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O melhor caminho para a implementação de outsourcing na sua empresa

O melhor caminho para a implementação de outsourcing na sua empresa

É hora de mudar. Muitas empresas chegam a essa conclusão quando analisam os problemas causados por serviços de tecnologia da informação pouco atualizados, caros e ineficientes. É aqui em que a implementação de outsourcing aparece como um bom contraponto.

Afinal, a terceirização da TI contribui para a transformação digital de um negócio a custos competitivos. Além disso, as empresas especializadas nesse ramo trabalham para garantir um pacote de serviços personalizado e moderno.

No entanto, pode ser um desafio implementar o outsourcing de TI. Diante de tantos problemas, é difícil definir por onde e como começar. 

Em uma realidade marcada pela alta competição e agilidade das mudanças, é preciso dar um passo atrás antes de seguir em frente. Saiba como, a seguir.

O outsourcing pode resolver todos os problemas de TI?

O potencial do outsourcing de TI é grande, por conta de todos os benefícios, como redução de custos, vantagens fiscais, atualização tecnológica de equipamentos, aumento da satisfação dos usuários com os equipamentos contratados, etc.

No entanto, a mudança só é efetiva quando há o envolvimento da equipe de TI contratante. É esse time que conhece a fundo o setor em que a empresa se insere e os gargalos de cada cliente interno. 

Por isso, é essencial que haja o engajamento desses profissionais, para que consigam visualizar, nos problemas conhecidos, oportunidades de fazer mais e melhor. 

Antes de fazer a implementação de outsourcing, planeje

Outro aspecto essencial é o planejamento. Não adianta contratar uma empresa de outsourcing de TI de forma atropelada, pensando apenas no serviço mais barato.

Como se trata de uma mudança que pode ser significativa, é essencial que a equipe de TI realize um planejamento, que envolva não só os profissionais especializados como também as equipes gerenciais das áreas.

Esse trabalho seguramente irá incluir aquele passinho atrás que mencionamos anteriormente. Ou seja, a implementação de outsourcing, para ser efetiva, deve envolver uma análise mais aprofundada do negócio.

Quais são os maiores gargalos da empresa? Quais são os impactos de serviços de TI desatualizados para cada área? Em qual atividade profissionais de TI perdem mais tempo?

É a partir das respostas de questões como essas que se pode ter dimensão do problema a ser enfrentado. E, claro, toda essa informação vai ser essencial para a execução de um planejamento adequado.

A boa notícia é que empresas de outsourcing de TI costumam apostar na flexibilidade. Ou seja, um bom parceiro poderá ajudar com um planejamento que inclui aumento gradativo do contrato de serviços.

Por onde começar a adotar o outsourcing de TI?

Caso esteja pensando em estabelecer uma parceria como essa, a resposta a essa pergunta vai depender das constatações desse processo de autoanálise.

Não há fórmula certa e única para alcançar ganhos, mas sim caminhos essenciais para chegar a uma TI atualizada, eficiente e adequada à realidade de uma empresa.

Há, no entanto, algumas possibilidades que devem ser consideradas. Veja, a seguir, três delas.

1) Quando há lentidão para executar atividades

Se o gargalo principal se refere a tarefas pouco eficientes, o primeiro passo a seguir é planejar a atualização de todo o parque tecnológico de uma empresa. 

Para isso, a equipe de TI pode desenhar uma transição em etapas, que parta dos processos mais simples para os mais complexos.

Outra opção é priorizar a atualização de atividades diretamente relacionadas ao core business. Se uma empresa de varejo optar pelo outsourcing, por exemplo, o foco inicial será atualizar os hardwares e softwares das equipes dedicadas à negociação, logística e venda de produtos.

2) Para quem tem falhas de segurança

Negócios que tiveram falhas recentes de segurança podem ter esse fato como oportunidade de investir no outsourcing como estratégia para aumentar a proteção de dados e informações sigilosas.

A boa notícia é que essa é uma das grandes preocupações de empresas do setor, que investem no desenvolvimento de soluções que dialogam com os desafios de uma sociedade cada vez mais digital.

A recente necessidade de se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados também pode ser uma oportunidade para buscar parceiros que estão alinhados às novas exigências, que passam a valer em 2020.

3) Quem precisa de mais flexibilidade

E quando uma empresa está buscando se adequar a um modelo de negócios mais flexível e descentralizado? Nesse caso, uma alternativa é fechar negócio com quem oferece soluções que permitam o acesso remoto e ofereçam possibilidades que potencializam a colaboração.

Pode ser, por exemplo, uma boa opção para empresas que buscam crescer no mercado, abrindo novas divisões ou lojas em outras localidades. Por meio do outsourcing, a expansão poderia acontecer sem a necessidade de comprar novos equipamentos.

Para ter sucesso, contrate o parceiro ideal

Esse planejamento só vai alcançar o sucesso caso seja estabelecida uma boa parceria. Por isso, é muito importante dedicar um tempo para pesquisar as empresas e soluções disponíveis no mercado, bem como a reputação das possíveis parceiras e seus cases de sucesso. 

Para lhe ajudar nessa tarefa, considere a Microcity. A empresa possui 35 anos de experiência em outsourcing de infraestrutura de TI, dedicados a uma busca constante por fazer mais e melhor para cada cliente. 

São diversas as soluções disponíveis, pensadas para atender aos mais variados desafios.

Uma das vantagens é que, com a Microcity, a implementação de outsourcing virá acompanhada de uma consultoria especializada, que vai contribuir na definição desse planejamento de atuação. Quer saber mais?

Clique aqui e converse com um consultor.

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