Unimed BH terceiriza 100% do seu parque de equipamentos de TI

De olho na ampliação de suas atividades na capital mineira e região, a Unimed Belo Horizonte (BH), que atende a mais de 1 milhão de pessoas na Grande BH, ampliou o contrato de gerenciamento dos equipamentos de TI com a Microcity, que inclui desktops, notebooks, impressoras, servidores, workstations e periféricos (leitores de cartão, de digitais, e de identificação) em todas as unidades da companhia de saúde complementar.

Com cerca de 3,5 mil funcionários e 5,5 mil cooperados, a estrutura da Unimed BH é a maior do setor de saúde complementar fora do eixo Rio – São Paulo, e procurou na terceirização do setor de TI uma maneira de otimizar a gestão operacional dos equipamentos para poder concentrar sua atuação em seu core business, que é prestar o melhor atendimento médico-hospitalar aos clientes. Após o primeiro contrato de outsourcing fechado em 2008, no qual alocava 112 desktops e 13 notebooks, a empresa do segmento de saúde decidiu expandir o projeto com a Microcity, terceirizando 100% do parque tecnológico.

“O modelo de outsourcing implementado pela Microcity nos permite melhorar o gerenciamento dos ativos tecnológicos, diminuir o overhead (tempo de processamento desperdiçado com tarefas secundárias) das equipes de TI e reduzir nosso estoque interno de equipamentos”, afirma Ronaldo Couto, gerente de Operações em Serviços de TI da Unimed BH. Hoje, a empresa de saúde aloca 4.900 equipamentos.

“Começamos assim um estudo de viabilidade para demonstrar de que forma o ambiente de TI deveria se comportar para sustentar o avanço da empresa fazendo com que o cliente chegasse à conclusão de que era necessário um parceiro sólido de TI que suportasse esse crescimento”, explica Tiago Miranda, gerente Comercial e de Parcerias da Microcity..

Segundo Miranda, a companhia não apenas aloca equipamentos de TI. “Nós compramos os ativos, os preparamos de acordo com o perfil da Unimed, instalamos, fornecemos o suporte e manutenção, equipamentos de backup, garantimos prazo máximo de solução de problema (SLA) e fornecemos ferramentas de gerenciamento que possibilitam elaborar inventário, análise de performance, e acesso remoto às máquinas do usuário”, explica ele completando que uma equipe de quatro funcionários da Microcity fica alocada no cliente, para atender às suas necessidades de perto.

Em 2014, a Microcity realiza o processo de roll-out, que visa trocar as máquinas com quatro anos ou mais de uso pela Unimed BH, por dispositivos novos e melhor adaptados para suprir a demanda diária.

Fonte: TI INSIDE