Flexível, inovadora, fácil de fazer negócios e pioneira em soluções híbridas. Assim pode ser definida a Microcity, empresa que no auge das suas mais de 3 décadas consegue unir credibilidade e experiência e se manter jovem.
Fundada em maio de 1984, a Microcity se consolida como importante integradora e líder em outsourcing de equipamentos e serviços avançados de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Tem quase 350 funcionários e cerca de 150 clientes em todo Brasil. Fornece e administra mais de 200.000 ativos próprios, está presente em mais de 4.000 sites e realiza mais de 130.000 atendimentos anuais, com SLA de 97%.
A Microcity é uma empresa que gosta de desafios e tem um presidente que não cansa de dizer: “não temos medo de nada”. Prova disso é que, no auge dos 34 anos de mercado de TI, atualizamos a nossa missão para adequar ao serviço que agregamos ao nosso negócio: ser mais que uma empresa de hardware; ser referência de inteligência da informação.
Na cultura organizacional da Microcity, o cliente é o elo mais importante da cadeia, permeando toda essência da empresa. Por isso, criamos uma representação da estrutura que interliga a atuação dos setores como uma célula viva, que se adequa às necessidades de cada cliente e está em constante movimento. Para tanto, o nosso organograma é denominado Organismo Vivo.
A Microcity inova, está sempre em movimento, mas acima de tudo mantém a premissa de ser apaixonada por pessoas e por ter na exclusividade de atendimento de cada cliente e no bem-estar dos seus colaboradores a chave do sucesso. Conheça um pouco mais sobre nós:
Nossa missão é entregar soluções híbridas de infraestrutura de TI, com informações inteligentes de negócios, que contribuam para os resultados e o sucesso dos nossos clientes.
– Reconhecida nacionalmente
– Respeitada em todo o território brasileiro
– Referência nacional
– Ser uma empresa diferente e única
– Ser uma empresa veloz, ágil, flexível e competitiva
– Ser uma empresa fácil de fazer negócios
– Respeitar o cliente, fornecedores e funcionários
– Manter sempre a ética nos relacionamentos
– Atuar com responsabilidade social
Faz bem pra mente e coração. É uma ótima alternativa anti-stress. Experimente!
Coloque-se no lugar da outra pessoa. Analise os dois lados da história antes de tomar uma decisão.
É mais fácil repetir a verdade mil vezes do que a mesma mentira duas vezes. Mentindo, você está se enganando.
Quanto mais transparentes e honestas as relações, mais chances de dar certo, e menos conflitos serão gerados. Seja transparente com educação.
Todos têm seus valores e crenças pessoais que devemos respeitar. Contudo, trabalhamos em uma empresa regida por regras e normas e vivemos numa sociedade regida por leis. Devemos cumpri-las.
6. Respeite as pessoas, aceite as diferenças. Não discrimine
Pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Não discriminamos raça, cor, sexo, idade, religião ou deficiência. Respeite as dificuldades e as escolhas pessoais.
Nem sempre o caminho mais fácil é o mais certo. A escolha é sua. Ajude a mudar o país começando pela mudança de atitude das pessoas. Todo mundo ganha com honestidade, principalmente você.
Todo desvio de caráter ou conduta, seja de ordem legal ou comportamental, traz prejuízo ou sofrimento a alguém. Por isso, é legal ser legal
Somos constantemente observados pelas pessoas. O nosso comportamento e as nossas atitudes é que definirão o respeito que conquistaremos delas. Falar uma coisa e agir diferente, trará falta de credibilidade e respeito para você.
Seja ecologicamente correto, use os recursos da empresa e da sua casa com consciência. O futuro dos seus descendentes depende disso.
A Microcity é uma empresa na qual as pessoas trabalham e se divertem muito. Afinal, por meio das áreas de Gestão de Pessoas (programas de benefícios e investimento em capacitação e desenvolvimento) e Comunicação Interna e Marketing (campanhas, divulgação de informações e eventos), a empresa consegue proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho equilibrado.
O clima de descontração e informalidade contribui para o desenvolvimento da criatividade dos colaboradores da Microcity e os inspiram a buscar mais conhecimento. Isso resulta em uma equipe dedicada, motivada e que se orgulha da Microcity.
Buscamos profissionais que tenham em seu DNA características parecidas com as da Microcity, como criatividade, comunicação, dinamismo, relacionamento interpessoal, foco no cliente, empreendedorismo e competitividade. Além disso, preza por profissionais que estejam abertos à inovação, que busquem se atualizar quanto à novas tecnologias e estejam abertos à evolução digital.
Ou seja, prioriza profissionais que comunguem dos mesmos valores que a nossa empresa, que se encantem pelo novo, e que têm facilidade de se adaptar à cultura de informalidade e flexibilidade. Além disso, é fundamental que mostrem compromisso com resultados, pois a Microcity busca a alta performance de sua equipe.
Também é indispensável que os membros do time tenham consciência ambiental/social e compartilhem dos nossos valores de crescimento sustentável, procurando cuidar do planeta e da comunidade.
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Que a Microcity é uma empresa que se preocupa com as pessoas, com o planeta e que pratica responsabilidade ambiental e social é evidente em todas as suas atividades. Esse valor é afirmado diariamente por meio das ações que realizamos, como o Sou do Bem, projeto de voluntariado que existe há mais de 10 anos.
O projeto consiste em levar a instituições beneficentes indicadas pelos colaboradores, ou de conhecimento da Microcity, atividades nas quais os voluntários, os colaboradores inscritos, doam parte do seu tempo (4 horas mensais durante o expediente de trabalho), de suas habilidades e sua atenção a quem precisa. Além disso, o projeto realiza ao longo do ano campanhas de arrecadação, engajando os colaboradores da sede e das filiais.
As ações do projeto, além de beneficiar as camadas menos favorecidas da sociedade, incentiva e dá oportunidade aos colaboradores de praticarem o bem dentro e fora do ambiente de trabalho. Além disso, contribui para que eles se desenvolvam como pessoas e profissionais.
O projeto vai ao encontro dos valores disseminados pela Microcity, além de reforçar um dos seus princípios, presente no seu Código de Ética: Faça o bem! Faz bem pra mente e coração. É uma ótima alternativa anti-stress. Experimente!
O Sou do Bem é um projeto que permite à Microcity desenvolver o seu capital humano, como uma ferramenta que contribui para a gestão de pessoas. Nasceu a partir da necessidade da empresa de externar o seu princípio de solidariedade e desenvolvimento de pessoas, e do desejo pessoal do presidente Luis Carlos Nacif.
A Microcity, desde a idealização do projeto, teve a preocupação de não praticar assistencialismo, mas sim de engajar os colaboradores em ações nas quais têm que se dedicar atenção, criatividade, iniciativa e tempo para desenvolvê-las. Os voluntários precisam participar das ações desde a sua logística até a entrega final.
São inúmeros os resultados obtidos com o projeto Sou do Bem, tanto para os voluntários quanto para a empresa, de um modo geral. Atualmente, 20% do total de colaboradores da empresa são engajados no projeto.
A Microcity sempre teve uma preocupação forte com sua interferência na comunidade, mesmo antes da sustentabilidade ser uma tendência de gestão. Antes de iniciar o processo de descarte e demais programas ambientais, a empresa realizou um estudo de como o negócio impacta o meio ambiente.
A partir disso, foi definido que a empresa poderia atuar de forma responsável e sustentável por meio da neutralização do carbono emitido pela operação, através do plantio de árvores (Floresta Microcity), reciclagem (reutilização dos equipamentos para Seminovos), conscientização dos colaboradores e do público externo e descarte de lixo eletrônico (parceria com empresas de descarte).
As nossas práticas ambientais resultaram em duas certificações, ambas concedidas pelo IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza: Empresa Neutra de Carbono e Empresa Parceira da Natureza. A certificação Empresa Neutra de Carbono é um resultado do Projeto Um Micro por Uma Árvore, que a empresa manteve até 2015. A cada equipamento locado uma árvore era plantada. Esse projeto evoluiu para o atual programa Floresta Microcity.
