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Gestão de Pessoas aplicada no desenvolvimento dos negócios

A verdadeira missão da área de gestão de pessoas de uma empresa é ser guardiã dos valores e princípios que regem os negócios e gerar líderes capazes de assumir grandes responsabilidades. Além disso, é papel da área alinhar o desenvolvimento profissional dos colaboradores com os objetivos estratégicos e indicadores das organizações, a fim de estabelecer uma direção para a evolução do negócio de forma ordenada.

Ao mesmo tempo, com o aumento da procura por mais eficiência e rendimento por parte das empresas, aprimorar a gestão de colaboradores se faz cada vez mais necessário para reger melhores práticas e criar um ambiente onde seja desenvolvido o legado de crescimento do capital mais valioso de uma organização: as pessoas que fazem parte dela.

Uma empresa com práticas avançadas de Gestão de Pessoas sabe que os colaboradores devem estar motivados e precisa oferecer um ambiente de trabalho construtivo. Porém, essa abordagem não atende a todos os desafios enfrentados hoje pelas organizações. É necessário ir além. É preciso uma liderança forte que desenvolva e reconheça o diferencial dos seus colaboradores, uma cultura que reconheça o que cada um agrega dentro da empresa, e também, transparência nas mudanças que se fazem necessárias por meio da comunicação em todos os níveis da organização.

Profissionais que compartilham da cultura da organização fazem toda a diferença na evolução dos negócios e propagam a cultura organizacional. Lembre-se sempre, apesar de importante, ensinar tarefas técnicas é muito mais fácil do que ensinar a cultura organizacional. Por isso, quem está alinhado a ela se torna uma ferramenta importante para a consolidação da gestão de pessoas, e servem como exemplos a serem seguidos pelos demais funcionários.

Para exemplificar melhor a atuação da área de Gestão de Pessoas, elenquei cinco práticas que precisam ser exercidas para gerir a força de trabalho e tornar sua empresa um lugar excelente para se trabalhar:

Líderes: É preciso desenvolver liderança de forma constante. Os líderes são os multiplicadores da cultura, dos valores e do modelo de Gestão da Organização. Eles precisam estar sempre muito alinhados com a estratégia e são os melhores exemplos de uma instituição.

Comunicação: As organizações precisam enxergar seus profissionais como mecanismos oficiais de comunicação, e não apenas como multiplicadores de informação. Hoje, a informação circula em altíssima velocidade, as pessoas exigem ser informadas em tempo real, e querem opinar e interagir umas com as outras. As organizações precisam estar atentas e fomentarem senso de responsabilidade sobre o que é transmitido de informação, fornecer mecanismos que possam ser atualizados em tempo real, como intranets e até grupos no Whatsapp, e desenvolver “embaixadores” dentro da empresa.

Senso de “dono do negócio”: Os funcionários precisam ser incentivados a pensar como donos do negócio. Manter a empresa funcionando e alcançar os objetivos de negócios exige envolvimento de todos. Por isso, os líderes corporativos e a área de Gestão de Pessoas precisam estar alinhados à cultura organizacional, para passar a mensagem certa para os funcionários sobre as responsabilidades de cada um dentro de um ambiente muito maior, que é a empresa.

Inovação: As empresas precisam mudar rapidamente seus processos de negócios para se adequarem às novidades do mercado, e os funcionários precisam fazer parte dessa mudança. Para não serem engolidas pelo mercado, especialmente na era da Transformação Digital, as companhias precisam ter a inovação e a agilidade como focos nos princípios, visão e missão corporativas.

Produção: A alta performance é o objetivo de toda empresa. Mas é preciso assegurar um bom ambiente de trabalho e a saúde emocional dos colaboradores, caso contrário, esse objetivo não é alcançado. O estresse nas relações é inimigo da produtividade.

Proteger a diversidade: Ter pessoas de diferentes origens, referências e formações, pode ser benéfico para incorporar a inovação no ambiente de trabalho. A empresa deve ter mecanismos para proteger a diversidade do seu time, incentivando o respeito as pessoas e às suas diferenças. Importante ter um código de ética claro, de fácil acesso, que permeie toda a organização.

Além dessas práticas descritas acima, uma importante dica para ter uma Gestão de Pessoas eficiente é não basear as avaliações dos colaboradores apenas na visão do líder ou do gestor de área. É preciso ouvir as pessoas, seus anseios e suas necessidades. Assim, os feedbacks e as avaliações se tornam mais humanos e possibilitam entender o que de fato precisa ser mudado dentro da organização para atingir melhores resultados nos negócios, criando um legado que irá perpetuar as melhores práticas para sua empresa.

Por Polianna Lopes, Diretora de Pessoas e Marketing na Microcity

Fonte: MUNDO RH

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