O investimento em TI é uma das aplicações de recursos mais importantes que um negócio pode fazer. A tecnologia possibilita que os processos se tornem mais ágeis, econômicos e eficientes, além de melhorar a experiência do cliente e agregar mais inteligência a empresa.
É inegável que o investimento em TI está entre as prioridades dos negócios de sucesso atualmente. Isso porque a tecnologia é responsável por alavancar os principais avanços sejam de produção ou de satisfação do cliente.
A terceirização de algumas ferramentas da tecnologia da informação nas empresas como, por exemplo, computadores, redes, data centers e nuvem, chamada de outsourcing de TI, é vista como uma boa opção para quem precisa investir em TI, mas cuja atividade principal não é a tecnologia.
E é fácil entender porque esse é um bom caminho. O seu fornecedor tem capacidade de oferecer soluções de TI atualizadas, modernas e de acordo com a demanda da sua empresa, em um modelo de aquisição como serviço, reduzindo os custos gerais e diluindo o investimento ao longo do período de contrato.
Neste artigo, trouxe algumas informações relevantes para que você compreenda a importância do investimento em TI para a sua empresa. Acompanhe comigo e veja como posicionar a TI como setor estratégico no negócio ajuda a poupar problemas futuros, reduzir custos e gerar grandes resultados.
A transformação digital chegou em alta velocidade. Também chamada de revolução 4.0, esse momento da história da humanidade mudou a forma como nos comunicamos, mantemos nossas relações sociais, consumimos e produzimos. E isso já nem é novidade para alguém minimamente informado.
O que ainda pode causar impacto em algumas pessoas no mundo dos negócios é que não basta “informatizar” sua empresa. A maturidade digital é, hoje, requisito mínimo para manter a competitividade, se destacar no mercado e, por que não, sobreviver.
É aí que entra o investimento em tecnologia. O uso de soluções atualizadas de TI nas empresas permite que os processos se tornem mais ágeis, econômicos e eficientes, além de melhorar a experiência do cliente.
E quando falamos em análise de dados, os recursos para auxiliar na tomada de decisões, elaboração de estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente são inúmeros. Afinal, tudo são dados, desde o acompanhamento de fluxos de caixa, estoques e processos internos, às informações sobre o comportamento do consumidor.
Ou seja, um investimento em TI feito de forma estratégica e planejada pode impactar todos os processos de uma empresa.
Já deixei claro que o investimento em TI é uma questão de sobrevivência para os negócios. Mas muito além de se manter no mercado, investir em tecnologia permite que sua empresa evolua, cresça e se destaque.
É muito importante definir a estratégia de TI a ser adotada em sua organização. Paralelo a isso, deve sempre se manter aberto a novas atualizações e mudanças do mercado (que são rápidas). Uma boa infraestrutura de TI é uma ótima base para que sua empresa consiga colher frutos no futuro.
Esse é talvez o principal retorno de investimento em tecnologia da informação. Vivemos em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), onde as coisas acontecem simultaneamente em alta velocidade. Por isso, a rapidez e a facilidade em resolver problemas e se comunicar é umas das maiores armas de qualquer empresa.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, devido à facilidade de informação e quantidade de ofertas que são bombardeadas no ambiente online. O consumo não se baseia apenas em preço e qualidade, mas também na identificação de valores em comum e na experiência do cliente.
Os problemas internos acabam refletindo na experiência do cliente e reverberando em inúmeros canais por toda a empresa. Sendo assim, se sua equipe não está preparada e atualizada para lidar com a rapidez do momento, dificilmente você conseguirá se destacar positivamente.
O branding é um dos pilares na estratégia de atração e fidelização de clientes. Uma empresa que se importa com o que faz e consegue transmitir isso de forma clara para o seu público tem um salto enorme em direção ao sucesso.
Como disse, o cliente hoje espera se identificar com os valores da marca que consome. Seja com um atendimento único, entrega, questões ambientais, sociais etc. Saber se colocar perante os clientes é fundamental para criar uma aproximação da marca com o público.
O investimento em TI permite que a sua empresa conte com recursos avançados para conhecer melhor o cliente e alinhar suas estratégias às expectativas. Big Data e tecnologias como IoT, Machine Learning e Inteligência Artificial são ferramentas preciosas para a melhoria do branding do seu negócio.
Analisando a grande quantidade de dados coletados, é possível traçar uma persona e se aproximar do público. Isso cria uma sensação de importância no cliente, ele se sente visto pela marca e elevando a experiência, seja de compra, atendimento, pré ou pós-venda.
A transformação digital trouxe também a mudança do foco para o cliente, pois as empresas perceberam que, dessa forma, é possível ganhar competitividade, aumentar as vendas e fidelizar o consumidor.
E é o investimento em tecnologia que permite que os processos sejam otimizados, as dores e desejos do cliente sejam melhor compreendidos e, assim, o cliente fique mais satisfeito e os resultados do negócio sejam melhores.
A tecnologia evolui, sempre, com o intuito de otimizar os processos e torná-los mais ágeis, baratos e assertivos. Os avanços na tecnologia fazem as coisas funcionarem de forma mais eficiente, reduzindo erros e retrabalhos, por exemplo.
Da mesma forma, a automação de processos rotineiros e repetitivos pode, além de evitar falhas de processo, reduzir o custo com mão de obra, reservando os recursos humanos para atividades valiosas. O resultado de um bom investimento em tecnologia são processos mais ágeis, econômicos e com menos erros.
Não importa o setor em que a sua empresa atua. Os tempos atuais exigem que muitas das operações possam ser executadas de forma remota – e a pandemia de covid-19 mostrou que a capacidade de adaptação e mobilidade pode ser uma questão de sobrevivência.
Seja para adotar o regime de trabalho remoto, para ampliar geograficamente a atuação da empresa ou mesmo para automatizar processos de alto risco para o ser humano, o avanço tecnológico oferece uma infinidade de recursos para aumentar a mobilidade da sua empresa e ajudá-la a evoluir.
A contratação de profissionais e soluções de TI terceirizados é chamada de “outsourcing”, que podemos traduzir para o português como “fonte externa”. Esse serviço normalmente representa um excelente custo-benefício para qualquer empresa que queira manter uma equipe sempre atualizada e à frente dos concorrentes.
Uma das grandes vantagens é o monitoramento e prevenção de falhas nos sistemas e computadores, além da disponibilização do suporte. Isso garante que as equipes possam focar em suas funções e otimizar o desempenho de toda a empresa, sem downtime ou riscos de segurança.
Sabendo do alto custo que pode ser acompanhar a evolução tecnológica, o outsourcing de TI permite que a sua empresa conte com as soluções mais atualizadas, sem precisar realizar novos grandes investimentos a cada inovação tecnológica, uma vez que a atualização é prevista no serviço.
O ideal é que o negócio opte pelo atendimento integrado. Em vez de cada setor da empresa ter diferentes fornecedores, contratos e tempos de entrega, com o outsourcing de TI, o serviço é direcionado por um só fornecedor, integrando toda a infraestrutura tecnológica da empresa.
Uma infraestrutura de TI integrada otimiza processos, evita erros e retrabalhos, facilita a gestão de TI e a manutenção da disponibilidade e da segurança e, por fim, poupa tempo e dinheiro.
Existem inúmeros benefícios que uma empresa pode ter com um investimento bem planejado em TI. Entre eles, posso pontuar:
Uma parceria de excelência e confiança, como a Microcity, ainda pode oferecer diferenciais que representam uma evolução ainda maior para a sua empresa. Soluções voltadas para a mobilidade, com abrangência nacional inclusive de instalação e suporte, podem dar um upgrade no trabalho remoto.
Investir em tecnologia pode ser muito custoso para uma empresa que não planeja bem esse movimento. Uma boa infraestrutura de TI não é algo barato e, no caso da compra de equipamentos, é preciso gerenciar seu ciclo de vida para manter tudo atualizado e com máximo desempenho e segurança.
Sem mencionar que, ao final da vida útil, que dura entre 3 e 5 anos, é preciso descartar os equipamentos de forma correta e substituí-los. E como os avanços tecnológicos acontecem em velocidade vertiginosa, investimentos de atualização podem demorar bem menos do que a vida útil dos dispositivos.
O outsourcing de TI, por sua vez, tira das costas da sua empresa a responsabilidade de lidar com essa gestão e atualização da infraestrutura. Uma solução personalizada, como a oferecida pela Microcity, prevê a modernização da infraestrutura disponível com uma frequência estabelecida, garantindo que o seu time irá contar sempre com o melhor.
Assim, é possível realizar um investimento em tecnologia de forma mais estratégica e assertiva, focando na maturidade digital e na evolução do seu negócio. E ainda, investindo em TI como serviço, é possível redirecionar o capital para upgrades do produto ou serviço principal da sua empresa.
Se você gostou desse conteúdo e concorda comigo que o investimento em TI é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, fale com um de nossos consultores e conheça a solução de TI mais adequada para a sua empresa.