Rede D’Or São Luiz implanta projeto de mobilidade hospitalar em parceria com a Microcity

Para aumentar a agilidade e transformar o atendimento aos pacientes da Rede D’Or São Luiz, regional São Paulo, a rede que é a maior operadora independente de hospitais do Brasil, está investindo em outsourcing de equipamentos móveis para checar dados como histórico dos pacientes, medicamentos prescritos, e algumas informações médicas relacionadas aos pacientes como, por exemplo, pressão e temperatura, por meio de dispositivos fornecidos e geridos pela Microcity, empresa líder em Outsourcing e soluções avançadas de TI.

O chamado Projeto Beira-Leito, que está em funcionamento nos hospitais da Rede, como o Hospital e Maternidade Brasil (Santo André – Grande São Paulo) e o Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Anália Franco (São Paulo), já conta com 119 dispositivos móveis, devidamente adaptados para serem utilizados em ambientes esterilizados. Com estes recursos, a equipe de enfermagem poderá colher e enviar informações mais rapidamente, eliminando o trabalho manual de preenchimento de prontuários médicos e erros de escrita ou mal entendidos de anotações feitas a mão.

“Os dados coletados pelos agentes de saúde do hospital (equipe assistencial), são registrados automaticamente no sistema de prontuário eletrônico utilizado pela Rede D’Or São Luiz, que permite aos responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes, consultar as informações em tempo real, para tomar decisões mais rápidas e assertivas, o que pode salvar vidas”, afirma Adriano Oliveira, CIO da Rede D’Or São Luiz.

Segundo Nêmora Miorelli, gerente de projetos da Rede D’Or São Luiz, já houve uma diminuição considerável do tempo gasto pelas equipes de enfermagem nos processos administrados, nos hospitais onde a mobilidade já está implantada. “Alcançamos um dos objetivos do projeto que é agilizar os processos de enfermagem no atendimento aos pacientes em leito hospitalar, o que nos auxilia a prestar um cuidado mais qualificado”, diz. De acordo com ela, outra expectativa é garantir uma maior segurança nos tratamentos (checagem medicamento/dose, horário, identificação do profissional e paciente, e sinais vitais) prestados aos pacientes para evitar falhas humanas.

Além disso, a Rede busca com o projeto aprimorar a qualidade das informações, uma iniciativa inovadora e com foco no paciente. Ao possibilitar o registro e o acesso aos dados em tempo real, de forma padronizada e detalhada, os processos hospitalares ganham mais eficiência, pois permitem entender melhor como os pacientes reagem a determinados medicamentos, tempo de recuperação, além de permitir diagnosticar sintomas de doenças não identificadas em um primeiro momento, evitando que ocorram erros médicos por falha de comunicação e identificação dos dados.

“Nos preocupamos também com a gestão dos dados para aprimorar a experiência do paciente em nossos hospitais, por isso procuramos a melhor forma de registrar e disponibilizar todas essas informações para entregar um melhor resultado final”, atenta Oliveira, CIO da Rede D’Or São Luiz. “Os dados colhidos são enviados diretamente para o sistema central do hospital, dessa forma o paciente recebe um rápido e completo atendimento, pois tudo fica acessível para os médicos, através dos dispositivos móveis. É a TI dando suporte para a medicina ser mais inovadora e eficiente”, completa.

A meta da Rede D’Or São Luiz é implementar um total de 260 dispositivos móveis em mais quatro unidades hospitalares de São Paulo até o final de 2015, são elas: Hospital São Luiz, unidade Morumbi e Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim (ambos em São Paulo) e Hospital Assunção (em São Bernardo do Campo). “Em geral, cada setor possui uma ou duas estações de trabalho nas quais os enfermeiros inserem as informações dos pacientes, o que gerava filas de espera de funcionários. Agora, onde está sendo aplicado o projeto piloto, eliminamos esse atraso, ampliando significativamente a produtividade com a ajuda da Microcity”, aponta o CIO.

De acordo com Lennon Pereira, gerente comercial da Microcity responsável pelo projeto, a solução traz valor operacional e financeiro para a área da saúde. A modalidade de Outsourcing possibilita que o cliente tenha condições de implantar os dispositivos móveis de maneira mais ágil e uniforme, abrangendo várias unidades simultaneamente, sem que haja necessidade de aumento de pessoal próprio para tal. O projeto também visa eliminar falha humana nos tratamentos médicos. “A mobilidade faz com que o profissional de saúde tenha em mãos as mesmas informações que estão no sistema do hospital, com segurança e em tempo real, para cumprir suas tarefas da melhor maneira possível. E a Microcity tem trabalhado para entregar a solução como serviço, com o suporte necessário, para que todo o sistema esteja 100% dispon&ia cute;vel para o cliente, pois o setor de saúde não pode parar”, finaliza.

Fonte: INOVAÇÃO HOSPITALAR