A forma de aprender e estudar vem mudando a muito tempo. O avanço da tecnologia da informação no âmbito educativo tem sido um dos grandes responsáveis por transformar as escolas, universidades, cursos, etc. É por isso que preparamos este conteúdo sobre TI na educação.
Através desse contexto, as instituições de ensino precisam se adaptar cada vez mais rápido se quiserem se empenhar em acompanhar a evolução do uso da tecnologia na educação. Afinal, para que as instituições de ensinos consigam educar, é preciso que estejam adequadas à realidade dos estudantes atuais, de forma que seja capaz de manter o interesse nas aulas.
É através desse cenário que a TI se mostra fundamental para a educação, uma vez que é extremamente possível potencializar o formato de ensino e torná-lo cada vez mais interessante, interativo e produtivo.
Através disso, o principal motivo do uso da TI no âmbito educacional, permite apresentar os conteúdos de uma forma mais compatível com a realidade dos jovens e estudantes atuais, que são nativos de uma era mais conectada.
Dentro dessa nova geração de estudantes existe um perfil extremamente engajado no âmbito online, com uma facilidade imensa para novas tecnologias, ideias, redes sociais e afins. Além disso, o interesse por jogos eletrônicos, campeonatos de games e ciência e cinema é cada vez maior e mais impactante no perfil dos jovens.
Uma grande característica dessa geração é a impaciência. O “novo” estudante consegue pesquisar na internet, os mais variados assuntos que desejar, o que torna a aprendizagem bem menos centralizada. Por esses e outros motivos, acaba reduzindo o interesse por aulas e mais aulas “intermináveis”, que por muitas vezes são muito tradicionais e pouco interativas.
Esse tipo de abordagem acaba cedendo lugar para uma outra forma mais dinâmica e envolvente, que forneça o engajamento necessário para despertar e prender o interesse dos estudantes. As instituições de ensino que não identificarem e acompanharem essa revolução da educação correrão sérios riscos de ficarem presas no passado, seguindo uma metodologia de ensino que não satisfaz mais às necessidades dos estudantes.
Atualmente os dispositivos portáteis nos acompanham em todos os lugares. Não é de hoje que isso não é mais uma realidade para as pessoas. Atualmente, não só os jovens têm acesso a este tipo de dispositivo, mas crianças também, por mais novas que sejam, já estão com celular ou tablet em mãos, assistindo desenho pelo Youtube e jogando jogos eletrônicos. Isso é algo que impacta muito o ambiente escolar de várias maneiras.
Através de um estudo de 2017 que foi divulgado pelo CETIC, que é uma empresa que faz monitoramento de TI no Brasil, constata que grande parte das crianças e adolescentes do brasil, têm acesso a um dispositivo móvel, seja celular ou tablet, e 85% são usuários altamente ativos na web.
Dentre vários números dessa pesquisa, ela indica que 76% pesquisou na Internet sobre trabalhos escolares e 64% usou a internet apenas por alguma curiosidade. A partir de tal cenário, é evidente que não se pode negar a influência dos dispositivos móveis dentro da educação, ainda que muitos professores e escolas são contra o uso de celulares, tablets e notebooks em sala de aula, é inegável que precisamos mudar o método de ensino.
Através do grande engajamento dessa nova geração de estudantes aos jogos eletrônicos, o termo “gamificação” têm um grande potencial e aceitação dentre as crianças e jovens em ensino fundamental e médio.
Através de uma forma de ensino mais prática, o estudo pode ser feito através de recursos típicos de games, através de certas experiências vivenciadas por personagens e motivadas por recompensas oferecidas sempre que um determinado nível de conhecimento e experiência for atingido.
Tendências de TI estão surgindo a todo momento. Estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia da informação pode impactar de forma muito grandiosa e positiva na forma de ensino atual.
A partir deste novo contexto, não basta apenas partir da escola saber utilizar inúmeras ferramentas e produtos disponíveis no mercado, é necessário sempre se movimentar e implementar coisas novas para que os alunos estejam sempre engajados com os estudos.
Esperamos que o artigo tenha sido útil para você, e se quiser conhecer ainda mais sobre tendências do mundo digital, assine a nossa newsletter ou entre em contato com os nossos consultores!