Microcity

Qual a importância da gestão de TI para o sucesso de seu negócio?

Qual a importância da gestão de TI para o sucesso de seu negócio?

Da mesma forma que cozinhar não se aprende apenas lendo bons livros de receita, a gestão de TI também é uma habilidade que só é desenvolvida praticando. Assim como na cozinha de um bom restaurante, o resultado de uma organização de TI também depende do acesso a bons fornecedores, ingredientes, equipamentos, boas receitas e métodos de trabalho.

O gerenciamento de Serviços de TI envolve, antes de tudo, profissionais capacitados para entender as necessidades e expectativas do cliente, buscando o meio mais apropriado para atendê-lo. É preciso enxergar que uma gestão de TI vai muito além do que um grupo de profissionais executando tarefas técnicas isoladas, ela é integrada por uma equipe que tem expertise e visão de como tudo se encaixa.

Do levantamento de requisitos para o desenvolvimento de um novo sistema ao monitoramento dos equipamentos que sustentam as operações já desenvolvidas, a gestão de TI está conectada e é orquestrada por meio de parâmetros de qualidade, tempo e custo, envolvendo aspectos de marketing, operacionais, financeiros e de gestão de pessoas.

Apesar da importância da tecnologia e do processo de informação dentro da empresa, é preciso pensar que, sem uma estratégia de negócio bem definida, não é possível sincronizar e organizar as áreas da sua empresa. E é por isso que a gestão de TI precisa ser bem planejada para trazer produtividade e bons resultados.

Neste tipo de gerenciamento, a área de TI e o negócio se interligam para melhorar a qualidade do serviço, atrair clientes e, consequentemente, trazer lucros. Assim, o profissional responsável por este trabalho precisa estar por dentro de tudo o que acontece na empresa. Ele precisa estar comprometido, e, além das habilidades técnicas, ter uma visão empreendedora, criar estratégias e conseguir executá-las de modo eficaz e funcional.

Tempo é dinheiro

O rápido avanço da tecnologia contribuiu para mudanças bruscas na operação de uma empresa e também no mercado. Para alcançar vantagens competitivas sobre os seus concorrentes é preciso que ela se organize, otimize o tempo e alavanque a produtividade.

Quando a gestão de TI é bem administrada, consequentemente, a produção aumenta e os erros diminuem. Através de um monitoramento detalhado, os profissionais de TI conseguem prever erros técnicos nas máquinas da empresa e, assim, mantêm os recursos em funcionamento e evitam paralisações no processo de trabalho.

Controle de dados

O Big Data é uma realidade e não tem como fugir. Dados estruturados (controle de gastos, vendas, lucro, tabelas) e dados não estruturados (fotos, vídeos, redes sociais, áudios) precisam se relacionar para que a empresa se organize e conheça melhor o seu negócio e o seu cliente.

Mas não adianta armazenar todos esses dados e não saber o que fazer com eles. É preciso que se crie um filtro para perceber o que é realmente relevante ou não para a sua área. Mas na prática, com a internet, as informações são dinâmicas e a gestão de TI precisa buscar alternativas através de softwares eficientes, para que a empresa consiga extrair informações valiosas.

Quando isso é bem feito, as empresas conseguem se organizar internamente, prever as oscilações do mercado, desenvolver produtos inovadores, criar insights, tomar decisões rápidas e estratégicas e melhorar as estratégias de marketing.

Foco no negócio da empresa

“Conserta a minha internet”, “meu computador não liga” e “meu celular parou de funcionar” ainda são coisas que um profissional de TI escuta muito dentro de uma empresa. Quando esses problemas não são solucionados com agilidade e eficiência, perde-se muito tempo.

Por isso, é preciso que a gestão de TI esteja bem alinhada e comprometida com o processo organizacional da empresa. Assim, ela poderá prever esses problemas técnicos e encontrar maneiras de evitar que isso aconteça. Enquanto isso, o profissional poderá investir o seu tempo em criação de tecnologias com foco no negócio da empresa.

E aí? Se convenceu da importância da gestão de TI para a sua empresa? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para seguir as nossas páginas do Facebook e LinkedIn.

 

 

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições