Microcity

Prepare sua equipe para a transformação digital em 5 passos

Prepare sua equipe para a transformação digital em 5 passos

Em uma análise atenta sobre o mundo dos negócios, é impossível não chegar a uma constatação: a de que a transformação digital tem alterado profundamente todos os mercados, desde a indústria de base até o setor de serviços.

São várias as novidades que aumentam a agilidade de processos, fornecem informações com mais qualidade, diminuem custos e contribuem para a tomada de decisões. Inteligência Artificial, Internet das Coisas, análise de Big Data e armazenamento em nuvem são apenas algumas possibilidades da tão falada Indústria 4.0.

Mas como uma empresa que ainda não aderiu à transformação digital pode incluir essas novidades de forma efetiva? Veja a seguir como entrar para o time das empresas do futuro. Conheça também 5 passos que irão ajudar sua equipe a passar por essa revolução.

 

Por que a transformação digital tem mudado o mundo?

Imagine a seguinte realidade: uma indústria que utiliza robôs para realizar trabalhos repetitivos, que conseguem interagir entre si e solucionar questões técnicas rapidamente. É essa apenas uma das possibilidades da transformação digital, que já é uma realidade em diversos países.

Essa revolução é tão significativa que já marca uma nova era, a da Indústria 4.0. Nesse contexto, o desafio é criar soluções que se apropriam da tecnologia para solucionar problemas – até mesmo aqueles que ainda não existem.

O movimento costuma ser liderado pelas empresas startups, focadas na inovação a partir de soluções escaláveis. Foi dessa forma que se estabeleceram gigantes do mercado, como a Uber, a Airbnb e o Snapchat – que são algumas das startups com maior valor de mercado do mundo.

 

Você não pode ficar para trás

A mudança começa com a transformação digital, mas acaba tomando dimensões ainda maiores. Isso acontece porque as novidades reverberam na forma como compramos, trabalhamos, estudamos e nos relacionamos. Já pensou, por exemplo, como você se comunicava com familiares e amigos antes dos aplicativos de mensagens?

No entanto, a atenção é mais urgente quando o assunto é mercado de trabalho. O Fórum Econômico Mundial estima, por exemplo, que a tecnologia será responsável pela extinção, até 2025, de 75 milhões de empregos – mas pode criar outros 133 milhões de novos postos de trabalho. Por isso, é necessário agir desde já para não estar entre a lista dos milhões de trabalhadores que verão, em pouco tempo, suas profissões e negócios desaparecerem.

Quais são as vantagens da transformação digital em um negócio?

Não são apenas as indústrias de grande porte que podem se apropriar da tecnologia em seus processos internos. A transformação digital pode ser adotada em qualquer ramo, basta uma análise profunda das dores de cada negócio e uma atuação orientada para solucioná-los. São vários os benefícios de seguir esse caminho, veja alguns deles:

  • Eficiência em processos: seja através de softwares ou hardwares, há muitas pessoas dedicadas a trabalhar em busca de soluções para garantir a execução mais rápida e assertiva de atividades diárias. Essa pode ser uma possibilidade de liberar colaboradores de funções repetitivas, para que se dediquem a atividades estratégicas.
  • Redução de custos: todos esses investimentos iniciais podem resultar em empresas mais enxutas, capazes de produzir muito mais com menos recursos. O reflexo dessa atitude também será visível nas contas da empresa.
  • Aumento da produtividade: quando o assunto é solucionar problemas complexos, poucas máquinas conseguem chegar ao nível de discussão de equipes qualificadas e engajadas. Mas há diversos locais que podem contar com a robotização e automação para aumentar a produtividade de uma empresa.

 

5 estratégias para preparar sua equipe para a Revolução 4.0

Se você acha que a solução para seu negócio é criar um app, pode estar enganado. Diversos especialistas defendem que a transformação digital só é efetiva quando conta com o envolvimento dos empregados. Confira a seguir como preparar a equipe para esse importante passo:

1- Certifique-se de que a liderança está engajada

Uma transformação digital efetiva impacta todas as áreas de um negócio – e não só as equipes de tecnologia. Por isso, é necessário que a liderança, principalmente o CEO, seja orientadora desse movimento. Os diretores devem estar comprometidos e mostrar esse envolvimento no dia a dia, liderando através do exemplo.

2- Antes de estabelecer metas, defina propósitos

Pode parecer um detalhe, mas empresas com um propósito claro e reconhecido pelos empregados têm mais chance de prosperar em cenários desafiadores. Ao definir o que move um negócio, o empregador abre a possibilidade para que equipes unam forças e estejam motivadas em busca de um bem comum.

3- Incentive a criação da cultura da colaboração e da melhoria contínua

Para inovar, equipes precisam ser orientadas e inquietas na busca por fazer sempre mais e melhor. Por isso, é necessário que a empresa incentive a criação de grupos de trabalho multidisciplinares dedicados a transformar processos e trabalhar para alcançar o sucesso.

4- Aumente o contato da equipe com a tecnologia

Quanto mais conhecem as inovações disponíveis no mercado, mais ferramentas os colaboradores terão às mãos para pensar em soluções que ataquem problemas específicos. Por isso, é importante incentivar a presença de equipes em feiras, palestras e outros eventos voltados à inovação e tecnologia.

5- Incentive a capacitação

Há diversos cursos, pós-graduações e treinamentos voltados à apresentação de novos produtos e metodologias. Ainda que a relação direta com o negócio não esteja clara, é necessário que a empresa crie mecanismos para envolver as equipes em ambientes como esse. Além do conhecimento que pode ser aplicado no dia a dia, os empregados poderão realizar networking – o que pode resultar em parcerias para a empresa.

Se ainda não se convenceu sobre os impactos da 4ª Revolução Industrial, continue com a gente! Clique aqui e continue se informando sobre o assunto.

 

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições