Microcity

Inteligência artificial nas empresas: Qual o impacto e os benefícios desta tecnologia

Inteligência artificial nas empresas: Qual o impacto e os benefícios desta tecnologia

A inteligência artificial nas empresas contribui com o desenvolvimento da produtividade dos colaboradores e com otimização dos custos. Essa tecnologia ainda tem grande potencial para o crescimento de suas aplicações podendo ser utilizada em diferentes setores do negócio.

 

Se há alguns anos a ideia de um robô que pensa, interage e realiza tarefas era assunto de filme de ficção científica, a realidade atual é completamente diferente. A inteligência artificial (IA) saiu das telonas e passou a ser assunto recorrente em laboratórios, universidades e empresas interessadas em inovar e melhorar seus processos.

Todo gestor preocupado com o desempenho do negócio busca alternativas para otimizar processos. Em muitos momentos, o tempo excessivo gasto para realizar uma atividade significa um entrave para estar à frente dos concorrentes. Por isso, a inteligência artificial nos negócios é a solução para garantir agilidade, precisão e segurança.

A AI tem sido a aposta de empresas em todo o mundo para atingir resultados cada vez mais surpreendentes. Isso porque a tecnologia baseada em inteligência artificial pode reduzir para poucas horas processos que levariam dias para serem realizados.

O fato é tão relevante que a IA é considerada um dos pilares da 4ª Revolução Industrial, processo marcado pelo uso intensivo da tecnologia, mudanças constantes e a necessidade de que profissionais desenvolvam outras habilidades.

As vantagens dessa opção são muitas, assim como as possibilidades de aplicação. No post de hoje, você vai entender como a AI vai colocar sua empresa na rota da transformação digital para ser ainda mais competitiva.

O que é a inteligência artificial?

Uma máquina ou equipamento capaz de imitar a capacidade humana para resolver problemas, aprender, interagir com pessoas ou com outras máquinas, executar processos e antecipar necessidades. É basicamente essa a capacidade da inteligência artificial.

Para possibilitar raciocínio, aprendizado, percepção e planejamento, as máquinas se apropriam de códigos e algoritmos para analisar um amplo banco de dados. Essa análise pode estabelecer relações, identificar comportamentos, confrontar realidades através do puro processamento de um volume grande de informações. Com esses resultados, um equipamento pode passar a ter uma “ação inteligente”.

Quantos mais dados disponíveis, maior será a possibilidade do equipamento ser mais eficiente. Foi por meio dessa lógica, por exemplo, que um robô japonês conseguiu ficar entre os 20% dos alunos melhor colocados no vestibular da Universidade de Tóquio, um dos mais disputados e difíceis do mundo, sem saber nada.

Inteligência artificial como aliada nos negócios

De maneira simples, a AI permite que softwares executem ações que são ou seriam realizadas por pessoas. Mas isso não significa que essa tecnologia vai substituir de vez a mão de obra humana. Os robôs podem ser eficientes em diversas funções, mas eles não são capazes de elaborar estratégias e definir os rumos do negócio.

Em casos em que os robôs assumem o atendimento ao cliente, por exemplo, eles não são capazes de oferecer a mesma personalização que uma pessoa pode garantir. Buscar a fidelização do consumidor ao oferecer um canal de contato direto para que ele possa utilizar, posteriormente, pode fazer a diferença nos resultados.

A inteligência artificial nos negócios permite que as equipes que estão dedicadas a atividades repetitivas e desgastantes possam concentrar esforços em soluções que possam trazer retorno real e positivo à empresa, garantindo inovação em novos produtos e serviços.

Como a inteligência artificial pode ser usada dentro das empresas?

Se um robô consegue até passar no vestibular, você já pode imaginar a infinidade de possibilidades do uso da inteligência artificial nas empresas. Ela pode ir desde a execução de tarefas cotidianas até a interação com seres humanos em sites e lojas. Veja a seguir algumas das possibilidades e suas vantagens:

Execução de processos

Seja na linha de produção de uma fábrica de automóveis ou na área administrativa de uma empresa de mineração, a inteligência artificial pode ser usada para realizar uma série de tarefas, principalmente aquelas que são repetitivas.

Busca por oportunidades de negócio

A capacidade de analisar uma grande quantidade de dados em curtos períodos de tempos e indicar possíveis caminhos para um negócio é outra possibilidade da inteligência artificial. Uma máquina focada em buscar novos clientes pode, por exemplo, encontrar oportunidades em outros mercados, seja através da expansão territorial ou da identificação de outras possibilidades em setores já estabelecidos. Para proporcionar essa análise, utiliza-se o big data, ou seja, o armazenamento e a interpretação de um grande volume de dados, de naturezas distintas – podendo ser documentos, vídeos, dados geográficos, etc.

Contratação e retenção de talentos

Imagine que você possui uma vaga aberta e recebeu uma série de currículos, mas ainda não encontrou a pessoa ideal. A inteligência artificial também pode ajudar nessa busca, ao relacionar as características mais importantes das vagas e as competências de todos os candidatos. Máquinas especializadas podem ser capazes de encontrar até mesmo quem nem se candidatou.

Atendimento a clientes

Bate-papo virtual para resolver problema de clientes e assistentes virtuais que ajudam o usuário no seu dia a dia são apenas duas das opções que a inteligência artificial proporciona quando o assunto é o consumidor final. Para tornar essa interação mais assertiva e natural, as máquinas “aprendem” a cada atendimento, conseguindo estabelecer padrões de conversa e definindo as respostas mais adequadas para cada situação. É assim que funcionam os chatbots, por exemplo, que podem agilizar e melhorar processos internos.

Quais os benefícios da inteligência artificial nas empresas?

Ao optar pelas soluções que a AI possibilita, os processos podem ser otimizados de ponta a ponta: desde a automação de atividades internas até a experiência final do consumidor que acaba de adquirir um produto.

A expert no assunto, considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil, Martha Gabriel, destaca como essa tecnologia tornou-se uma prioridade em todo o mundo. “De algoritmos de linguagem natural (que viabilizam os chatbots) a sistemas de visão computacional e análise preditiva, as APIs (Application Program Interface) inteligentes passam a ser disponíveis, escaláveis e acessíveis para qualquer tipo de negócio, ampliando ainda mais as suas possibilidades de uso”, destaca em seu site.

Saiba, agora, quais são os principais benefícios para seu negócio:

Mais segurança e menor risco de falhas

Os softwares baseados em AI são capazes de detectar fraudes em tempo real. Com base nos padrões identificados das operações regulares, esses sistemas constatam quando algo não sai de acordo com o programado. Além disso, a precisão possibilitada por esses sistemas reduz drasticamente os riscos de falhas nas execuções de ações.

Maior satisfação dos clientes

Os robôs podem responder às demandas dos consumidores de maneira eficiente. Seja para oferecer um produto ou mesmo para buscar soluções como entrega atrasada, eles podem garantir que as tarefas serão executadas de maneira satisfatória, principalmente, para o setor do varejo que precisa lidar com grande diversidade e quantidade de produtos. E, por isso, as demandas são diversas e exigem respostas rápidas.

Produtividade cada vez mais alta

A AI já alcançou um nível de sofisticação que permite que cada colaborador da empresa possa ter um assistente virtual que auxilia na programação de atividades diárias e na relação com os setores necessários. A qualidade dos serviços fica ainda mais assegurada com esse tipo de recurso.

Ao automatizar processos desgastantes e demorados, as equipes podem se dedicar a outras atividades que trarão mais lucro ao negócio.

Geração de dados em tempo real

As informações de toda a empresa podem ser processadas em tempo real. Os gestores conseguem ter acesso a esses dados de qualquer lugar e podem tomar decisões estratégicas de desenvolvimento do negócio e ter insights de inovação para os diferentes setores.

Otimização de custos

Ao otimizar os processos de toda a empresa, a redução de gastos passa a ser uma realidade. Quanto maior a precisão e a agilidade das atividades, melhor o rendimento e menor o risco de falhas.

Como implementar a inteligência artificial na sua empresa?

A adoção da inteligência artificial nas empresas precisa estar orientada aos objetivos de negócio de uma empresa para ser realmente efetiva. É por isso que, antes de qualquer atitude ou decisão, é necessário que o CEO, juntamente com profissionais de diversas áreas, defina quais são as dores do negócio, os objetivos a médio e longo prazo, além dos desafios do mercado.

A partir dessas respostas, será possível entender quais são os pontos mais estratégicos e analisar como a inteligência artificial pode contribuir. Uma empresa que busca reduzir custos exponencialmente pode, por exemplo, buscar soluções que otimizem processos e façam mais com menos. Já quem deseja aumentar a cartela de clientes pode pensar em estratégias para melhorar a experiência do consumidor e a relevância do seu produto.

É necessário, no entanto, que a empresa procure sempre testar sua solução em projetos pilotos e preparar a equipe para a mudança. Outro ponto vital para essa estratégia é garantir que o negócio possua a devida infraestrutura de tecnologia para permitir o armazenamento e a segurança de dados.

Quer aplicar a inteligência artificial nos negócios agora mesmo? Confira algumas dicas para que ter sucesso na transformação de processos:

Parceria é tudo

Encontre uma empresa com expertise na área para que seu negócio tenha garantido todos os benefícios da AI. A Microcity oferece diversos serviços que possibilitam a aplicação da tecnologia no dia a dia da empresa no modelo como serviço sem que seja necessário, por exemplo, adquirir equipamentos ou contratar equipes especializadas.

Capacite sua equipe

É muito importante que todos os setores estejam alinhados e preparados para colocar em prática as potencialidades da tecnologia. Por isso, invista em treinamentos e, sempre que necessário, ofereça capacitações para atualizar os colaboradores das novas práticas.

Prioridade na cibersegurança

A segurança dos dados da sua empresa precisa ser prioridade. Por isso, apostar na AI evita problemas e falhas que podem colocar em risco as atividades do seu negócio.

Viu como a inteligência artificial nas empresas pode fazer a diferença? Conheça um pouco mais sobre o que a Machine learning pode fazer pela sua empresa e otimização no processo de trabalho.

Viu como a inteligência artificial pode ser uma aliada na busca por mais produtividade, inovação e eficiência? Mas antes de pensar em alternativas, é preciso saber também as vantagens de adotar soluções que também considerem o machine learning. Para saber quais são as diferenças entre essas duas tecnologias, clique aqui e continue a leitura!

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições