Microcity

O aumento do uso da TI na educação

O aumento do uso da TI na educação

A forma de aprender e estudar vem mudando a muito tempo. O avanço da tecnologia da informação no âmbito educativo tem sido um dos grandes responsáveis por transformar as escolas, universidades, cursos, etc. É por isso que preparamos este conteúdo sobre TI na educação.

Através desse contexto, as instituições de ensino precisam se adaptar cada vez mais rápido se quiserem se empenhar em acompanhar a evolução do uso da tecnologia na educação. Afinal, para que as instituições de ensinos consigam educar, é preciso que estejam adequadas à realidade dos estudantes atuais, de forma que seja capaz de manter o interesse nas aulas.

É através desse cenário que a TI se mostra fundamental para a educação, uma vez que é extremamente possível potencializar o formato de ensino e torná-lo cada vez mais interessante, interativo e produtivo.

Através disso, o principal motivo do uso da TI no âmbito educacional, permite apresentar os conteúdos de uma forma mais compatível com a realidade dos jovens e estudantes atuais, que são nativos de uma era mais conectada.

 

Quais são os principais fatores que estão transformando a TI na educação?

Dentro dessa nova geração de estudantes existe um perfil extremamente engajado no âmbito online, com uma facilidade imensa para novas tecnologias, ideias, redes sociais e afins. Além disso, o interesse por jogos eletrônicos, campeonatos de games e ciência e cinema é cada vez maior e mais impactante no perfil dos jovens. 

Uma grande característica dessa geração é a impaciência. O “novo” estudante consegue pesquisar na internet, os mais variados assuntos que desejar, o que torna a aprendizagem bem menos centralizada. Por esses e outros motivos, acaba reduzindo o interesse por aulas e mais aulas “intermináveis”, que por muitas vezes são muito tradicionais e pouco interativas.

Esse tipo de abordagem acaba cedendo lugar para uma outra forma mais dinâmica e envolvente, que forneça o engajamento necessário para despertar e prender o interesse dos estudantes. As instituições de ensino que não identificarem e acompanharem essa revolução da educação correrão sérios riscos de ficarem presas no passado, seguindo uma metodologia de ensino que não satisfaz mais às necessidades dos estudantes.

O grande aumento do uso do mobile

Atualmente os dispositivos portáteis nos acompanham em todos os lugares. Não é de hoje que isso não é mais uma realidade para as pessoas. Atualmente, não só os jovens têm acesso a este tipo de dispositivo, mas crianças também, por mais novas que sejam, já estão com celular ou tablet em mãos, assistindo desenho pelo Youtube e jogando jogos eletrônicos. Isso é algo que impacta muito o ambiente escolar de várias maneiras. 

Através de um estudo de 2017 que foi divulgado pelo CETIC, que é uma empresa que faz monitoramento de TI no Brasil, constata que grande parte das crianças e adolescentes do brasil, têm acesso a um dispositivo móvel, seja celular ou tablet, e 85% são usuários altamente ativos na web.

Dentre vários números dessa pesquisa, ela indica que 76% pesquisou na Internet sobre trabalhos escolares e 64% usou a internet apenas por alguma curiosidade. A partir de tal cenário, é evidente que não se pode negar a influência dos dispositivos móveis dentro da educação, ainda que muitos professores e escolas são contra o uso de celulares, tablets e notebooks em sala de aula, é inegável que precisamos mudar o método de ensino.

TI na educação: grandes tendências a gameficação

Através do grande engajamento dessa nova geração de estudantes aos jogos eletrônicos, o termo “gamificação” têm um grande potencial e aceitação dentre as crianças e jovens em ensino fundamental e médio.

Através de uma forma de ensino mais prática, o estudo pode ser feito através de recursos típicos de games, através de certas experiências vivenciadas por personagens e motivadas por recompensas oferecidas sempre que um determinado nível de conhecimento e experiência for atingido.

Não tenha medo de inovar!

Tendências de TI estão surgindo a todo momento. Estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia da informação pode impactar de forma muito grandiosa e positiva na forma de ensino atual.

A partir deste novo contexto, não basta apenas partir da escola saber utilizar inúmeras ferramentas e produtos disponíveis no mercado, é necessário sempre se movimentar e implementar coisas novas para que os alunos estejam sempre engajados com os estudos.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para você, e se quiser conhecer ainda mais sobre tendências do mundo digital, assine a nossa newsletter ou entre em contato com os nossos consultores!

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições