o projeto Floresta Microcity, a concessão de certificados aos clientes que praticam TI sustentável e o descarte de lixo eletrônico.

 

A floresta mantida pela empresa possui quase 50 mil árvores. O plantio compensa o impacto ambiental das atividades do negócio e da emissão de CO2 provocada pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos contratados pelos clientes. A vegetação possui uma variabilidade de biomas, como Mata Atlântica e Cerrado.

 

Os equipamentos como desktops, notebooks, que retornam dos clientes, em bom estado, passam por uma manutenção e são vendidos para os funcionários pela área de Seminovos ou reutilizados internamente. As máquinas também são utilizadas no projeto de responsabilidade social “Sou do Bem” e doadas para instituições para promoção da inclusão digital.

 

Para o descarte ambientalmente correto, a Microcity conta com empresas parceiras para dar o destino correto aos equipamentos que não estão mais em condições de uso.  A empresa incentiva que os clientes também sejam ambientalmente responsáveis por meio da certificação para a prática de TI Sustentável.

Quer saber mais sobre como seu negócio pode se tornar cada vez mais sustentável? Clique aqui e saiba mais sobre a Locação de Curto Prazo da Microcity.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.