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O que é Outsourcing de TI? Entenda como funciona e tudo o que você precisa saber sobre esta solução

O que é Outsourcing de TI? Entenda como funciona e tudo o que você precisa saber sobre esta solução

O serviço de outsourcing de TI é o modelo estratégico para terceirizar a infraestrutura de TI da empresa com o objetivo de otimizar processos e melhorar resultados operacionais com o apoio e o suporte de profissionais especialistas.

 

A busca por tecnologias que possam garantir mais vantagens estratégicas e competitivas para o seu negócio faz parte da rotina de quem almeja o sucesso. Quando implementadas ao nosso planejamento, as chances de obtermos êxito são maiores e os resultados são mais atraentes. 

Atualmente, é preciso se atentar para o impacto da tecnologia nas empresas como um dos fatores que podem garantir o sucesso da organização. Estes recursos estão envolvidos diretamente na prestação de serviços ofertados, na rotina dos colaboradores e em muitos outros pontos dentro da empresa. 

Ter o foco na eficiência, na segurança, no desempenho e no custo são algumas das atribuições que fazem parte da rotina de um CIO. Elas, em conjunto com as medidas estratégicas presentes em seu planejamento, possibilitam que a empresa tenha um maior domínio sobre sua receita, podendo melhorar o fluxo de serviços das demais áreas.

É possível que a empresa alcance todos esses objetivos com a adoção do modelo de outsourcing de TI. 

Se você atua como um líder de  tecnologia na sua empresa e quer entender os benefícios que o outsourcing de TI pode oferecer para o seu negócio e a sua gestão, continue com a leitura! 

Aqui, você vai compreender melhor esses tópicos e entender como o outsourcing terá influência sobre o controle de custos, redução de riscos, rápida implementação de tecnologias e muito mais!

O que é o outsourcing de TI?

Investir em boa infraestrutura e em colaboradores com competência para gerir o setor de Tecnologia da Informação é essencial para obter sucesso nas suas operações. A área é de suma importância para o desenvolvimento de toda a empresa e tem ganhado cada vez mais destaque. 

No entanto, garantir a melhor tecnologia e estar sempre atualizado requer grande investimento financeiro e esforço interno. Por isso, o outsourcing vem se mostrando um recurso importante para as corporações que buscam estar sempre atualizadas.

Por meio da terceirização de TI, as empresas garantem a entrega de notebooks, desktops e outros dispositivos de acesso com uma camada de serviços que garante a segurança e o cumprimento de SLAs de atendimento. 

Uma empresa que optou pelo modelo de outsourcing tem o apoio e o suporte de especialistas na infraestrutura, prontos para lidar com os problemas que afetam seu negócio.

Uma empresa que optou pelo modelo de outsourcing tem o apoio e o suporte de especialistas na infraestrutura, prontos para lidar com os problemas que afetam seu negócio. Dificuldades relacionadas à manutenção, segurança, entre outros problemas deixam de ser preocupações do gestor de TI que pode contar com a mão de obra extremamente especializada por uma parcela do preço.

Todos esses benefícios colocaram o serviço de outsourcing de TI em evidência e fizeram da solução um investimento atraente para empresários de diversos portes e segmentos. E essas são apenas algumas das vantagens para aqueles que optaram por esse modelo.

Quais os seus benefícios do outsourcing de TI para as empresas?

Se você deseja ter maior disponibilidade tecnológica na sua empresa, o outsourcing de TI pode ser a solução certa para você. Essa solução oferece diversas vantagens que podem contribuir com o seu negócio.

O modelo já é amplamente utilizado em outras partes do mundo, justamente por toda a facilidade que eles oferecem aos negócios. Aqui no Brasil, atualmente, a opção tem crescimento e o outsourcing não é mais algo restrito apenas grandes empresas. Pequenas e médias corporações podem utilizar o modelo, oferecendo maior agilidade e eficiência para seus profissionais na rotina diária.

Até 2022, 19% das empress migrarão para modelos de outsourcing de TI

Se analisarmos o mercado de tecnologia da informação com calma, veremos como os modelos de Outsourcing de TI têm ganhado força. Um estudo do IDC, consultoria especializada em tendências do mercado de TI, aponta que, até 2022, 19% das empresas vão migrar para modelos do tipo. O motivo é claro. A solução é um bom caminho na busca por uma TI flexível, atualizada, eficiente e barata. 

Isso porque o Outsourcing de TI garante que uma empresa possua um parque tecnológico adequado às suas necessidades, além de assistência técnica disponível, mais segurança, usuários satisfeitos com seus equipamentos e diversos outros benefícios.

Para identificar a necessidade da terceirização na sua empresa, basta analisar os benefícios proporcionados por ela e avaliar se eles se encaixam com as suas demandas. Abaixo, você encontra uma lista com alguns deles, que resultarão em maior vantagem competitiva para o seu negócio!

1. Maior custo-benefício

Contar com um setor de Tecnologia da Informação capacitado e atualizado é uma necessidade de pequenas, médias e grandes empresas. Mas investir na infraestrutura e na manutenção da aparelhagem e dos profissionais requer recursos financeiros e muito planejamento. Por isso, é uma boa saída é adotar o modelo de outsourcing de TI.

A solução é uma maneira de fazer com que as empresas contem com uma área de TI moderna e aderente às suas demandas para fazê-la funcionar. Com esse modelo, você conseguirá, ainda, controlar melhor os custos da área e ter maior clareza quanto ao destino do investimento feito.

2. Agilidade na resolução das demandas

Solucionar os problemas com maior agilidade também é um benefício adquirido ao terceirizar os serviços de TI. O Field Service, fornecido pelo parceiro, evita a necessidade de deslocamento da sua equipe de TI para resolver o problema. Isso porque as demandas serão solucionadas por um time altamente especializado de maneira rápida e eficiente.

Com profissionais capacitados e uma infraestrutura moderna e atualizada, você garante, também, maior eficiência e qualidade nas entregas do seu setor de TI.

O aumento da eficiência da área se dá pela contratação do parceiro, que fornecerá profissionais com capacidade de lidar com as demandas de forma rápida e assertiva. O resultado é a melhora na qualidade, na competitividade do seu negócio e na percepção do usuário interno, que também é impactada positivamente.

Agilidade na resolução das demandas de TI

3. Monitoramento e disponibilidade de TI

Gerir todo o setor de TI é um trabalho bastante complexo. Mas, por ser tão necessário, é comum que as empresas demandem tempo para fazê-lo. Em decorrência disso, as organizações perdem tempo e recursos que poderiam ser investidos no próprio negócio, em seu core business.

Monitorar as atividades da área é uma das preocupações de um CIO que compromete o seu tempo e faz com que vários funcionários declinem tarefas que poderiam proporcionar avanços internos e externos para a companhia. Por isso, um dos benefícios esperados do modelo de terceirização é o monitoramento, que será executado pelo seu parceiro, propiciando uma gestão de TI mais assertiva.

Tendo a certeza de que os processos e demandas de TI estarão em boas mãos, sendo feitos de maneira segura e rápida, você terá mais tempo – um dos focos no dia a dia do CIO – e disponibilidade para planejar e executar as ações que envolvem a inovação e a melhoria das áreas internas. O departamento de tecnologia ganhará um papel ainda mais estratégico, podendo voltar seus esforços para as inovações e avanços que contribuam com o desenvolvimento do seu negócio e do seu planejamento estratégico.

4. Redução de falhas operacionais

Um fornecedor experiente e capacitado terá expertise na atividade para a qual foi contratada e uma estrutura física e tecnológica pronta para atender sua empresa. Eventuais erros e falhas podem ser detectados e resolvidos mais rapidamente, diminuindo a ocorrência de problemas que podem prejudicar sua operação.

A diminuição destes erros contribui para a redução de custos, além de evitar problemas que podem prejudicar a receita da sua empresa.

5. Padronização do parque tecnológico

A padronização do ambiente de TI permite um atendimento mais ágil e eficaz, uma vez que peças e equipamentos padronizados oferecem uma manutenção mais assertiva. Uma outra vantagem é a possibilidade de fazer uma clonagem do disco rígido, ajudando a recuperar as informações caso haja perda de dados por alguma falha.

A padronização também impede que incompatibilidades entre hardware e software aconteça e a integração dos diferentes sistemas é mais fácil. Além disso, é uma ótima maneira de implementar o equipamento necessário em cada setor da empresa.

6. Flexibilidade e expansão

Em alguns segmentos é normal ter variações com picos de venda ao longo do ano. Portanto, podemos dizer que diferentes períodos vão exigir menos ou mais da estrutura de TI. 

O modelo de outsourcing de TI permite que a infraestrutura de TI da empresa seja flexível para os dados da sua empresa, aumentando na velocidade ideal de acordo com o crescimento do negócio e sem gastar mais que o necessário.

O modelo de outsourcing permite que a infraestrutura seja flexível para os dados da sua empresa. Através deste serviço, você consegue aumentar a infraestrutura e os recursos na velocidade ideal para o seu negócio crescer, sem gastar mais que o necessário.

Dessa forma, você tem a segurança de que, na medida em que o seu negócio cresce, a estrutura se adapta para acompanhar a sua demanda. Assim, você não precisará despender recursos em uma infraestrutura que não está sendo realmente utilizada pela companhia.

Para as empresas que necessitam de uma estrutura capilarizada para expandirem o seu negócio e não querem se preocupar com logística, suporte técnico e instalação de infraestrutura, essa solução consegue centralizar o gerenciamento em um único fornecedor, principalmente se ela for gerenciada por uma empresa que possui cobertura de território nacional.

7. Mobilidade de TI

Contando com o apoio especializado de um fornecedor de infraestrutura de TI, fica mais fácil para a empresa realizar a adesão e a gestão com profissionais em trabalho remoto. A empresa contratada pode fornecer informações para acompanhamento de utilização dos ativos de TI, garantindo sua melhor produtividade.

Além disso, existe uma facilidade em relação ao suporte e manutenção dos equipamentos em qualquer lugar do país com maior agilidade e eficiência. Isso ainda gera uma economia com deslocamentos de profissionais ou envio dos ativos para reparos que seriam muito mais custosos.

8. Segurança de dados e informação

Garantir a segurança das informações e das operações da sua empresa é, sem dúvida, um dos maiores focos dos CIO’s. Estar um passo à frente e planejar uma saída para imprevistos que podem ocorrer são, também, de sua responsabilidade.

Além das atividades de monitoramento, os profissionais de TI da sua empresa precisam realizar um acompanhamento constantes da segurança tecnológica da empresa. O fornecedor atua como um parceiro estratégico, avaliando a infraestrutura para indicar a solução mais adequada para a operação segura do negócio. 

Um provedor de TI capacitado pode tornar o sistema de computadores da sua empresa mais seguro com uma variedade de serviços de gerenciamento de segurança e prevenção de riscos. A empresa contratante tem o apoio para garantir maior proteção individual dos equipamentos e na estrutural global da empresa, principalmente para profissionais em regime de trabalho remoto e fora do seu ambiente protegido. 

Segurança de dados e informação

9. Atualização do parque tecnológico e implementação de novas tecnologias

Diante das mudanças iminentes que a revolução 4.0 está promovendo em nossas vidas, como manter uma empresa altamente atualizada? A primeira resposta poderia ser garantir a aquisição de equipamentos de ponta. E talvez a ideia fizesse sentido há alguns anos, quando as mudanças e evoluções lançadas não eram tão disruptivas.

Investir na aquisição de equipamentos de TI é coisa do passado. Com o outsourcing de TI, as equipes contarão com equipamentos novos, atualizados e ágeis, com manutenção garantida, que facilitam seu dia a dia e contribuem para a modelagem de processos e produtos cada vez mais inovadores. Além disso, a solução permite que os colaboradores tenham melhor performance, entregando um ótimo resultado.

Com uma infraestrutura de TI de qualidade, você também poderá apostar na utilização de novos recursos que podem contribuir diretamente com o serviços ofertados pela empresa e o atendimento aos seus clientes.

10. Satisfação do cliente

A contratação de um parceiro terceirizado traz maior agilidade na resolução de demandas e nos procedimentos da área de TI, além da redução de despesas. Desde a contratação de pessoal quanto com a atualização até a manutenção de aparelhagem. Isso proporciona a melhora da qualidade dos serviços, já que os profissionais que se responsabilizarão pelo seu atendimento são altamente capacitados.

Com todos esses benefícios, uma coisa é clara: os resultados entregues pela sua empresa serão ainda melhores. Com isso, você ficará satisfeito e seus clientes também. Ou seja, todos ganham!

11. Inovação

Depois de todos os benefícios citados, é possível perceber que, por meio dessa solução, você ganha disponibilidade para focar no seu negócio e nas inovações que vão torná-lo mais eficiente e competitivo. Esse é o caso da Carvalho Hosken.

Por meio da contratação de um parceiro terceirizado, a empresa agora tem acesso a hardwares, suas ativações e configurações, suporte presencial e remoto, implantação de políticas e vários outros serviços que suprem as demandas da Matriz e de suas filiais. Dessa forma, a companhia tem total certeza de que as demandas de TI serão supridas e sua equipe interna pode voltar seus esforços para a inovação.

Segundo o sócio-diretor da Iteris, Sérgio Ferreira, com a modernidade, é essencial que os profissionais ligados à TI estejam sempre atualizados de modo a serem capazes de transformar o negócio do cliente em realidade por meio das soluções digitais. Por isso, é essencial estar sempre aberto a novas soluções que podem facilitar o gerenciamento da área.

Quais os modelos de outsourcing de TI?

Uma TI orientada para solucionar as dores de cada negócio. Esse pode ser um motivo que explica a grande diversidade de modelos de Outsourcing de TI. 

A contratação do serviço pay-per-use pode ser orientada apenas para garantir a transformação digital de uma empresa. Ou, em outra realidade, o serviço que mais funciona é justamente aquele que garante uma contratação e gestão de softwares customizados ao ambiente de trabalho. 

Quais os modelos de outsourcing de TI?

Com essa diversidade, o que tem em mente o crescente mercado de modelos as-a-service em TI? Oferecer opções cada vez mais baratas, eficientes e personalizadas ao cliente, indo ao encontro dos preceitos da Quarta Revolução Industrial.

Essa é a tendência mundial: companhias investindo cada vez mais em consumir TI, e não mais em desenvolver TI, como mostra este levantamento da consultoria McKinsey.

Veja, a seguir, 6 modelos de Outsourcing de TI que podem fazer a diferença em uma empresa.

Hardware as a Service (Haas)

O Hardware as a Service (HaaS) é focado em fornecer ao cliente equipamentos de TI adequados à sua realidade, sem que seja necessário realizar altos investimentos. 

Sua proposta é garantir um pacote que inclui a instalação de máquinas, configuração, suporte técnico e manutenção. A vantagem para o contratante é o pagamento de uma taxa mensal, que pode variar de acordo com o aumento ou diminuição do contrato.

O HaaS pode ser ideal para empresas de pequeno e médio porte. Dessa forma, as equipes contam com equipamentos atualizados a preços competitivos. 

Software as a Service (Saas)

Você utiliza ou já utilizou o Google Docs ou o Office 365? Se a resposta é sim, quer dizer que já foi um usuário de um modelo de Software as a Service (SaaS).

Nesta opção, a empresa efetiva uma assinatura para ter acesso aos softwares que precisa. Depois dessa contratação, passa a utilizá-los em um ambiente on-line (como ocorre no Google Docs) ou instala um pacote de programas em cada máquina. 

