Microcity

Responsabilidade social: como ser uma empresa sustentável na era digital

Responsabilidade social: como ser uma empresa sustentável na era digital

Ser uma empresa sustentável é um posicionamento importante para as marcas. A TI pode contribuir com este valor de responsabilidade social e ambiental, através de práticas e parcerias tecnológicas e de gestão dos ativos mais favoráveis ao meio ambiente.

 

A transformação digital acelera e torna serviços e processos cada vez mais eficientes. Mas existe um outro lado que as empresas precisam estar atentas: a responsabilidade com o meio ambiente. Uma empresa sustentável é aquela que consegue aplicar os princípios da sustentabilidade na gestão de seu negócio.

Quando o gestor se preocupa com essa questão, todo mundo sai ganhando, inclusive, o próprio negócio. Isso porque, os clientes valorizam cada vez mais esse tipo de empresa. No post de hoje, você vai entender porque esse é um assunto que está na ordem do dia e como se adaptar a essa tendência global.

A importância da responsabilidade social e ambiental em TI

A tecnologia, quando não utilizada de forma consciente, prejudica o meio ambiente como o consumo excessivo de eletricidade e as emissões em grande quantidade de gás carbônico dos equipamentos e infraestrutura TI. Outro ponto muito importante é o descarte incorreto de máquinas e peças ultrapassadas.

Quando não há reutilização de itens como computadores ou o envio para locais de descarte é incorreto, esses produtos ficam por décadas jogados em aterros sanitários. Substâncias contidas nesses equipamentos como baterias podem contaminar o solo e gerar danos irreversíveis para o meio ambiente.

Em um contexto em que a responsabilidade ambiental é cada vez mais cobrada, se sua empresa ainda não encontrou uma solução eficiente para os problemas listados acima, chegou a hora de repensar processos.

Especialistas reafirmam a importância da sustentabilidade nos negócios. Dominic Barton, consultor global da McKinsey, detalhou o tema em entrevista para o The Future Economy Project, destacado no portal MKT de Experimentação. “Uma agenda de sustentabilidade caminha de mãos dadas com a performance de uma companhia ou organização. Se você está tentando melhorar a performance, particularmente em empresas, tem que incluir sustentabilidade”.

Quais os benefícios de ser uma empresa sustentável?

Os números confirmam que uma empresa sustentável se destaca no mercado. A empresa Opinion Box realizou uma pesquisa sobre o tema. O objetivo foi compreender como os consumidores brasileiros percebem a preocupação ambiental das empresas. O resultado foi o seguinte:

  1. 42% dos entrevistados afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto;
  2. 49% disseram que se preocupam um pouco;
  3. Apenas 9% disseram que não se preocupam com a sustentabilidade ao escolher uma marca ou produto;
  4. 54% disseram que frequentemente ou sempre dão preferência a empresa ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente;
  5. Apenas 12% disseram que raramente ou nunca o fazem.

Por isso, fique atento a essas dicas, que podem transformar processos em seu negócio:

  1. Utilize equipamentos seminovos;
  2. Faça parcerias de descarte de lixo eletrônico com empresas certificadas;
  3. Evite manter equipamentos desnecessários para o seu negócio;
  4. Invista em equipamentos e serviços de empresas que também praticam o TI sustentável;
  5.  Busque por equipamentos que consumam menos energia.

Microcity faz a diferença

A Microcity possui uma série de iniciativas ambientalmente responsáveis: o projeto Floresta Microcity, a concessão de certificados aos clientes que praticam TI sustentável e o descarte de lixo eletrônico.

A floresta mantida pela empresa possui quase 50 mil árvores. O plantio compensa o impacto ambiental das atividades do negócio e da emissão de CO2 provocada pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos contratados pelos clientes. A vegetação possui uma variabilidade de biomas, como Mata Atlântica e Cerrado.

Os equipamentos como desktops, notebooks, que retornam dos clientes, em bom estado, passam por uma manutenção e são vendidos para os funcionários pela área de Seminovos ou reutilizados internamente. As máquinas também são utilizadas no projeto de responsabilidade social “Sou do Bem” e doadas para instituições para promoção da inclusão digital.

Para o descarte ambientalmente correto, a Microcity conta com empresas parceiras para dar o destino correto aos equipamentos que não estão mais em condições de uso.  A empresa incentiva que os clientes também sejam ambientalmente responsáveis por meio da certificação para a prática de TI Sustentável.

Quer saber mais sobre como seu negócio pode se tornar cada vez mais sustentável? Clique aqui e saiba mais sobre a Locação de Curto Prazo da Microcity.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Damos valor à sua privacidade

      Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

      Cookies estritamente necessários

      Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

      Cookies de desempenho

      Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

      Cookies de funcionalidade

      Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

      Cookies de publicidade

      Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

      Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições