Microcity

Refresh Tecnológico: Como evitar a obsolescência na TI da sua empresa?

Refresh Tecnológico: Como evitar a obsolescência na TI da sua empresa?

O refresh tecnológico é uma solução para combater a obsolescência programada na performance de sua TI da empresa e seus efeitos colaterais. A atualização constante dos dispositivos garante a manutenção da produtividade e evita pausas relacionadas a problemas técnicos e a defasagem dos equipamentos.

 

Equipamentos tecnológicos são produzidos para se tornarem obsoletos dentro de pouco tempo. Assim como, periodicamente, trocamos o celular por um modelo mais novo, os dispositivos corporativos também se tornam ultrapassados e precisam de um refresh tecnológico.

Poucos conceitos são tão conectados ao nosso tempo quanto o de obsolescência programada. Os lançamentos tecnológicos já entram no mercado com data para se tornarem ultrapassados e serem substituídos pela próxima inovação tecnológica.

Quando tratamos da infraestrutura de TI de uma empresa, a atualização do parque tecnológico não é meramente uma questão de consumo. Manter equipamentos obsoletos pode prejudicar a produtividade, a conectividade e, por fim, os resultados do negócio. Sem falarmos nos riscos de segurança envolvidos no uso de hardwares e softwares ultrapassados.

Preparamos esse artigo com dicas e informações para você entender por que a obsolescência na TI é prejudicial para a sua empresa e avaliar o momento certo de uma atualização tecnológica.

Por que a atualização tecnológica é tão importante para as empresas?

A vida útil dos equipamentos de TI impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Entender o ciclo de vida dos equipamentos tecnológicos é o primeiro passo para uma gestão de ativos de TI mais eficiente.

Equipamentos de TI obsoletos se tornam mais lentos e incompatíveis com tecnologias mais novas, sua manutenção é mais cara e apresentam mais riscos de segurança. E o uso diário desgasta os equipamentos, assim como qualquer outro item de consumo na nossa vida.

Além do desgaste, atualizações de softwares, por exemplo, podem torná-los incompatíveis com sistemas ou hardwares após algumas versões. Se a infraestrutura da sua empresa não estiver acompanhando essas atualizações, pode ser pega de surpresa com a paralisação de alguma atividade que depende daquele software.

E se falarmos de segurança, a importância da atualização tecnológica se torna ainda mais evidente. Constantes reparos em patches, proxies e diversos outros recursos existem para sanar problemas de segurança detectados em versões anteriores. Manter sua TI desatualizada significa manter as falhas de segurança que os cibercriminosos já conhecem.

Quais os benefícios da atualização tecnológica?

Os benefícios de se manter uma TI atualizada envolvem duas principais dimensões da sua empresa: a econômica e a operacional. Seja a redução de custos a médio e longo prazo, o aumento geral da produtividade ou uma combinação dos dois.

Segurança da informação

Como dissemos, a atualização tecnológica disponibiliza para o seu time de segurança as ferramentas mais recentes para garantir a proteção dos dados da empresa. Com softwares atualizados, compatíveis e integrados, é possível fazer uma gestão de segurança mais eficiente.

Sabemos da importância que a segurança da informação tem para qualquer negócio. Dados sensíveis e confidenciais devem estar protegidos do acesso de pessoas não autorizadas ou mal-intencionadas. Um sistema defasado abre brechas na segurança, cria vulnerabilidades e aumenta os riscos de ataques e vazamentos.

Além dos crimes cibernéticos, a TI obsoleta também aumenta o risco de panes com perda de dados. O prejuízo pode ser ainda maior se, entre os itens desatualizados, incluirmos espaços de armazenamento esgotados e políticas de backups atrasadas.

Produtividade e satisfação profissional

Computadores lentos, programas que travam e incompatibilidade entre software são algumas das várias as reclamações dos profissionais que precisam executar as suas tarefas em equipamentos obsoletos. A consequência é a queda na produtividade e insatisfação de profissionais que não conseguem entregar o seu melhor.

O refresh tecnológico devolve à equipe a disponibilidade e a agilidade necessárias para produzir os melhores resultados. Equipamentos com capacidade adequada e que respondem imediatamente aos comandos motivam as pessoas, além de diminuir o tempo necessário para a execução das funções diárias.

Compatibilidade e suporte

Após algumas atualizações, vários softwares deixam de ser compatíveis com sistemas ou outros programas com os quais deveriam estar integrados. Isso pode gerar grande transtorno, atrasando entregas e paralisando processos até que o problema seja solucionado em caráter emergencial.

Além disso, os fabricantes possuem um calendário de descontinuação das versões mais antigas dos seus produtos. Quando isso acontece, se torna mais caro e mais difícil encontrar suporte para a solução de qualquer problema. Imagine precisar de suporte em caráter de emergência para um hardware obsoleto, enquanto sua equipe está parada por não ter como produzir.

Quando e como fazer a atualização tecnológica da infraestrutura de TI?

O ideal é que a gestão dos ativos de TI acompanhe o ciclo de vida dos equipamentos, prevendo o momento mais estratégico para realizar a atualização tecnológica. Como o refresh tecnológico não depende apenas da vida útil dos equipamentos, apontamos alguns sinais de alerta de que é hora de atualizar a infraestrutura de TI. Confira:

Computadores lentos e defasados

Além do ciclo de vida dos equipamentos, é comum que empresas em crescimento tenham que atualizar sua TI para acompanhar as novas demandas do negócio. À medida em que as atividades da empresa se tornam mais complexas, a necessidade por equipamentos mais evoluídos aumenta.

A atualização tecnológica proporciona competitividade e escalabilidade para empresas em crescimento.

Armazenamento limitado

Problemas de armazenamento de dados são um sinal de que a TI precisa de atualizações urgentes. Um dos ativos de maior importância em quase todas as empresas hoje são os dados.

Por isso, investir em cloud computing e bons serviços de armazenamento e segurança de dados é fundamental para proteger e otimizar o uso dessas informações.

Custos elevados

Consumo de energia maior do que o esperado e custos de manutenção muito acima da média são sinais claros de que a sua infraestrutura de TI precisa de um refresh.

Equipamentos obsoletos ou sobrecarregados consomem mais energia, além de estarem mais propensos a falhas. Equipamentos atualizados são mais eficientes e ecológicos, reduzindo os custos.

Se esses sinais lhe parecem familiares, pode ser o momento de um refresh tecnológico na sua empresa. O outsourcing tem se mostrado uma boa opção para garantir o avanço tecnológico da empresa com custos reduzidos.

O PC as a Service oferece soluções que garantem equipamentos atualizados, com capacidade de acordo com a demanda da empresa e escalabilidade, sem comprometer o orçamento da TI. Esse tipo de serviço ainda otimiza o espaço físico da empresa e libera a sua equipe de TI para atividades estratégicas do negócio.

Considera que sua empresa precisa de um refresh tecnológico? Conheça o PC as a Service da Microcity e saiba como nossas soluções podem ajudar a sua empresa.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições