Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Qual a importância do investimento em TI para o seu negócio?

Qual a importância do investimento em TI para o seu negócio?

O investimento em TI é uma das aplicações de recursos mais importantes que um negócio pode fazer. A tecnologia possibilita que os processos se tornem mais ágeis, econômicos e eficientes, além de melhorar a experiência do cliente e agregar mais inteligência a empresa.

 

É inegável que o investimento em TI está entre as prioridades dos negócios de sucesso atualmente. Isso porque a tecnologia é responsável por alavancar os principais avanços sejam de produção ou de satisfação do cliente.

A terceirização de algumas ferramentas da tecnologia da informação nas empresas como, por exemplo, computadores, redes, data centers e nuvem, chamada de outsourcing de TI, é vista como uma boa opção para quem precisa investir em TI, mas cuja atividade principal não é a tecnologia.

E é fácil entender porque esse é um bom caminho. O seu fornecedor tem capacidade de oferecer soluções de TI atualizadas, modernas e de acordo com a demanda da sua empresa, em um modelo de aquisição como serviço, reduzindo os custos gerais e diluindo o investimento ao longo do período de contrato.

Neste artigo, trouxe algumas informações relevantes para que você compreenda a importância do investimento em TI para a sua empresa. Acompanhe comigo e veja como posicionar a TI como setor estratégico no negócio ajuda a poupar problemas futuros, reduzir custos e gerar grandes resultados.

Por que o investimento em TI é uma necessidade?

A transformação digital chegou em alta velocidade. Também chamada de revolução 4.0, esse momento da história da humanidade mudou a forma como nos comunicamos, mantemos nossas relações sociais, consumimos e produzimos. E isso já nem é novidade para alguém minimamente informado.

O que ainda pode causar impacto em algumas pessoas no mundo dos negócios é que não basta “informatizar” sua empresa. A maturidade digital é, hoje, requisito mínimo para manter a competitividade, se destacar no mercado e, por que não, sobreviver.

É aí que entra o investimento em tecnologia. O uso de soluções atualizadas de TI nas empresas permite que os processos se tornem mais ágeis, econômicos e eficientes, além de melhorar a experiência do cliente.

E quando falamos em análise de dados, os recursos para auxiliar na tomada de decisões, elaboração de estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente são inúmeros. Afinal, tudo são dados, desde o acompanhamento de fluxos de caixa, estoques e processos internos, às informações sobre o comportamento do consumidor.

Ou seja, um investimento em TI feito de forma estratégica e planejada pode impactar todos os processos de uma empresa.

Quais são as vantagens de se investir em tecnologia?

Já deixei claro que o investimento em TI é uma questão de sobrevivência para os negócios. Mas muito além de se manter no mercado, investir em tecnologia permite que sua empresa evolua, cresça e se destaque.

É muito importante definir a estratégia de TI a ser adotada em sua organização. Paralelo a isso, deve sempre se manter aberto a novas atualizações e mudanças do mercado (que são rápidas). Uma boa infraestrutura de TI é uma ótima base para que sua empresa consiga colher frutos no futuro.

Mais competitividade no mercado

Esse é talvez o principal retorno de investimento em tecnologia da informação. Vivemos em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), onde as coisas acontecem simultaneamente em alta velocidade. Por isso, a rapidez e a facilidade em resolver problemas e se comunicar é umas das maiores armas de qualquer empresa.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, devido à facilidade de informação e quantidade de ofertas que são bombardeadas no ambiente online. O consumo não se baseia apenas em preço e qualidade, mas também na identificação de valores em comum e na experiência do cliente.

Os problemas internos acabam refletindo na experiência do cliente e reverberando em inúmeros canais por toda a empresa. Sendo assim, se sua equipe não está preparada e atualizada para lidar com a rapidez do momento, dificilmente você conseguirá se destacar positivamente.

Melhoria no branding da empresa

O branding é um dos pilares na estratégia de atração e fidelização de clientes. Uma empresa que se importa com o que faz e consegue transmitir isso de forma clara para o seu público tem um salto enorme em direção ao sucesso.

Como disse, o cliente hoje espera se identificar com os valores da marca que consome. Seja com um atendimento único, entrega, questões ambientais, sociais etc. Saber se colocar perante os clientes é fundamental para criar uma aproximação da marca com o público.

O investimento em TI permite que a sua empresa conte com recursos avançados para conhecer melhor o cliente e alinhar suas estratégias às expectativas. Big Data e tecnologias como IoT, Machine Learning e Inteligência Artificial são ferramentas preciosas para a melhoria do branding do seu negócio.

Melhor experiência do cliente

Analisando a grande quantidade de dados coletados, é possível traçar uma persona e se aproximar do público. Isso cria uma sensação de importância no cliente, ele se sente visto pela marca e elevando a experiência, seja de compra, atendimento, pré ou pós-venda.

A transformação digital trouxe também a mudança do foco para o cliente, pois as empresas perceberam que, dessa forma, é possível ganhar competitividade, aumentar as vendas e fidelizar o consumidor.

E é o investimento em tecnologia que permite que os processos sejam otimizados, as dores e desejos do cliente sejam melhor compreendidos e, assim, o cliente fique mais satisfeito e os resultados do negócio sejam melhores.

Redução de custos e maior eficiência

A tecnologia evolui, sempre, com o intuito de otimizar os processos e torná-los mais ágeis, baratos e assertivos. Os avanços na tecnologia fazem as coisas funcionarem de forma mais eficiente, reduzindo erros e retrabalhos, por exemplo.

Da mesma forma, a automação de processos rotineiros e repetitivos pode, além de evitar falhas de processo, reduzir o custo com mão de obra, reservando os recursos humanos para atividades valiosas. O resultado de um bom investimento em tecnologia são processos mais ágeis, econômicos e com menos erros.

Aumento da mobilidade

Não importa o setor em que a sua empresa atua. Os tempos atuais exigem que muitas das operações possam ser executadas de forma remota – e a pandemia de covid-19 mostrou que a capacidade de adaptação e mobilidade pode ser uma questão de sobrevivência.

Seja para adotar o regime de trabalho remoto, para ampliar geograficamente a atuação da empresa ou mesmo para automatizar processos de alto risco para o ser humano, o avanço tecnológico oferece uma infinidade de recursos para aumentar a mobilidade da sua empresa e ajudá-la a evoluir.

Por que investir em outsourcing de TI?

A contratação de profissionais e soluções de TI terceirizados é chamada de “outsourcing”, que podemos traduzir para o português como “fonte externa”. Esse serviço normalmente representa um excelente custo-benefício para qualquer empresa que queira manter uma equipe sempre atualizada e à frente dos concorrentes.

Uma das grandes vantagens é o monitoramento e prevenção de falhas nos sistemas e computadores, além da disponibilização do suporte. Isso garante que as equipes possam focar em suas funções e otimizar o desempenho de toda a empresa, sem downtime ou riscos de segurança.

Sabendo do alto custo que pode ser acompanhar a evolução tecnológica, o outsourcing de TI permite que a sua empresa conte com as soluções mais atualizadas, sem precisar realizar novos grandes investimentos a cada inovação tecnológica, uma vez que a atualização é prevista no serviço.

Planeje estrategicamente a TI da sua empresa

O ideal é que o negócio opte pelo atendimento integrado. Em vez de cada setor da empresa ter diferentes fornecedores, contratos e tempos de entrega, com o outsourcing de TI, o serviço é direcionado por um só fornecedor, integrando toda a infraestrutura tecnológica da empresa.

Uma infraestrutura de TI integrada otimiza processos, evita erros e retrabalhos, facilita a gestão de TI e a manutenção da disponibilidade e da segurança e, por fim, poupa tempo e dinheiro.

Existem inúmeros benefícios que uma empresa pode ter com um investimento bem planejado em TI. Entre eles, posso pontuar:

  • Facilidade no processo de integração da TI;
  • Otimização de resultados;
  • Melhoria no atendimento ao cliente;
  • Otimização da comunicação interna;
  • Melhoria da segurança da informação;
  • Redução do downtime;
  • Monitoramento e manutenção da TI por equipe especializada;
  • Redução da sobrecarga na equipe interna de TI.

Uma parceria de excelência e confiança, como a Microcity, ainda pode oferecer diferenciais que representam uma evolução ainda maior para a sua empresa. Soluções voltadas para a mobilidade, com abrangência nacional inclusive de instalação e suporte, podem dar um upgrade no trabalho remoto.

Como o outsourcing de TI ajuda na digitalização do seu negócio?

Investir em tecnologia pode ser muito custoso para uma empresa que não planeja bem esse movimento. Uma boa infraestrutura de TI não é algo barato e, no caso da compra de equipamentos, é preciso gerenciar seu ciclo de vida para manter tudo atualizado e com máximo desempenho e segurança.

Sem mencionar que, ao final da vida útil, que dura entre 3 e 5 anos, é preciso descartar os equipamentos de forma correta e substituí-los. E como os avanços tecnológicos acontecem em velocidade vertiginosa, investimentos de atualização podem demorar bem menos do que a vida útil dos dispositivos.

O outsourcing de TI, por sua vez, tira das costas da sua empresa a responsabilidade de lidar com essa gestão e atualização da infraestrutura. Uma solução personalizada, como a oferecida pela Microcity, prevê a modernização da infraestrutura disponível com uma frequência estabelecida, garantindo que o seu time irá contar sempre com o melhor.

Assim, é possível realizar um investimento em tecnologia de forma mais estratégica e assertiva, focando na maturidade digital e na evolução do seu negócio. E ainda, investindo em TI como serviço, é possível redirecionar o capital para upgrades do produto ou serviço principal da sua empresa.

Se você gostou desse conteúdo e concorda comigo que o investimento em TI é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, fale com um de nossos consultores e conheça a solução de TI mais adequada para a sua empresa.

Assine nossa
newsletter

    Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Ebook
    do mês

      Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade