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Microcity

Modelo de Gestão Sustentável Microcity

Modelo de Gestão Sustentável Microcity

A Microcity

Flexível, inovadora, fácil de fazer negócios, obcecada pela felicidade do cliente e pioneira em infraestrutura de TI como serviço. Assim pode ser definida a Microcity, empresa que no auge das suas quase 4 décadas consegue unir credibilidade/experiência e se manter jovem.

Fundada em maio de 1984, a Microcity é hoje a líder nacional em PC as a Service, segundo report IDC Brazil PCaaS 2H2020, com 21% do market share. Tem quase 370 funcionários e cerca de 230 clientes em todo Brasil. Fornece e administra mais de 200.000 ativos próprios, entre desktops, notebooks, tablets, ativos de rede, entre outros, está presente em mais de 4.000 sites e realiza mais de 130.000 atendimentos anuais, com SLA de 97%.

Cultura Organizacional

Somos uma empresa de pessoas. Toda a nossa cultura organizacional foi construída e fundamentada em volta dessa premissa. Acreditamos que as relações entre as pessoas, quando embasadas em respeito e transparência, podem gerar resultados extraordinários. Estamos falando de clientes, mas também de colaboradores, parceiros, comunidade, acionistas, e todos os nossos públicos de relacionamento. Gostamos de inovar, desafiar o mercado, e estamos sempre em movimento. Mas, acima de tudo, mantemos a premissa de querer fazer as pessoas felizes.

E assim nasceu o nosso Propósito: Cliente Feliz.

Mas quem é nosso cliente?

  • É o head de TI que nos procura porque precisa focar na inovação do seu negócio.
  • É o gestor de segurança que está sem dormir há uma semana por causa do ciberataque no servidor da empresa.
  • É o gerente de infraestrutura que não aguenta mais ouvir reclamações de seus funcionários do quanto a prestação de serviço interna demora.
  • São aqueles trabalhadores com filhos em idade escolar que, além de pagarem todos os impostos no início do ano, ainda precisam desembolsar uma bolada para material escolar.
  • É aquele funcionário que sonha em fazer uma graduação na sua área de atuação, mas a grana anda curta.
  • É aquela nova líder que almeja assumir uma equipe maior, mas não tem condições de investir em um coaching fora da empresa para se desenvolver.
  • É a senhorinha que foi abandonada pela família em um asilo e sente falta de conversar com alguém.
  • É até o menino que foi tirado dos pais e vive sob a tutela do estado, mas está sonhando com a visita do Papai Noel nesse natal.

É inclusive você, que está lendo esse texto. Você também é nosso cliente. Você está feliz? Desejamos que sim.

Conheça os demais itens da nossa Cultura Organizacional:

Missão

Entregar soluções híbridas de infraestrutura de TI, com informações inteligentes de gestão, que contribuam para os resultados e o sucesso dos nossos clientes.

 Visão 3R

– Reconhecida nacionalmente
– Respeitada em todo o território brasileiro
– Referência nacional

 Princípios

– Ser uma empresa diferente e única
– Ser uma empresa veloz, ágil, flexível e competitiva
– Ser uma empresa fácil de fazer negócios
– Respeitar o cliente, fornecedores e funcionários
– Manter sempre a ética nos relacionamentos
– Atuar com responsabilidade social

Código de Ética

1. Faça o bem

Faz bem pra mente e coração. É uma ótima alternativa anti-stress. Experimente!

2. Seja justo e imparcial

Coloque-se no lugar da outra pessoa. Analise os dois lados da história antes de tomar uma decisão.

3. Tenha compromisso com a verdade

É mais fácil repetir a verdade mil vezes do que a mesma mentira duas vezes. Mentindo, você está se enganando.

4. Transparência nas relações

Quanto mais transparentes e honestas as relações, mais chances de dar certo, e menos conflitos serão gerados. Seja transparente com educação.

5. O certo é certo, o errado é errado

Todos têm seus valores e crenças pessoais que devemos respeitar. Contudo, trabalhamos em uma empresa regida por regras e normas e vivemos numa sociedade regida por leis. Devemos cumpri-las.

6. Respeite as pessoas, aceite as diferenças. Não discrimine.

Pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Não discriminamos raça, cor, gênero, orientação sexual, idade, religião ou deficiência. Respeite as dificuldades e as escolhas pessoais.

7. Não corrompa e não se deixe corromper

Nem sempre o caminho mais fácil é o mais certo. A escolha é sua. Ajude a mudar o país começando pela mudança de atitude das pessoas. Todo mundo ganha com honestidade, principalmente você.

8. É legal ser legal

Todo desvio de caráter ou conduta, seja de ordem legal ou comportamental, traz prejuízo ou sofrimento a alguém. Por isso, é legal ser legal

9. Fale e aja com coerência

Somos constantemente observados pelas pessoas. O nosso comportamento e as nossas atitudes é que definirão o respeito que conquistaremos delas. Falar uma coisa e agir diferente, trará falta de credibilidade e respeito para você.

10. Cuide do planeta

Seja ecologicamente correto, use os recursos da empresa e da sua casa com consciência. O futuro dos seus descendentes depende disso.

Quem são nossos colaboradores?

#work hard, #playhard.

A Microcity é uma empresa na qual as pessoas trabalham muito, mas se divertem muito também.

O clima de descontração e informalidade contribui para o desenvolvimento da criatividade dos colaboradores da Microcity e os inspiram a buscar mais conhecimento. Isso resulta em uma equipe dedicada, motivada e que se orgulha da empresa.

Buscamos profissionais que tenham em seu DNA criatividade, comunicação, dinamismo, relacionamento interpessoal, foco no cliente, empreendedorismo e competitividade. Além disso, prezamos por profissionais que estejam abertos à inovação, que busquem se atualizar quanto à novas tecnologias e estejam abertos à evolução digital.

Também é indispensável que os membros do time tenham consciência ambiental/social e compartilhem dos nossos valores de crescimento sustentável, procurando cuidar do planeta e da comunidade.


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Responsabilidade Social

Sou do Bem Microcity

Que a Microcity é uma empresa que se preocupa com as pessoas, com o planeta e que pratica responsabilidade ambiental e social é evidente em todas as suas atividades. Esse valor é afirmado diariamente por meio das ações que realizamos, como o Sou do Bem, projeto de voluntariado que existe há 15 anos.

O projeto consiste em levar a instituições beneficentes atividades nas quais os voluntários, os colaboradores inscritos, doam parte do seu tempo (4 horas mensais durante o expediente de trabalho), de suas habilidades e sua atenção a quem precisa. Além disso, o projeto realiza ao longo do ano campanhas de arrecadação, engajando os colaboradores da sede e das filiais.

As ações do projeto, além de beneficiar as camadas menos favorecidas da sociedade, incentiva e dá oportunidade aos colaboradores de praticarem o bem dentro e fora do ambiente de trabalho. Além disso, contribui para que eles se desenvolvam como pessoas e profissionais.

São inúmeros os resultados obtidos com o projeto Sou do Bem, tanto para os voluntários quanto para a empresa, de um modo geral. Atualmente, 20% do total de colaboradores da empresa são engajados no projeto.

 

Meio Ambiente

A Microcity sempre teve uma preocupação forte com sua interferência na comunidade, mesmo antes da sustentabilidade ser uma tendência de gestão. Antes de iniciar o processo de descarte e demais programas ambientais, a empresa realizou um estudo de como o negócio impacta o meio ambiente.

A partir disso, foi definido que a empresa poderia atuar de forma responsável e sustentável por meio da neutralização do carbono emitido pela operação, através do plantio de árvores (Floresta Microcity), reciclagem (reutilização dos equipamentos para Seminovos), conscientização dos colaboradores e do público externo e descarte de lixo eletrônico (parceria com empresas de descarte).

As nossas práticas ambientais resultaram em duas certificações, ambas concedidas pelo IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza: Empresa Neutra de Carbono e Empresa Parceira da Natureza. A certificação Empresa Neutra de Carbono é um resultado do Projeto Um Micro por Uma Árvore, que a empresa manteve até 2015. A cada equipamento locado uma árvore era plantada. Esse projeto evoluiu para o atual programa Floresta Microcity.

Floresta Microcity: A Microcity possibilita que seus clientes também pratiquem uma TI mais sustentável, por meio da floresta que mantém, com quase 50 mil árvores, um verdadeiro pulmão que compensa o impacto ambiental do nosso negócio e da emissão de CO2 provocada pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos contratados pelos clientes.

A floresta, cujo plantio iniciou em 2010, possui uma variabilidade de biomas (mata atlântica e cerrado), localizados em São Paulo e no Mato Grosso. Como forma de comprovar a atuação sustentável dos clientes, a cada ano emitimos um certificado destacando quantas toneladas de gás carbônico a Microcity neutralizou para compensar o impacto causado pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos ativados.

Reutilização dos equipamentos e descarte de lixo eletrônico: Os equipamentos (desktops, estações de trabalho, notebooks, entre outros) que retornam dos clientes, em bom estado, passam por uma manutenção e são vendidos para os funcionários pela área de Seminovos ou reutilizados internamente.

Essas máquinas também costumam ser inseridas no projeto de responsabilidade social Sou do Bem e doadas para instituições carentes como forma de contribuição para a inclusão digital. Contamos com empresas parceiras para descarte dos equipamentos que não estão mais em condições de uso, que além de dar a destinação correta ao lixo eletrônico emitem certificado com a quantidade de material descartado.

Governança Corporativa

A Microcity sempre estabeleceu metas agressivas de crescimento. Além disso, usamos os momentos de crise do macro ambiente como oportunidades para nos desenvolver. Tudo isso é possível por causa da sua gestão sólida, empreendedora e de sua visão de futuro. Para tanto, conta com algumas práticas:

Gestão à Vista: Filosofia empresarial proveniente de uma forte ferramenta de comunicação organizacional para divulgação transparente do desempenho e produtividade.

Código de Ética: Compromisso em forma de 10 mandamentos construído pela empresa e colaboradores para nortear a conduta e a postura.

Ouvidoria Proativa: Por meio da área de Gestão de Clientes mede-se, mensalmente, a percepção do cliente com o nível de Gestão de Contrato e a satisfação dos usuários do serviço prestado ao fechamento de cada chamado. Além disso é aplicada semestralmente a pesquisa NPS, direcionada aos CIOs, que têm a oportunidade e expor a sua satisfação em relação à empresa.

Atuação ITIL Compliance: A Microcity orienta toda a sua prestação de serviços pelas melhores práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library é o framework para gerenciamento de serviços de TI mais adotado mundialmente). A utilização das melhores práticas contidas na ITIL V3 ajuda as organizações a atingirem seus objetivos de negócio utilizando apropriadamente os serviços de TI).

Planejamento Estratégico: Realizado anualmente com participação do grupo de liderança e consultores especializados.

Gestão de Clientes: Área criada para atuar como ouvidoria proativa dentro do cliente, medindo sistematicamente a sua percepção dos serviços prestados.

Comitê LGPD: Grupo criado para organizar e atuar em todas as atividades necessárias de adequação em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Escola de Negócios Microcity

Escola de negócios microcity

A Microcity possui um setor voltado para a capacitação e treinamento dos colaboradores da empresa. É chamado de ENM – Escola de Negócios Microcity. A ENM mapeia as necessidades de desenvolvimento de todas as áreas da empresa e monta um plano de treinamento de acordo com a estratégia, buscando parceiros para a condução dos cursos ou realizando a geração de conteúdo interna, visto que o setor conta com um profissional de design e-learning. Os cursos podem ser presenciais ou online. A ENM possui uma plataforma para hospedagem das videoaulas e cursos onde é possível que os colaboradores realizem provas e certifiquem-se. Essa plataforma permite também a geração de indicadores para acompanhamento da gestão.

Com o investimento na ENM, a Microcity promove a capacitação e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para sustentar o processo de melhoria contínua e o crescimento pessoal e profissional de cada colaborador o que, consequentemente, reflete na qualidade dos serviços prestados ao cliente.

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Cultura Microcity

O que fizemos em 2020? Se esse ano tivesse sido normal, este seria um vídeo de retrospectiva. Mas, sem spoiler, não foi! Então, digamos que resolvemos mudar a receita que pede para falar do passado, e decidimos apresentar o nosso futuro.