Microcity

A hora da Inteligência artificial nos negócios chegou. Veja como usar a tecnologia para alavancar seus resultados

A hora da Inteligência artificial nos negócios chegou. Veja como usar a tecnologia para alavancar seus resultados

Todo gestor preocupado com o desempenho do negócio busca alternativas para otimizar processos. Em muitos momentos, o tempo excessivo gasto para realizar uma atividade significa um entrave para estar à frente dos concorrentes. Por isso, a inteligência artificial nos negócios é a solução para garantir agilidade, precisão e segurança.

A AI tem sido a aposta de empresas em todo o mundo para atingir resultados cada vez mais surpreendentes. Isso porque a tecnologia baseada em inteligência artificial pode reduzir para poucas horas processos que levariam dias para serem realizados.

As vantagens dessa opção são muitas, assim como as possibilidades de aplicação. No post de hoje, você vai entender como a AI vai colocar sua empresa na rota da transformação digital para ser ainda mais competitiva.

Inteligência artificial nos negócios como aliada

De maneira simples, a AI permite que softwares executem ações que são ou seriam realizadas por pessoas. Mas isso não significa que essa tecnologia vai substituir de vez a mão de obra humana. Os robôs podem ser eficientes em diversas funções, mas eles não são capazes de elaborar estratégias e definir os rumos do negócio.

Em casos em que os robôs assumem o atendimento ao cliente, por exemplo, eles não são capazes de oferecer a mesma personalização que uma pessoa pode garantir. Buscar a fidelização do consumidor ao oferecer um canal de contato direto para que ele possa utilizar, posteriormente, pode fazer a diferença nos resultados.

A inteligência artificial nos negócios permite que as equipes que estão dedicadas a atividades repetitivas e desgastantes possam concentrar esforços em soluções que possam trazer retorno real e positivo à empresa, garantindo inovação em novos produtos e serviços.

6 benefícios da tecnologia

Ao optar pelas soluções que a AI possibilita, os processos podem ser otimizados de ponta a ponta: desde a automação de atividades internas até a experiência final do consumidor que acaba de adquirir um produto.

A expert no assunto, considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil, Martha Gabriel, destaca como essa tecnologia tornou-se uma prioridade em todo o mundo. “De algoritmos de linguagem natural (que viabilizam os chatbots) a sistemas de visão computacional e análise preditiva, as APIs (Application Program Interface) inteligentes passam a ser disponíveis, escaláveis e acessíveis para qualquer tipo de negócio, ampliando ainda mais as suas possibilidades de uso”, destaca em seu site.

Saiba, agora, quais são os principais benefícios para seu negócio:

1) Garantia de mais segurança e menor risco de falhas

Os softwares baseados em AI são capazes de detectar fraudes em tempo real. Com base nos padrões identificados das operações regulares, esses sistemas constatam quando algo não sai de acordo com o programado. Além disso, a precisão possibilitada por esses sistemas reduz drasticamente os riscos de falhas nas execuções de ações.

2) Atendimento eficiente ao cliente

Os robôs podem responder às demandas dos consumidores de maneira eficiente. Seja para oferecer um produto ou mesmo para buscar soluções como entrega atrasada, eles podem garantir que as tarefas serão executadas de maneira satisfatória, principalmente, para o setor do varejo que precisa lidar com grande diversidade e quantidade de produtos. E, por isso, as demandas são diversas e exigem respostas rápidas.

3) Comunicação interna efetiva

A AI já alcançou um nível de sofisticação que permite que cada colaborador da empresa possa ter um assistente virtual que auxilia na programação de atividades diárias e na relação com os setores necessários. A qualidade dos serviços fica ainda mais assegurada com esse tipo de recurso.

4) Produtividade cada vez mais alta

Ao automatizar processos desgastantes e demorados, as equipes podem se dedicar a outras atividades que trarão mais lucro ao negócio.

5) Geração de dados em tempo real

As informações de toda a empresa podem ser processadas em tempo real. Os gestores conseguem ter acesso a esses dados de qualquer lugar e podem tomar decisões estratégicas de desenvolvimento do negócio e ter insights de inovação para os diferentes setores.

6) Menos custos

Ao otimizar os processos de toda a empresa, a redução de gastos passa a ser uma realidade. Quanto maior a precisão e a agilidade das atividades, melhor o rendimento e menor o risco de falhas.

3 dicas para preparar sua equipe

Quer aplicar a inteligência artificial nos negócios agora mesmo? Confira algumas dicas para que ter sucesso na transformação de processos:

1) Parceria é tudo

Encontre uma empresa com expertise na área para que seu negócio tenha garantido todos os benefícios da AI. A Microcity oferece diversos serviços que possibilitam a aplicação da tecnologia no dia a dia da empresa no modelo como serviço sem que seja necessário, por exemplo, adquirir equipamentos ou contratar equipes especializadas.

2) Capacite sua equipe

É muito importante que todos os setores estejam alinhados e preparados para colocar em prática as potencialidades da tecnologia. Por isso, invista em treinamentos e, sempre que necessário, ofereça capacitações para atualizar os colaboradores das novas práticas.

3) Prioridade na cibersegurança

A segurança dos dados da sua empresa precisa ser prioridade. Por isso, apostar na AI evita problemas e falhas que podem colocar em risco as atividades do seu negócio.

Viu como a inteligência artificial nos negócios pode fazer a diferença? Conheça um pouco mais sobre o que a Machine learning pode fazer pela sua empresa e otimização no processo de trabalho.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições