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O que o mercado espera em prestação de serviços de TI?

O que o mercado espera em prestação de serviços de TI?

O mercado de trabalho muda constantemente e nós precisamos sempre nos atentar para as transformações na prestação de serviços de TI. Para isso, é necessário olhar para a dinâmica do nosso dia a dia no que tange aos processos e gestão das organizações.

Dessa forma, mais do que pensar em inovação e transformação digital, consideramos fundamental aprofundarmos no entendimento sobre processos, tecnologia e pessoas

Neste conteúdo vamos te apresentar o que o mercado espera em prestação de serviços em TI para você se manter atualizado.

O que o mercado espera em uma boa prestação de serviços de TI?

Quando o assunto é prestação de serviços de TI, a primeira coisa que a maior parte das pessoas pensa é que envolve apenas coisas complexas, não é mesmo? 

De fato, é um serviço especializado que, em um mundo cada vez mais digital, se faz necessário incluir a tecnologia da informação como parte fundamental para desenhar as estratégias organizacionais com assertividade.

Nesse sentido, buscamos entender a fundo as demandas, por meio de um processo de imersão na cultura da empresa. Assim, é possível entregar resultados que superem as expectativas de nossos clientes. 

Para que a prestação de serviços em TI funcione de maneira eficiente, atuamos preditivamente e preventivamente às necessidades das instituições.

O ponto de partida para entender o que cada mercado espera das empresas especializadas em TI pode estar em olhar para a rotina e processos organizacionais. A personalização dos serviços permite aprimorar e agregar valor até mesmo aos futuros serviços.

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O que é o serviço de TI?

Os serviços de tecnologia da informação são muito requisitados por grande parte de todas as empresas do mundo, os quais correspondem a um conjunto de atividades e soluções relacionadas a banco de dados, infraestrutura, software, redes e hardware

Tudo isso auxilia a análise e gerenciamento das informações, tanto para a gestão quanto para a tomada de decisões.

A área de TI presta serviços a todas as organizações que fazem uso mínimo da tecnologia em seu negócio. Por isso, a tecnologia da informação opera diretamente no desenvolvimento e desempenho das empresas, a fim de atender as dores dos clientes.

Os profissionais de TI e as áreas de atuação

Os serviços de TI estão diretamente ligados ao progresso e desenvolvimento das pequenas, médias e grandes empresas, e se dividem basicamente entre três áreas no mercado: software, infraestrutura, banco de dados e redes

Quem atua na infraestrutura são os analistas de suportes técnicos e administradores de redes. No setor de softwares, quem atua são os programadores e desenvolvedores tecnológicos. Já no banco de dados, os atuantes são os administradores de banco de dados, também conhecidos como especialistas e ADB’s.

Existem diversas subdivisões dentro da área de TI e todas estão interligadas. Por exemplo, a atuação em desenvolvimento de softwares comerciais (ERP), que trabalha com a programação de site, criação de ferramenta para dispositivos móveis, administração de sistemas empresariais e implantação de sistemas de segurança.

Serviços prestados pelos profissionais de TI

Para cada prestação de serviço, inicialmente, buscamos compreender ao máximo da empresa no que diz respeito ao setor de TI e as funções que serão exercidas. Isto é, estamos tratando de uma área estratégica e, por esta razão, vai se moldar de acordo com a necessidade de cada negócio.

Além das atividades de planejamento e gestão, algumas outras também têm grande ênfase nesse setor, como: infraestrutura, suporte de sistemas e serviços de desenvolvimento e manutenção. 

Dentre os serviços de atuação do TI, aqui estão 5 delas: 

1. Serviços de manutenção das plataformas computacionais

O profissional dessa área garante que os notebooks, computadores, dispositivos móveis e todos os dispositivos computacionais de uma organização sejam mantidos em bom funcionamento.

2. Serviço de gestão das instalações físicas

Administração das instalações físicas que dão suporte para os serviços de informática, telecomunicação e administração de dados.

3. Gestão de TI

O profissional desse setor é responsável por implementar e planejar sistemas de automação para gerenciar a informação. Ele também tem a função de criar e aplicar estratégias do uso de TI na empresa.

4. Serviços de desenvolvimento e suporte de aplicações

Esse setor está relacionado com as tarefas de manutenção e desenvolvimento das aplicações de negócios, como sistemas CRM e ERP, ou seja, tudo que envolve os sistemas gerenciais da empresa.

5. Pesquisa e desenvolvimento em serviço de TI

Os profissionais dessa área trabalham desenvolvendo pesquisas em tecnologia e sistemas da informação, buscando inovar e criar novas ferramentas tecnológicas.

Problemas comuns

Existem alguns problemas que são bem comuns nas empresas e uma boa prestação de serviços de TI podem solucioná-los mantendo o fluxo de de trabalho eficiente e diminuindo os índices de gargalos operacionais. Os problemas mais comuns enfrentados pelas organizações em relação a tecnologia da informação são:

  • Softwares e Hardwares defasados: a falta de atualização dos hardwares e softwares é uma das principais causas para a diminuição de produtividade da equipe no ambiente corporativo. As falhas nos programas e equipamentos, além de tornar as atividades mais demoradas, podem gerar graves consequências.

  • Estratégias de backup que não são eficazes: quando as estratégias de backup adotadas por uma empresa são ineficazes, dados essenciais podem ser perdidos de forma irreversível. Ataques de hackers, softwares com vírus e máquinas com defeitos também podem levar ao grave problema que é a perda de dados.

  • Não conseguir mostrar os resultados em tempo real: a falta de implantação de um bom software para monitoramento em tempo real dos elementos da tecnologia pode defasar a mostra de resultados em tempo real. É necessário investir mais que em uma ferramenta de TI, é preciso investir também nos indicadores de negócio.

  • Falhas de segurança: a proteção de dados e segurança devem ser o foco de todas as empresas que trabalham com TI. Ainda que existam diversos avanços, falhas de segurança podem ocorrer e acarretar em vários problemas como o roubo de informações e acessos não autorizados.

  • Conectividade lenta: boa parte das operações e atividades das organizações são feitas por meio da internet. Nem todas as empresas procuram se assegurar que o equipamento suportará o uso de internet 24h por dia em todos os dias da semana, a queda da conexão por longos períodos pode trazer inúmeros prejuízos para a organização.

Entenda como o investimento em TI pode ajudar a sua empresa

As empresas que não se preocupam em ter um bom gerenciamento de TI, têm grandes chances de perder forças competitivas. O serviço de TI deve estar completamente alinhado às necessidades do seu negócio ao mesmo tempo em que alcança redução de custos.

Cada organização possui suas práticas e particularidades e por isso, ao adequarmos os nossos serviços de acordo com suas necessidades e demandas além de obter melhora na produtividade, é possível gerar valor e até mesmo inovação.

Problemas como custos elevados, menor competitividade e tempo de desenvolvimento longo e inadequado podem ser solucionados e vários benefícios podem ser adquiridos com o investimento em uma boa empresa de TI:

 

  • Especialistas experientes: são mais que necessários para ter qualidade e confiabilidade na experiência de prestação de serviços.

  • Acompanhamento e implementação imediata de novas tecnologias: é possível fortalecer crescimento dos negócios quando se acompanha as tendências. Projetos novos e antigos podem ter sucesso quando acompanhados de mecanismos que agregam para sua produtividade e eficiência gerando competitividade.

  • Redução de riscos e aumento de segurança: muitas vezes antivírus e Firewall não são o suficiente para manter os seus dados seguros, existem outros fatores necessários como o nobreak, storage e datacenter que são essenciais para realizar a segurança preventiva.

  • Menos obstáculos: em algum momento, é possível que problemas relacionados a TI se tornem um obstáculo ou até uma barreira para que as atividades da sua empresa sejam realizadas dentro da normalidade. Para evitar dores de cabeça com isso, nada melhor que deixar que uma equipe especializada cuide do que é necessário resolvendo essas eventuais adversidades sem causar transtornos para a organização.

 

 

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Conclusão

A tecnologia e a inovação caminham juntas e precisamos nos atentar aos detalhes. Ou seja, para ter uma boa prestação de serviços de TI, acreditamos que é fundamental entender sobre mercados, tendências e negócios. Esses aspectos vão além da área da tecnologia da informação, mas são essenciais para o entendimento completo das necessidades e dores dos clientes.

Nós da Microcity temos soluções para os eventuais gargalos de sua empresa, além da capacidade de atendimento em todo o Brasil e experiência em atender operações, oferecemos alguns serviços como relatórios em tempo real, reports, projeto sustentável, segurança ao atender operações complexas. É válido ressaltar o alto NPS obtido pela nossa empresa.

Portanto, visamos conhecer profundamente os nossos clientes para surpreendê-lo. Estamos sempre prontos para agir, pensando em como otimizar a gestão e não somente na atualização dos equipamentos e infraestrutura de TI.

Está em dúvida sobre como melhorar sua gestão de TI? Na Microcity temos um time de especialistas prontos para te atender. Clique aqui para falar com um consultor.

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