Microcity

Nuvem híbrida: saiba porque esse modelo é ideal para sua transformação digital

Nuvem híbrida: saiba porque esse modelo é ideal para sua transformação digital

O modelo de nuvem tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo. A razão para tamanha aderência são seus benefícios, que vão desde a flexibilidade do modelo à redução de custos. No entanto, o aumento das buscas resulta também em novas soluções em nuvem. Esse é o caso da Multicloud. Com uma proposta diferente, a novidade promete competir até mesmo com a nuvem híbrida. Mas será que a disputa é mesmo acirrada?

Ambos modelos têm peso no mercado. Mas, embora possuam algumas semelhanças, oferecem benefícios diferentes. Por isso, antes de se decidir por um deles, é essencial pesquisar mais para eleger qual vai atender às suas demandas de maneira mais completa: se a Multicloud ou a nuvem híbrida.

De um lado, você tem mais possibilidades para escolher os seus fornecedores. Do outro, você conta com uma opção que mescla as nuvens pública e privada, reunindo os benefícios mais valiosos de cada uma. Pensando nisso, qual delas escolher? Para chegar a uma decisão, é importante, saber como funciona cada uma delas.

 

A Multicloud

Quando o assunto é computação em nuvem, podemos afirmar que já deixou de ser uma das tendências que devemos considerar, para se tornar uma necessidade na qual precisamos investir. Por isso, é comum que as empresas de tecnologia foquem em criar versões que solucionem diversos tipos de demandas. A Multicloud é um exemplo disso.

O modelo funciona como um ambiente formado por nuvens públicas de diversos fornecedores. Isso dá ao investidor a chance de aproveitar os benefícios que diferentes empresas podem oferecer para moldar o seu próprio sistema de computação em nuvem, focando em suas necessidades.

Apesar da Multicloud contar somente com o formato público, ela oferece benefícios como:

Possibilidades

Você decide quais são os provedores que mais se adequam à sua empresa. Esse benefício pode ser de extrema valia, já que você pode escolher o melhor de cada um e montar um sistema de computação em nuvem mais preciso.

Independência

Por contar com mais provedores, você não vai depender de um só fornecedor para solucionar todos os seus chamados.

Custo-benefício

Devido à possibilidade de contratar os provedores com as soluções que você precisa, a Multicloud torna mais fácil selecionar apenas os serviços necessários para a sua área de TI.

 

A nuvem híbrida

A nuvem híbrida é uma junção entre a nuvem pública e a privada. Por meio dela, você tem mais flexibilidade e facilidade, pois você pode armazenar os dados estratégicos que requerem sigilo no ambiente privado e, ao mesmo tempo, permitir o acesso às demais informações no ambiente público. Por oferecer tamanha flexibilidade, essa opção tem sido a preferência das grandes corporações.

Além do equilíbrio entre os modelos público e privado, a híbrida está um passo à frente por poder ser também Multicloud. Ou seja, você pode obter os benefícios de quatro modelos distintos optando por uma só solução.

Além disso, a nuvem híbrida oferece:

Velocidade

Por ter parte da infraestrutura dentro da própria empresa, o modelo garante mais rapidez no controle dos dados e processamento das operações.

Segurança

É fácil e seguro migrar os dados sigilosos para a nuvem privada e, dessa forma, mantê-los confidenciais. Esse benefício é de extrema importância, porque manter a descrição perante dados estratégicos é fundamental para o sucesso de uma companhia.

Flexibilidade

Por mesclar os benefícios e possibilidades das nuvens privada e pública, a nuvem híbrida se mostra a opção mais vantajosa estrategicamente e a que apresenta melhor custo-benefício.

Por meio dela você armazena suas informações em dois ambientes distintos: na nuvem pública, que garante acesso de qualquer lugar e no ambiente privado, com ótimos níveis de disponibilidade, resiliência e segurança, tornando a sua rotina de TI mais funcional e prática. Por tudo isso, ela é uma forte opção a se considerar quando está em busca de uma solução que o ajuda na melhoria da área de Tecnologia da Informação e que o ajude na transformação digital.

 

Multicloud x Nuvem Híbrida

A Multicloud é um modelo de computação em nuvem muito interessante para o mercado. Afinal, ela oferece um benefício que a pública e a privada não possuem: a possibilidade de contratar provedores diferentes para integrar o seu próprio sistema. Essa é uma qualidade bem legal que permite que o cliente tenha ainda mais autonomia para gerir o seu setor de TI.

No entanto, a nuvem híbrida pode ser também Multicloud. E, além disso, ela conta com os benefícios das nuvens privada e pública. Ou seja: por meio de uma só solução em computação em nuvem, você tem os melhores benefícios dos três modelos. Por isso, não é de se impressionar que a segunda opção esteja conquistando cada vez mais adeptos no mercado.

Quando bem planejada e executada, a nuvem híbrida pode significar mais flexibilidade, facilidade de armazenamento, segurança e melhores resultados para as organizações. Então, se você está enfrentando dificuldades na hora de escolher entre uma e a outra, vale a pena lembrar que:

Nuvem Híbrida:

  • É o equilíbrio entre os modelos privado e público, resultando em mais flexibilidade e facilidade;
  • Pode ser também Multicloud;
  • O cliente pode optar por um só fornecedor, o que facilita a gestão.

Multicloud:

  • Conta apenas com o formato público. Ou seja, não pode ser híbrido;
  • Por contar com mais provedores, é necessário também maior envolvimento para lidar com cada um deles;
  • Pode gerar mais gastos por requerer profissionais capacitados para facilitar o funcionamento de provedores distintos.

Quando colocadas lado a lado, a disputa deixa de ser acirrada e o resultado é claro: a nuvem híbrida é a melhor opção. Ela é mais indicada para quem quer adotar um sistema mais moderno e concluir a transformação digital pela qual as companhias precisam passar. Isso porque, por meio do modelo, os gestores de TI solucionam grande parte dos problemas que os impedem de seguir nessa direção.

De acordo com um estudo da EMC, os CIOs contam com a nuvem híbrida para sanar problemas orçamentários, ambientes computacionais fragmentados e falta de tecnologias corretas. O sistema é considerado o mais adequado por oferecer mais modernidade, flexibilidade e possibilitar a mescla das nuvens privada e pública, que garantem maior vantagem ao investidor.

Depois de toda exposição de dados e benefícios gerados pela nuvem híbrida, é fácil entender porquê ela vem sendo cada vez mais visada e já é vista como necessária por diversas empresas. E, ainda segundo o estudo, a tendência é que a busca por essa solução só aumente.

E então, esclarecemos o assunto? Se você acha que a nuvem híbrida pode ser a solução ideal para a sua empresa, é hora de entender melhor a jornada para a nuvem. A partir daí, você terá conhecimento suficiente para entender todos os benefícios que o modelo pode trazer para a sua companhia e optar ou não pela sua adesão.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.