Microcity

Infraestrutura de TI: qual a sua importância nas empresas

Infraestrutura de TI: qual a sua importância nas empresas

Em tempos de transformação digital, uma das questões essenciais para bons resultados de negócios em qualquer empresa é uma infraestrutura de TI bem projetada e segura.

De dispositivos adequados à demanda a sistemas de segurança que garantam a proteção dos dados, a infraestrutura de TI deve ser pensada de forma completa. Seu projeto pode incluir um fornecedor de soluções em TI, uma estrutura própria ou um sistema híbrido, opção mais adotada pelas empresas hoje.

A gestão da infraestrutura de TI dentro de uma organização inclui políticas e estratégias de tecnologia, equipamentos, dados, recursos humanos e parcerias terceirizadas. Assim, ainda que a sua empresa conte com outsourcing de TI, sua equipe interna também é fundamental para o sucesso de seus projetos.

Trouxemos para você algumas dicas para compreender a importância e como planejar uma infraestrutura de TI para garantir bons resultados para o seu negócio.

O que é a infraestrutura de uma empresa?

Por definição, a infraestrutura de TI de uma empresa é o sistema de hardware, software, recursos e componentes do serviço que suportam as entregas do negócio e permitem a execução dos processos de TI.

Ou seja, vai muito além de apenas os elementos físicos (máquinas, cabos…). A infraestrutura de TI inclui também os elementos virtuais que permitem o funcionamento de todos os processos tecnológicos do negócio. Podemos considerar parte da infraestrutura:

  • Hardwares;
  • Softwares e aplicativos;
  • Sistemas operacionais;
  • Gestão e armazenamento de dados;
  • Plataformas de comunicação e redes;
  • Serviços integrados;
  • Plataformas de internet.

Assim, ao planejar a infraestrutura de TI da sua empresa, é preciso se atentar às demandas do negócio em relação a todos os elementos necessários para o bom funcionamento dos processos.

Apesar de documentação, processos e recursos humanos não serem considerados parte da infraestrutura, os três elementos são fundamentais para que a operação tenha máxima eficiência.

Qual a importância do setor de TI em uma empresa?

Vivemos em um mundo conectado, onde a dependência da tecnologia é percebida em qualquer dimensão da vida. Ao tratarmos de negócios, essa dependência é inquestionável.

Por menor ou mais local que seja o seu negócio, o mínimo de infraestrutura de TI é necessário. Seja para entrar em contato com clientes e fornecedores ou simplesmente para aceitar pagamentos com cartão.

Quanto maior a empresa, a demanda por tecnologia é exponencialmente ampliada. Gerenciamento de dispositivos, softwares de gestão, automação de processos, gerenciamento de dados, integração de filiais em diferentes partes do mundo são apenas algumas das demandas comuns a empresas de diferentes portes e setores da economia.

Por isso, o investimento em TI é crucial para qualquer organização que pretende se manter no mercado e alcançar os melhores resultados de negócio. Uma infraestrutura de TI adequada pode proporcionar, entre outros benefícios:

  • Aumento da produtividade – ao reconhecer e adotar as melhores soluções em TI para o seu negócio, as perdas de tempo e capital para solucionar falhas reduzem. Fica mais fácil focar no que realmente importa, ou seja, oferecer o melhor serviço/ produto para o seu cliente.
  • Redução de custos – investir em TI significa adotar as soluções que oferecem o melhor custo-benefício para o seu negócio, sem desperdício de recursos, mas com foco na manutenção do fluxo de informação sem perdas. Isso resulta em menos gastos com retrabalho, reparação de danos e recuperação de dados.
  • Melhoria na qualidade do serviço prestado – quando os processos de uma empresa fluem sem obstáculos e atrasos, consequentemente os resultados apresentados serão melhores. Sem interrupções no tráfego de informações, é possível entregar melhor desempenho e valor agregado ao serviço prestado.

Assim, não importa o tamanho ou o setor de atuação do seu negócio. Traçar um projeto estratégico de investimento em infraestrutura de TI é essencial para alavancar seus resultados de negócios.

Uma tendência atual é o outsourcing de TI, que possibilita que a empresa foque na solução das demandas do cliente, enquanto o provedor de soluções de TI garante o funcionamento e a manutenção dos recursos tecnológicos.

Como elaborar um projeto de infraestrutura de TI?

A melhor forma de se chegar a uma infraestrutura de TI adequada para o seu negócio é começar com um projeto bem-feito. Estudar as necessidades e, a partir daí, selecionar os recursos e soluções necessárias.

Preparamos algumas dicas para você elaborar um bom projeto de infraestrutura de TI e encontrar parceiros que agreguem mais valor aos seus processos.

Estude sua demanda

O primeiro passo para encontrar as melhores soluções para você é conhecer quais são os seus problemas. Parece óbvio, mas é comum que lideranças solicitem investimentos em serviços de TI além – ou aquém – de suas necessidades e esse recurso acaba desperdiçado.

Por isso, é importante analisar a situação de toda a empresa e definir as necessidades de cada setor, para que o projeto esteja adequado a todos.

Faça escolhas sábias

Ao selecionar determinada solução de TI, é preciso levar em consideração os usuários daquela tecnologia, o retorno consequente de sua adoção, e a manutenção e atualização necessárias para conservar seu bom funcionamento.

Além disso, é importante considerar a escalabilidade tecnológica, ou seja, se a solução almejada pode continuar a ser usada ou ser facilmente adaptada no caso de expansão e desenvolvimento do negócio.

Documente todos os processos

Da escolha da infraestrutura de TI até as decisões para corrigir falhas, passando pela implementação e mudanças. De forma geral, todos os processos devem ser documentados da forma mais completa possível.

Apesar de ser negligenciada muitas vezes, a documentação é importante para assegurar que decisões tomadas, conhecimento sobre clientes e processos em geral não se percam no dia a dia ou após a saída de alguém da equipe.

Elabore uma RFP para buscar o melhor provedor

Muito além de uma solicitação de orçamento, uma RFP (Request for Proposal, ou Pedido de Proposta) é um documento completo com as informações básicas sobre o seu negócio, requisitos para a parceria, escopo de trabalho, volumetria de processos e resultados desejados.

Esse documento é fundamental para uma escolha acertada do fornecedor de serviços de TI para o seu negócio. Ele converge requisitos e competências para um mesmo ponto de interesse, facilitando seu processo de avaliação das propostas de serviço e a escolha do melhor parceiro.

Por fim, é bom lembrar que não basta ter um bom projeto de infraestrutura de TI em mãos. É preciso revisá-lo e atualizá-lo periodicamente. Novas tecnologias surgem a todo momento e estar a par das tendências é importante para manter competitividade e produtividade, além de não perder recursos e oportunidades.

Se você já conhece as demandas de infraestrutura de TI do seu negócio, baixe agora o nosso e-book com as melhores práticas para desenvolver uma RFP e encontre o melhor parceiro de serviços de TI.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições