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Como aumentar a produtividade em TI e potencializar talentos?

Como aumentar a produtividade em TI e potencializar talentos?

Para melhorar a produtividade em TI é necessário adotar boas práticas na gestão como a automação de atividades repetitivas e a terceirização de serviços de infraestrutura. Desta forma, a equipe de tecnologia tem mais disponibilidade para se dedicar à inovação e a atividades mais relacionadas ao core business do negócio.

 

Alcançar bons indicadores de produtividade em TI não é muito diferente do que em outros setores: deve ser uma das principais da gestão. Mas neste segmento em especial, os gestores podem encontrar alguns desafios quando os assuntos são retenção de talentos, tendências de mercado e processos.

A gestão de TI vem adquirindo uma importância cada vez maior no mercado graças aos variados ganhos que ela pode trazer para as empresas que se empenham em implementá-las da forma correta.  Quando essa área é bem gerida dentro da organização, todos sentem uma melhora no ambiente de trabalho e nas atividades rotineiras de cada função.

A tecnologia vem adquirindo um papel estratégico e fundamental para o desenvolvimento e a inovação de um negócio. Assim, é inegável a importância de se construir uma gestão que explore o melhor desempenho de seus talentos e mantenha uma alta produtividade.

Trouxemos neste artigo, algumas dicas e informações para melhorar a produtividade da sua equipe de TI e, assim, ajudar a acelerar o crescimento e alavancar os resultados da empresa.

Como medir produtividade em TI?

Um dos desafios que a gestão de TI pode enfrentar é definir a melhor forma de medir a produtividade de sua equipe. De forma geral, a produtividade é compreendida como a capacidade de fazer mais em menos tempo, com o menor custo possível.

Para a área de tecnologia, no entanto, é interessante ampliarmos o entendimento desse termo, considerando a possibilidade de reduzir os esforços repetitivos da equipe, proporcionando uma melhor performance das pessoas.

A definição dos melhores indicadores de desempenho e produtividade em TI é importante para que seja possível acompanhar a evolução da equipe e avaliar as necessidades de mudanças. Os KPIs da sua empresa são uma opção entre esses indicadores.

Estabelecer esses KPIs é fundamental para que toda a equipe tenha clareza sobre os objetivos da empresa e quais são as metas individuais a serem alcançadas. Dessa forma, fica mais fácil alinhar os esforços para uma mesma estratégia estabelecida e planejar as melhores ações para aumentar a produtividade.

O NPS é outra métrica comumente utilizada para medir o desempenho da equipe de TI, levando em consideração a satisfação e fidelidade dos clientes e dos colaboradores de outros setores.

Ao estabelecer as métricas mais importantes para acompanhar a produtividade nas equipes de TI, leve em consideração as estratégias e objetivos de negócio, as metas da equipe e, não menos importante, a possibilidade de acompanhar tais índices de forma periódica e objetiva.

Quais práticas da gestão de TI interferem na produtividade da equipe?

Os resultados apresentados pela equipe estão, inevitavelmente, relacionados à forma como a gestão atua. E com a transformação digital e a atribuição à TI de um papel mais estratégico no negócio, o setor precisa inovar também na forma de gerenciar a equipe, sob pena de estacionar em práticas obsoletas e contraproducentes.

Por isso, considere valorizar os seguintes tópicos na sua gestão para aumentar a produtividade da TI:

  • Adote o padrão “digital first” para as soluções da empresa;
  • Lidere pelo exemplo;
  • Forneça feedbacks para sua equipe e mantenha as portas abertas para críticas e sugestões;
  • Incentive a capacitação e o desenvolvimento profissional;
  • Preze por uma comunicação objetiva e eficiente interna e externa à equipe;
  • Automatize processos;
  • Invista em uma infraestrutura de TI robusta, estável e segura;
  • Proporcione autonomia para sua equipe trabalhar.

É importante ressaltar, também, que o papel estratégico da TI no negócio deve ser trabalhado pela gestão juntamente com os outros setores e com a diretoria  da empresa. Essa integração é essencial para a busca por processos mais ágeis e eficientes, para a  automação de processos rotineiros  e, por fim, para o  aumento da produtividade de todos os setores.

Como aumentar a produtividade das equipes de TI?

Não basta estabelecer métricas, divulgá-las para sua equipe e esperar que todas as pessoas simplesmente trabalhem mais.. A adoção de algumas práticas e mudanças na cultura da equipe é que fazem a diferença para aumentar a produtividade em TI.

Preparamos algumas dicas para você otimizar os processos da sua equipe de TI e elevar seus níveis de produtividade.

Faça um bom planejamento de TI

Para conseguir melhorar a produtividade da TI da sua empresa, é importante que seja feito um planejamento de TI amplo e completo, com orçamento e com todas as demandas de infraestrutura, ferramentas e softwares e de recursos humanos para o setor. É muito importante que neste planejamento também haja uma descrição de tudo o que é necessário para os outros setores da empresa. E para entender melhor as necessidades e objetivos de todos, neste momento, é importante incluir outros gerentes e analistas para participarem da construção do planejamento.

O planejamento também é essencial para avaliar os resultados do que vem sendo implementado e as possibilidades de melhorias ou mudanças.

Com um planejamento bem-feito, é possível reduzir custos, aumentar a eficiência, manter uma infraestrutura atualizada, disponível e segura, e aumentar a produtividade das equipes de TI. Também é mais fácil definir fornecedores e logísticas de entrega e de suporte em TI.

Priorize o outsourcing de TI

Muitas vezes, as corporações não possuem o recurso e o know-how suficiente para desenvolver todas as atividades de TI necessárias. Portanto, a melhor alternativa é o outsourcing de TI, uma forma de terceirização de serviços onde o contratante terá tudo o que estiver dentro do planejamento, juntamente à manutenção preventiva, relatórios, e todo o apoio da empresa fornecedora.

Com o outsourcing, é possível disponibilizar para a sua equipe uma infraestrutura de TI atualizada, de alto desempenho e adequada à demanda, sem comprometer o capital da empresa e mantendo o foco dos membros internos da TI nas soluções para o core business.

Opte pela cloud

Optar por um data center híbrido ajuda a aumentar a produtividade da empresa, pois a prática entrega os melhores benefícios da computação em cloud pública, como flexibilidade, escalabilidade e eficiência de custos, junto com toda a proteção e a maior segurança do que a cloud privada.

Além do data center na nuvem, investir em cloud computing é uma maneira de garantir mais disponibilidade, agilidade, segurança de dados  e mobilidade para sua empresa.

Adote metodologias ágeis

O objetivo das metodologias ágeis para processos corporativos é tornar os fluxos de trabalho mais  flexíveis e  interativos e também identificar com clareza os obstáculos de cada projeto. Dessa forma, a comunicação é otimizada e as etapas dos projetos se tornam mais eficientes, aumentando a produtividade do time e tornando mais rápida a resolução de gargalos.

Kanban, Scrum, Lean, entre outras, são apenas alguns exemplos de ferramentas e práticas para metodologias ágeis que podem ser utilizadas, de acordo com o perfil da equipe e o tipo de projeto a ser executado. Por isso, é importante estudar qual é a mais adequada para o seu time de TI.

Valorize a diversidade na sua equipe

Pessoas muito parecidas, com backgrounds semelhantes, tendem a ter visão de mundo e perspectivas semelhantes, limitando as soluções encontradas para um problema.

Uma equipe composta por membros com diferentes expertises, gêneros, origens étnicas, orientações religiosa e sexual, idades, etc, por sua vez, poderá explorar a diversidade de pontos de vista a seu favor, desenvolvendo soluções mais complexas e completas.

A diversidade e inclusão no time vêm sendo relacionadas diretamente à maior produtividade em TI, e até mesmo na performance financeira da empresa. A valorização da diversidade na equipe de TI também é um importante fator para impulsionar uma cultura de inovação.

Estabeleça metas e foque nos resultados

É difícil medir a produtividade da sua equipe se ela tem dúvidas sobre quais são as prioridades do time. Por isso, é importante que cada colaborador  tenha clareza sobre suas metas, tarefas e prazos de entrega.

É importante avaliar o desempenho de cada profissional da equipe e fornecer feedbacks individuais periódicos, para que cada pessoa saiba seus pontos fortes, onde pode melhorar e quais são suas responsabilidades como membro do time.

Além disso, o foco nos resultados e na produtividade passou a ser ainda mais relevante com a transformação digital e o crescimento da adesão ao trabalho remoto (ou híbrido). À distância, é mais importante saber que sua equipe entregará um produto de qualidade dentro do prazo do que controlar cada hora trabalhada.

O foco nos resultados diminui a procrastinação e motiva a equipe a interagir e colaborar, propiciando a entrega de melhores resultados.

É interessante pensar também em bonificações e reconhecimentos para núcleos e colaboradores que alcançarem ou ultrapassarem as metas. Se na sua empresa não existe a prática de participação nos lucros como reconhecimento por metas alcançadas, você pode desenvolver bonificações sociais, como eventos, brindes ou reconhecimentos públicos.

Mantenha-se atualizado

Sendo da área ou não, é muito importante estar por dentro das últimas notícias em relação às tendências da tecnologia. A gestão de TI propõe soluções para otimizar os processos da empresa, por isso é um setor estratégico que deve estar sempre em comunicação com os demais setores e ser um dos principais polos de inovação do negócio.

Ao pesquisar e saber das novidades e das tendências do mercado, você se torna mais capaz de manter sua equipe mais bem preparada e produtiva, de forma estratégica e competitiva.

Olhe sempre para o futuro

À medida que sua empresa cresce, novas soluções e oportunidades de TI surgem. É importante ter um planejamento para que a TI acompanhe esse crescimento, levando em consideração escalabilidade e segurança.

Uma gestão de TI com foco em resultados deve ser sinônimo de uma gestão inovadora, atual, estratégica e integrada. Assim, além de proporcionar a produtividade da equipe de tecnologia, também é capaz de possibilitar os melhores resultados de negócio, maior competitividade e satisfação dos clientes internos e externos.

As tecnologias emergentes são uma referência para se acompanhar e conceitos como mobilidade, flexibilidade, experiência do usuário e segurança devem estar sempre em pauta na gestão de TI. Aderir a uma inovação na hora de montar uma estratégia representa um importante passo para melhores resultados e mais produtividade em TI.

Gostou desse conteúdo? Fale com um de nossos consultores e saiba como as soluções da Microcity podem ajudar a sua equipe de TI a produzir mais e melhor.

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