Floresta Microcity: A Microcity possibilita que seus clientes também pratiquem uma TI mais sustentável, por meio da floresta que mantém, com quase 45 mil árvores, um verdadeiro pulmão que compensa o impacto ambiental do nosso negócio e da emissão de CO2 provocada pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos contratados pelos clientes.
A floresta, cujo plantio iniciou em 2010, possui uma variabilidade de biomas (mata atlântica e cerrado), localizados em São Paulo e no Mato Grosso. Como forma de comprovar a atuação sustentável dos clientes, a cada ano emitimos um certificado destacando quantas toneladas de gás carbônico a Microcity neutralizou para compensar o impacto causado pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos ativados.
Reutilização dos equipamentos e descarte de lixo eletrônico: Os equipamentos (desktops, estações de trabalho, notebooks, entre outros) que retornam dos clientes, em bom estado, passam por uma manutenção e são vendidos para os funcionários pela área de Seminovos ou reutilizados internamente.
Essas máquinas também costumam ser inseridas no projeto de responsabilidade social Sou do Bem e doadas para instituições carentes como forma de contribuição para a inclusão digital. Contamos com empresas parceiras para descarte dos equipamentos que não estão mais em condições de uso, que além de dar a destinação correta ao lixo eletrônico emitem certificado com a quantidade de material descartado.
A Microcity sempre estabeleceu metas agressivas de crescimento. Além disso, usamos os momentos de crise do macro ambiente como oportunidades para nos desenvolver. Tudo isso é possível por causa da sua gestão sólida, empreendedora e de sua visão de futuro. Para tanto, conta com algumas práticas:
Gestão à Vista: Filosofia empresarial proveniente de uma forte ferramenta de comunicação organizacional para divulgação transparente do desempenho e produtividade.
Código de Ética: Compromisso em forma de 10 mandamentos construído pela empresa e colaboradores para nortear a conduta e a postura.
Ouvidoria Proativa: Por meio da área de Gestão de Clientes mede-se, mensalmente, a percepção do cliente com o nível de Gestão de Contrato e a satisfação dos usuários do serviço prestado ao fechamento de cada chamado. Além disso é aplicada semestralmente a pesquisa NPS, direcionada aos CIOs, que têm a oportunidade e expor a sua satisfação em relação à empresa.
Atuação ITIL V3 Compliance: A Microcity orienta toda a sua prestação de serviços pelas melhores práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library é o framework para gerenciamento de serviços de TI (ITSM) mais adotado mundialmente. A utilização das melhores práticas contidas na ITIL V3 ajuda as organizações a atingirem seus objetivos de negócio utilizando apropriadamente os serviços de TI).
Planejamento Estratégico: Realizado anualmente com participação do grupo de liderança e consultores especializados.
Conselho de Administração: Órgão criado para estabelecer diretrizes e fiscalizar execução de projetos, buscando soluções para agregar valor à gestão, proteger o patrimônio e maximizar o retorno dos investimentos dos acionistas.
Gestão de Clientes: Área criada para atuar como ouvidoria proativa dentro do cliente, medindo sistematicamente a sua percepção dos serviços prestados.
A Escola de Negócios Microcity (ENM) é um setor especialmente voltado para a capacitação e treinamento dos colaboradores, através de disciplinas e normativas formatadas por cursos on-line e/ou presenciais, conforme as funções e políticas da empresa. A área oferece disciplinas sobre temas técnicos, institucionais e gerais, nos quais os colaboradores aprendem, são avaliados e certificam-se.
Para isso, a ENM utiliza duas ferramentas: o LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento), no qual cada líder informa e justifica as necessidades de treinamentos para suprir carências da equipe; e o PAT (Programa Anual de Treinamento), resultado do tabulamento do LNT, que mapeia as necessidades de desenvolvimento de todas as áreas da Microcity para o ano.
Os cursos são elaborados pela ENM ou empresa terceirizadas, quando conveniente, e, após a conclusão de cada treinamento, o colaborador realiza uma Prova de Avaliação do conteúdo (exceto em alguns cursos externos) e uma Avaliação de Reação, que é um feedback em relação ao curso oferecido. Todo trabalho na ENM concentra-se no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, resultando no engajamento e satisfação dos mesmos, e num processo dinâmico de manutenção do conhecimento.