Ser uma empresa sustentável é um posicionamento importante para as marcas. A TI pode contribuir com este valor de responsabilidade social e ambiental, através de práticas e parcerias tecnológicas e de gestão dos ativos mais favoráveis ao meio ambiente.
A transformação digital acelera e torna serviços e processos cada vez mais eficientes. Mas existe um outro lado que as empresas precisam estar atentas: a responsabilidade com o meio ambiente. Uma empresa sustentável é aquela que consegue aplicar os princípios da sustentabilidade na gestão de seu negócio.
Quando o gestor se preocupa com essa questão, todo mundo sai ganhando, inclusive, o próprio negócio. Isso porque, os clientes valorizam cada vez mais esse tipo de empresa. No post de hoje, você vai entender porque esse é um assunto que está na ordem do dia e como se adaptar a essa tendência global.
A tecnologia, quando não utilizada de forma consciente, prejudica o meio ambiente como o consumo excessivo de eletricidade e as emissões em grande quantidade de gás carbônico dos equipamentos e infraestrutura TI. Outro ponto muito importante é o descarte incorreto de máquinas e peças ultrapassadas.
Quando não há reutilização de itens como computadores ou o envio para locais de descarte é incorreto, esses produtos ficam por décadas jogados em aterros sanitários. Substâncias contidas nesses equipamentos como baterias podem contaminar o solo e gerar danos irreversíveis para o meio ambiente.
Em um contexto em que a responsabilidade ambiental é cada vez mais cobrada, se sua empresa ainda não encontrou uma solução eficiente para os problemas listados acima, chegou a hora de repensar processos.
Especialistas reafirmam a importância da sustentabilidade nos negócios. Dominic Barton, consultor global da McKinsey, detalhou o tema em entrevista para o The Future Economy Project, destacado no portal MKT de Experimentação. “Uma agenda de sustentabilidade caminha de mãos dadas com a performance de uma companhia ou organização. Se você está tentando melhorar a performance, particularmente em empresas, tem que incluir sustentabilidade”.
Os números confirmam que uma empresa sustentável se destaca no mercado. A empresa Opinion Box realizou uma pesquisa sobre o tema. O objetivo foi compreender como os consumidores brasileiros percebem a preocupação ambiental das empresas. O resultado foi o seguinte:
Por isso, fique atento a essas dicas, que podem transformar processos em seu negócio:
A Microcity possui uma série de iniciativas ambientalmente responsáveis: o projeto Floresta Microcity, a concessão de certificados aos clientes que praticam TI sustentável e o descarte de lixo eletrônico.
A floresta mantida pela empresa possui quase 50 mil árvores. O plantio compensa o impacto ambiental das atividades do negócio e da emissão de CO2 provocada pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos contratados pelos clientes. A vegetação possui uma variabilidade de biomas, como Mata Atlântica e Cerrado.
Os equipamentos como desktops, notebooks, que retornam dos clientes, em bom estado, passam por uma manutenção e são vendidos para os funcionários pela área de Seminovos ou reutilizados internamente. As máquinas também são utilizadas no projeto de responsabilidade social “Sou do Bem” e doadas para instituições para promoção da inclusão digital.
Para o descarte ambientalmente correto, a Microcity conta com empresas parceiras para dar o destino correto aos equipamentos que não estão mais em condições de uso. A empresa incentiva que os clientes também sejam ambientalmente responsáveis por meio da certificação para a prática de TI Sustentável.
Quer saber mais sobre como seu negócio pode se tornar cada vez mais sustentável? Clique aqui e saiba mais sobre a Locação de Curto Prazo da Microcity.