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Por que a digitalização de lojas físicas é importante para o varejo?

Por que a digitalização de lojas físicas é importante para o varejo?

Corte de custos, otimização da rotina de trabalho, visão ampla do negócio com informações rápidas e detalhadas. Esses são apenas alguns dos benefícios que as soluções em tecnologia podem oferecer para as empresas. Por isso, a digitalização de lojas físicas é uma aposta segura para quem quer obter resultados concretos e promissores.

É importante estar atento às inovações do mercado para enfrentar os desafios, principalmente no setor varejista. No post de hoje, você vai entender mais sobre os serviços disponíveis e como utilizá-los no dia a dia de seu negócio.

Soluções para os desafios do seu negócio

Você já se perguntou onde possivelmente sua empresa perde vendas? Se a constatação indicar que as falhas estão concentradas nos pontos de venda, é hora de digitalizá-los.

Os desafios enfrentados pelos negócios varejistas são muitos: grande quantidade e variedade de produtos, fluxo intenso de pessoas nos corredores das lojas físicas, tributações diferentes em cada localidade, dentre outros. Para garantir que tudo aconteça conforme o planejado é preciso um acompanhamento constante e minucioso.

A digitalização de lojas físicas é a solução para que todas as etapas sejam efetuadas e monitoradas por softwares que minimizam falhas e aumentam a produtividade da equipe.

Além disso, existe uma questão fundamental: a geração de informações essenciais para o controle do seu negócio. E são os pontos de venda que fornecem dados estratégicos.

As vantagens da digitalização de lojas físicas

Na prática, a digitalização de lojas físicas vai fazer com que os pontos de vendas e os atendentes de caixa sejam mais eficientes durante o atendimento ao consumidor, agilizando o processo de passagem das mercadorias no checkout, fazendo com que as filas sejam praticamente eliminadas, irá também fornecer informações precisas sobre promoções e serviços, considerando todas as regras fiscais, que no Brasil podem variar de estado para estado.

As vantagens são inúmeras, e abaixo listamos algumas:

1) Mais segurança: minimização de erros e fraudes;

2) Eficiência da equipe: maior produtividade com redução do tempo de trabalho e processos padronizados;

3) Rapidez e eficiência no atendimento: o cliente pode demorar na loja, mas nunca na fila do caixa;

4) Criação de um sistema de informações: dados e relatórios podem ser gerados rapidamente, aspectos fundamentais para as tomadas de decisão relacionadas ao negócio;

5) Controle e rastreabilidade de processos: funil de vendas estruturado;

6) Follow-up automatizado: garante a sistematização do feedback do cliente.

A Loja Inteligente como Serviço Microcity

Se você quer ter todos esses benefícios, com a certeza de um trabalho eficiente, aposte na LaaS, Loja Inteligente como Serviço Microcity. A Microcity fornece toda a infraestrutura de TI necessária para a loja operar com altíssima disponibilidade assumindo todos os serviços, desde a logística e novas soluções inteligentes para varejo até o gerenciamento dos equipamentos.

Com a palavra, os especialistas

Com o advento das lojas virtuais, os clientes criam novas expectativas em relação às lojas físicas. “Os consumidores querem a experiência da loja virtual na loja física. O varejo precisa incorporar novas tecnologias que ajudam a superar esses desafios”, avalia o especialista Paulo Coelho. Ele acredita que é preciso, portanto, aplicar as soluções em tecnologia para que seja feita uma análise perfeita.

As ferramentas de rastreamento de pessoas permitem que as lojas físicas sejam gerenciadas a partir de dados. Dentre os recursos disponíveis, os sistemas de contagem de pessoas possibilitam a instalação de equipamentos nas portas das lojas para que seja feito um cálculo fundamental para as vendas: a relação de clientes que entraram e aqueles que, de fato, fizeram compras.

Para se ter uma ideia de como esse tipo de tecnologia é tendência mundial, a ABI Research estima que a contagem de pessoas se transformará em um mercado de US$ 3 bilhões até 2018. Os serviços baseados em localização, uma outra vertente das soluções para uma análise perfeita, crescerão acima de US$ 62 bilhões.

De acordo com Antônio Angelotti, KAM de Varejo em São Paulo, diante das experiências de compra dos clientes, outro grande desafio é o momento do checkout. Ele pontua que o momento da finalização da compra precisa ser agradável e prazeroso para o cliente.

Por isso a aposta no LaaS também para esse momento. “Essa é uma etapa importantíssima, pois pode colocar abaixo toda a boa experiência que o cliente tem durante sua jornada de visita à loja”, afirma Angelotti sobre a digitalização de lojas físicas.

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