Com o SaaS, sua empresa pode ter acesso, com preços mais flexíveis, a um pacote de softwares mais completo. 

Quem optar por modelos que ficam em ambientes web também pode contar com uma rotina mais flexível, já que pode acessar documentos que abriu em seu notebook em outros dispositivos e locais, como celular ou tablet. 

Desktop as a Service (DTaaS)

Imagine, agora, um desktop virtual que pode ser acessado de diversos dispositivos através de um ambiente protegido? Essa é a proposta do Desktop as a Service (DTaaS).

Ele oferece a contratação de um provedor de serviços responsável por garantir todos os ambientes e softwares necessários para executar as demandas de uma empresa.

O foco aqui não é o equipamento, mas sim garantir um desktop disponível em uma nuvem de serviços, com todos os dados e aplicativos necessários.

Com o DTaaS, o cliente pode aumentar ainda mais a flexibilidade de seu negócio. Também pode ser uma boa opção para pequenas e médias empresas.

Device as a Service (Daas)

O Device as a Service (DaaS) já é uma solução mais completa, que entrega equipamentos e serviços a um cliente de forma personalizada. Ou seja, a empresa contratante passa a contar, a partir de um pagamento mensal, com os hardwares e softwares que necessita para executar suas atividades diárias.

Ou seja, é possível contratar uma solução que envolva computadores e tablets, com todos os programas necessários, a uma parcela mensal. 

Outra vantagem é que, no DaaS, a gestão e o suporte do parque tecnológico são terceirizados, garantindo mais direcionamento do negócio a seu core business.

Esse modelo também se caracteriza pelo armazenamento de dados em um servidor centralizado, podendo ser uma vantagem para empresas de médio e grande porte que precisam garantir uma atualização a custos competitivos.

Workplace as a Service (Waas)

Mas, se o que uma empresa busca é dialogar com uma nova geração de empregados, uma boa opção é o Workplace as a Service (WaaS).

O modelo é baseado na necessidade de garantir o acesso flexível aos ambientes de trabalho, independentemente do equipamento utilizado ou da localização geográfica.

Sua proposta é disponibilizar o acesso a todas as ferramentas e dispositivos necessários para a execução de tarefas. Além disso, possibilita o compartilhamento de dados, interação entre colegas e colaboração entre equipes – tudo isso pela tela do celular, tablet ou computador.

Às empresas, o desafio é garantir toda a infraestrutura e acessos necessários aos empregados que preferem trazer seu próprio dispositivo (movimento Bring Your Own Device – BYOD), trabalhar em coworkings ou home office.

PC as a Service (PCaaS)

Quando o que se busca é uma opção completa de outsourcing de TI, para ajudar a empresa a vencer desafios, a resposta está no PC as a Service (PCaaS).

A solução de infraestrutura e gestão de serviços de TI entrega um parque tecnológico adequado às necessidades do cliente. Com o PCaaS, o cliente passa a ter desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos de última geração prontos para o trabalho, além de softwares atualizados e preparados para o uso.

Quem decide pelo PCaaS passa a contar com parceria para realizar toda a gestão de TI – desde a implantação do parque tecnológico até o monitoramento, suporte técnico e ampliação do contrato de serviços.

Pode ser a solução ideal para quem precisa de um rápido provisionamento do parque tecnológico para iniciar um novo projeto – seja ele de inovação ou ampliação. 

Também pode ser a opção para empresas que visualizam a necessidade de contar com tecnologia e suporte de ponta, mas que não desejam realizar altos investimentos na aquisição de equipamentos.

Quer conhecer mais sobre o PC as a Service? Clique aqui

Quando optar por um serviço de outsourcing de TI?

Para saber se está na hora certa de adotar o PC as a Service, é importante fazer uma análise criteriosa das características do negócio, suas dores e suas oportunidades. Alguns indícios podem ajudar a entender que é preciso mudar:

1. Baixa produtividade

Você sabia que hardwares e softwares defasados podem comprometer o rendimento de equipes? De acordo com um estudo da SandDisk, um empregado pode perder até 5 dias de trabalho a cada ano devido a equipamentos de TI defasados. Ao optar pelo PCaaS, a empresa pode contribuir para que a performance e a satisfação das equipes aumente.

2. Falhas constantes de segurança 

Se empresas registram com muita frequência problemas relacionados à segurança da informação, um motivo pode ser a defasagem dos equipamentos de TI. Em 2017, por exemplo, um sistema operacional sofreu um grande ciberataque justamente por que já não recebia atualizações constantes. Com o outsourcing de TI, as atualizações são constantes e a segurança é um dos principais pilares da solução.

3. Pouca inovação no core business 

Se uma empresa ainda não ocupa a posição de liderança no que diz respeito à inovação, a falta de renovação no seu parque tecnológico pode ser um dos dificultadores. Ao garantir uma solução de ponta, a equipe de TI passa a ter mais tempo para oferecer mais opções, testar novidades, promover a colaboração entre times e prototipar novas ideias.

4. Equipe de TI sem tempo para atuar mais estrategicamente

Como um time de TI que utiliza a maioria dos seus recursos humanos para gerenciar dispositivos e resolver problemas técnicos pode desenvolver soluções mais estruturadas e tecnológicas? Quando se gasta muito tempo solucionando problemas básicos, o alerta vermelho precisa ser ligado. Com a contratação do Outsourcing de TI, será possível deslocar essas responsabilidades para uma empresa parceira, atuar de forma mais estratégica e garantir a qualidade dos equipamentos.

A terceirização de TI na rotina do CIO

Para ocupar a posição de CIO, o profissional necessita de uma visão que abranja não só o presente, mas o futuro. Além de estar a par das modernidades que surgem com as transformações digitais, ele também deve lidar com a parte estratégica e buscar oportunidades para fazer com que a empresa alcance seus objetivos. Por isso, esse profissional deve apresentar excelência não só na área técnica, mas também na estratégica.

Segundo o diretor da unidade TOTVS Private, Alexandre Azevedo, “a adaptação para este perfil é o ponto crucial nesta mudança de paradigma e a oportunidade de se tornar fundamental na empresa. Dessa forma, os CIOs poderão fazer com que a área de TI deixe de ser apenas um departamento de suporte ao dia a dia da operação e passe a ser uma área essencial aos objetivos do negócio, ajudando as companhias a atingirem suas metas”.

Com o outsourcing de TI, os CIOs poderão fazer com que a área de TI deixe de ser apenas um departamento de suporte ao dia a dia da operação e passe a ser uma área essencial aos objetivos do negócio

No entanto, focar na área de planejamento e estratégia pode ser um desafio ainda maior quando é necessário gerenciar a infraestrutura, as aplicações e toda a rotina que envolve a área interna e suas demandas. Por isso, apostar no outsourcing de TI pode ser uma boa solução para aliviar o peso dos processos internos e garantir ao CIO mais tempo para focar também na inovação e no seu papel junto ao CXO.

Por meio da solução, a empresa contrata um parceiro e, com ele, traça um plano de atendimento. Nele, vocês decidirão quais demandas devem ser atendidas pelo fornecedor. Dessa forma, você vai contar com uma equipe de confiança para solucionar as ocorrências corriqueiras da sua empresa e terá mais tempo para voltar suas atividades para o planejamento estratégico do negócio.

Depois de todos esses benefícios, é impossível não ver as vantagens que o outsourcing de TI tem a oferecer, não é mesmo? Por meio dele, você não só garantirá mais disponibilidade para focar no seu negócio, como terá maior segurança e qualidade na resolução de suas demandas.

Por isso, é importante levar o modelo em consideração se o seu foco é o crescimento da sua empresa, sem perder de vista o controle dos gastos. Afinal, o outsourcing traz o melhor custo-benefício para você.

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