Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Parque computacional: Por que investir em outsourcing de TI no parque tecnológico gera vantagem competitiva?

Parque computacional: Por que investir em outsourcing de TI no parque tecnológico gera vantagem competitiva?

O parque computacional é toda estrutura de TI disponível para a empresa, incluindo equipamentos, softwares e demais ativos. Estes recursos tecnológicos possibilitam o negócio realizar suas atividades, ampliar a performance e promover a inovação em seus serviços.

 

Não é segredo que a tecnologia ocupa, hoje, um papel estratégico no mundo corporativo, qualquer que seja a área de atuação da sua empresa. O que alguns gestores ainda ignoram é que, independente do tamanho da sua empresa, o investimento em um parque computacional é fundamental.

Planejar o investimento em um parque tecnológico de TI faz parte de um modelo de negócio voltado para a inovação e o crescimento. E não significa apenas adquirir equipamentos caros e tecnologias de ponta “apenas para dizer que tem”. Cada empresa investe de acordo com sua necessidade e seu objetivo.

Preparamos pra você esse artigo, que apresenta as principais vantagens de investir em um parque computacional para a sua empresa e criar uma cultura da tecnologia. Entenda por que isso gera uma vantagem competitiva e te coloca à frente no mercado.

O que é o parque de TI de uma empresa?

Chamamos de parque tecnológico, ou parque computacional, toda a estrutura de TI disponível para a empresa. Ela inclui desde computadores e periféricos, como impressoras e monitores, até servidores e outras soluções de tecnologia.

O parque computacional inclui a estrutura física e também a virtual, com softwares e soluções de rede ou cloud computing, por exemplo. Assim, é praticamente impossível imaginar, hoje, uma empresa que não dependa de um parque tecnológico mínimo para funcionar.

No entanto, o ideal é que a empresa não se prenda ao “mínimo necessário”. Investir em um parque de TI diferenciado, de acordo não apenas com a demanda mínima, mas com os objetivos da empresa, otimiza os processos, aumenta a produtividade e garante o melhor desempenho dos recursos tecnológicos.

 Os processos e soluções tecnológicas da sua empresa atendem suas necessidades? A arquitetura de TI responde

Por que empresas devem investir em Tecnologia da Informação?

A Revolução Tecnológica, que marca o período em que vivemos, acontece em alta velocidade. Todos os dias, soluções de TI são lançadas para reduzir os custos operacionais, aumentar produtividade e potencializar os lucros nos mais diversos setores da economia.

As empresas que se destacam em seu mercado são aquelas que adotam essas tecnologias inovadoras e têm capacidade de adaptação e flexibilidade. Processos enxutos e automatizados, de custo reduzido e desempenho otimizado são a chave para aumentar sua competitividade e melhorar sua imagem no mercado.

Dentre as vantagens competitivas que o investimento em um parque de TI traz, podemos elencar:

  • Redução de custos: um parque tecnológico desatualizado tem mais custos de manutenção e dificulta a gestão do orçamento. Além da manutenção e atualização, peças descontinuadas são mais difíceis de serem substituídas e acabam gerando custos extras.
  • Fortalecimento da segurança da informação: manter a infraestrutura de TI atualizada é um dos passos para garantir a proteção dos dados da empresa. As atualizações são importantes para acompanhar as últimas soluções em segurança e evitar brechas e erros.
  • Melhoria da performance: investir em um parque de TI integrado e estratégico é também uma forma de criar processos mais inteligentes, automatizar rotinas, minimizar erros e melhorar o desempenho geral de todos os setores da empresa.
  • Ganho de flexibilidade: os tempos atuais demandam das empresas a capacidade de se adaptar a mudanças repentinas, seja no mercado ou em projetos já em andamento. O investimento em TI cria um ambiente mais adaptável sem perder produtividade. Também agiliza e facilita a tomada de decisões, por fornecer dados e indicadores mais ricos à gestão.
  • Facilidade para a gestão: o uso de indicadores e métricas proporcionados por uma estrutura de TI integrada e atualizada fornece à gestão da empresa ferramentas mais robustas para a tomada de decisões, mitigando erros e otimizando os resultados.

Por que optar pelo outsourcing de TI ao investir no parque computacional da sua empresa?

Ao planejar um investimento na renovação ou ampliação do seu parque computacional, é importante levar em conta alguns fatores que podem ser decisivos na hora de escolher as soluções tecnológicas mais adequadas.

O primeiro aspecto a ser considerado é a existência e possibilidade de aproveitamento de um parque computacional antigo. Mapear todos os equipamentos e recursos que a empresa já possui, analisando seu ciclo de vida e a viabilidade de manter, realocar ou substituir cada máquina.

A subutilização de equipamentos, recursos ociosos ou dispositivos sobrecarregados é muito comum quando a infraestrutura de TI não é pensada e gerida de forma integrada e sistêmica. Por isso, mapear os recursos e as necessidades de toda a empresa é tão relevante.

Um investimento estratégico e inteligente na atualização do parque de TI da empresa leva em consideração:

  • Mobilidade: o mundo corporativo exige cada vez mais mobilidade dos negócios e seus profissionais. Ao renovar a TI da empresa, leve em consideração a necessidade de atuação da sua equipe em diferentes lugares e a qualquer momento.
  • Flexibilidade: como ressaltado, a capacidade de adaptação a novas demandas ou mudanças de cenário é um diferencial que pode ser decisivo.
  • Segurança da informação: todo o planejamento da sua estrutura de TI deve seguir uma política de segurança da informação, garantindo a proteção dos dados da empresa.
  • Desempenho: uma empresa que investe em TI consegue aproveitar o melhor desempenho das máquinas de forma inteligente e estratégica. Uma tecnologia de alto desempenho automatiza processos e dinamiza rotinas, melhorando também a performance das equipes.
  • Custo: a compra de novos equipamentos nem sempre é a melhor opção para atualizar seu parque computacional. A terceirização da TI tem sido uma alternativa mais vantajosa financeiramente, e que ajuda a assegurar os tópicos anteriores.

A contratação de um bom fornecedor, capaz de disponibilizar as soluções de tecnologia que a sua empresa precisa, responde a todos esses requisitos e ainda oferece suporte especializado para manter seu parque computacional sempre com o melhor desempenho.

Um bom parceiro de TI acompanha as novidades do mercado, proporcionando as melhores soluções para a sua necessidade. O serviço também facilita a ampliação da infraestrutura de forma rápida e menos onerosa, em caso de crescimento do negócio ou projetos pontuais.

A terceirização do parque tecnológico, além de mantê-lo atualizado e em bom funcionamento, libera recursos e equipe da sua empresa para o core business. O resultado é ainda mais inovação, competitividade e bons resultados.

Gostou desse artigo? Conheça a solução de PC as a Service da Microcity e saiba como podemos ajudar você a manter o parque computacional da sua empresa atualizado e com o melhor desempenho.

Qual a melhor solução de PC as a Service para sua empresa?

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês