Pague Menos adota solução loja as a service e atinge 99,9% de disponibilidade

A Pague Menos, uma das maiores varejistas brasileiras de produtos farmacêuticos – com faturamento superior a R$ 6,5 bilhões -, aprimorou a disponibilidade dos equipamentos de TI, como ativos que compõem os pontos de venda no frente de loja, ativos de atendimento no balcão, infraestrutura de rede física e Wi-Fi, de todas as lojas da rede, com a oferta Lojas as a Service (LaaS), da Microcity.

Com a solução, a disponibilidade das unidades em janeiro deste ano já chegava a 99,9%, em todas as regiões do país.

Com mais de 1,1 mil unidades, a Pague Menos iniciou o projeto em 2015, quando previa inicialmente a troca de 30% dos ativos de TI e gestão de legado do restante do volume, baseados em lojas de apenas 18 Estados.

A iniciativa foi ampliada e concluída no ano passado, atingindo todas as unidades. Segundo Pedro Praxedes, diretor de sistemas e logística da rede, a parceria firmada com a Microcity representou um marco para a rede farmacêutica, pois mudou a forma de gestão das lojas, para a terceirização.

“Foi desafiador no início, pois o outsourcing não faz parte da nossa cultura. Mas como o projeto foi bem executado, a Microcity conquistou a nossa confiança e pudemos visualizar melhor os benefícios obtidos, como a redução de custos e o aumento da eficiência em todas as nossas unidades, devido à otimização da disponibilidade dos equipamentos de TI e a melhoria na SLA (Service Level Agreement) na troca desses ativos”, comenta.

Segundo o executivo, a melhoria da SLA impactou diretamente na produtividade das lojas. “O tempo que levávamos para trocar ou reparar ativos avariados diminuiu bastante com os serviços da Microcity, de dias para horas. Com a disponibilidade de máquinas obtida, evitamos que os clientes precisem ficar esperando para serem atendidos, em caso de um equipamento parar inesperadamente, por exemplo, resultando em diminuição de filas e agilidade no atendimento”, explica Praxedes.

FONTE: COMPUTERWORLD