Programa Sou do Bem da Microcity completa 10 anos em 2016

O programa de voluntariado ‘Sou do Bem’, da Microcity – líder em outsourcing de serviços e ativos para infraestrutura de Tecnologia da Informação, completa 10 anos em 2016 com a marca de aproximadamente R$ 300 mil em horas de trabalho dos funcionários investidas em ações de voluntariado. O programa, que oferece aos colaboradores da empresa a possibilidade de doar até quatro horas mensais de trabalho para iniciativas sociais, contribuiu, ao longo da última década, com instituições de Minas Gerais de assistência a crianças carentes, idosos, recuperados, mulheres em situação de risco, ONGs voltadas ao meio ambiente, entre outras.

Em 2015, o número de voluntários no Sou do Bem atingiu 17% do quadro de colaboradores da empresa, que disponibilizaram 1.760 horas ao longo do ano para atender duas instituições: a Fundação Nosso Lar – creche que atende a 120 crianças carentes, e o Lar dos Idosos Nossa Senhora de Lourdes, situadas em Belo Horizonte e Nova Lima, respectivamente. Ao todo, 400 pessoas foram beneficiadas por iniciativas conduzidas pelos profissionais da Microcity, como doações de fraldas para idosos, doações de sangue, de brinquedos, roupas, agasalhos e cobertores.

Outra iniciativa do projeto Sou do Bem em 2015 foi o envio de materiais de higiene pessoal para as vítimas do desastre do município de Mariana, em Minas Gerais. Os colaboradores da Microcity se reuniram e juntaram mais de 390 itens de higiene, que foram encaminhados à Cruz Vermelha.

Em 2016, a Microcity está fazendo campanhas para arrecadação de diferentes tipos de materiais, como a de livros, que angariou mais de 500 unidades que foram doadas ao Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, uma instituição filantrópica que realiza cerca de 500 mil procedimentos ao ano, a maioria deles realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que depende de ajuda social para complementar a sua receita. Além disso, a empresa também já arrecadou mais de mil peças de roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho. Algumas peças foram doadas para o bazar beneficente do Hospital da Baleia e o restante foi entregue para 34 famílias moradoras de um aglomerado às margens do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte. Além disso, a empresa promoveu, no mês de agosto, uma campanha de doação de sangue, chamada Sangue do Bem, na qual colaboradores puderam doar sangue de forma voluntária.

Além das doações de roupas, livros e materiais de higiene pessoal, a Microcity realiza ações de visitas periódicas a diferentes instituições de crianças carentes e idosos, promovendo ações para melhorar a autoestima e entregar alegria a quem precisa. Entre as ações mais aguardadas do ano, estão a Adoção de Cartinhas de Natal e a visita do Papai Noel, que existem desde começo do Sou do Bem, e que ocorrem em dezembro e são voltadas principalmente para instituições de assistência a crianças carentes, onde os funcionários da empresa ‘adotam’ os pedidos de presentes feitos pelas crianças para serem entregues por um voluntário caracterizado como Papai Noel, em uma tarde de festa organizada pela companhia, com comida, brincadeiras e jogos para as crianças.

Para os idosos, já foi realizada uma ação parecida com a Adoção de Cartinhas de Natal, e o sucesso foi tão grande que a empresa estuda repeti-la em 2016. Outra ação bem sucedida com os idosos envolveu a parceria com um comediante profissional, que apresentou um show gratuito e bem humorado de stand-up comedy para entreter uma plateia de senhoras e senhores, em um evento memorável para todos os participantes.

“Incentivamos nossos colaboradores a praticarem o bem dentro e fora do ambiente de trabalho. Ajudar quem mais precisa é uma atitude que beneficia tanto quem recebe a ajuda quanto quem pratica a boa ação. Estamos muito felizes com aderência da nossa equipe no Sou do Bem e queremos repetir o sucesso nos próximos anos”, diz Luis Carlos Nacif, diretor presidente da Microcity.

Segundo Polianna Lopes, diretora de Pessoas e Marketing da Microcity, ações para ajudar as pessoas fazem parte da cultura da empresa e o objetivo para os próximos anos é estender o escopo do Sou do Bem para outras localidades. “Procuramos fazer o bem através das ações que somos capazes de realizar como empresa e como cidadãos comuns. E entendemos que os maiores beneficiados dessas ações são os próprios doadores, que disponibilizam o que possuem de melhor, que é o seu tempo para amparar o próximo. Em 2017 queremos envolver as filiais da Microcity no Nordeste, Rio de Janeiro, Brasília e no Sul nesta causa!”.

Além do Sou do Bem, a Microcity conta com outras iniciativas sociais, como o EficienTI (inclusão de portadores de deficiência em seu quadro de funcionários) e o Jovem Aprendiz (focado na geração do primeiro emprego para parentes de colaboradores no SENAC ou adolescentes carentes na Cruz Vermelha).