Microcity

O papel do cloud computing na transformação digital das empresas

A adoção da transformação digital implica muitos desafios como, por exemplo, por onde começar, quais os impactos nos negócios, entre outros, que têm assombrado muitos CIOs, diretores e demais executivos. Apesar das dúvidas e da insegurança que muitos estão enfrentando, sua adoção é um caminho sem volta, pois pesquisas de mercado apontam essa inovação como o principal pilar da chamada 4ª Revolução Industrial.

Mas como gerir de forma harmoniosa todas as novas tecnologias que a transformação digital traz para dentro das companhias, para que os desafios de adoção se tornem oportunidades de negócio?

Primeiro temos de colocar de forma clara que a transformação digital não consiste apenas em transformar processos obsoletos em automáticos. Ela também contempla a aplicação de soluções tecnológicas para alavancar os resultados de negócios como, por exemplo, o big data, o business intelligence e analytics, os aplicativos, a mobilidade e, em especial, cloud computing.

Grande habilitadora de oportunidades, a nuvem também é o caminho para gerenciar esses ativos descritos acima nos ambientes de TI de maneira equilibrada, seja para processar dados não estruturados em máquinas virtuais como o big data, ou armazená-los e permitir a análise inteligente de grandes volumes de informação, como no caso do business intelligence. O cloud computing consegue unir o diferencial competitivo de cada solução em um único lugar para entregar melhores experiências aos usuários.

Em outras palavras, a nuvem possibilita orquestrar, ou seja, intermediar o uso de novas tecnologias por meio de serviços focados na aplicação das mesmas aos negócios, enquanto mantém funcionando os processos essenciais às empresas, entre eles, a análise e a coleta de dados críticos, acesso a ferramentas essenciais ao trabalho, como pacote Office, documentos, etc.

Com os serviços certos, operados da forma correta, a nuvem pode englobar todos os processos internos e até externos, e atender à mobilidade que as empresas precisam, independente do porte e segmento em que atuam. Afinal, grande parte do atrativo do cloud computing é se adequar à necessidade de cada modelo de negócio.

Outro desafio trazido pela transformação digital é a exigência de um novo perfil de profissional de TI, que trabalhe com conceitos voltados à inovação para acompanhar a evolução das novas tecnologias. Ele terá também que trazer novidades em relação ao desenvolvimento de produtos e soluções, participar das tomadas de decisões junto aos gestores, e, o mais importante, lidar com diferentes ambientes de TI.

Ou seja, o profissional da área terá de exceder suas funções básicas, e se transformar num expert em diversas áreas, seja na criação de apps, na análise de dados não estruturados ou na elaboração de um plano de expansão da matriz e suporte a filiais da empresa onde trabalha, por exemplo. Neste quesito, mais uma vez o cloud computing aparece como ferramenta fundamental para gerir as cargas de trabalho das equipes de TI e propiciar inovação.

Por meio da nuvem também é possível separar dois ambientes diferentes de TI, na chamada TI bimodal, que é a união da TI tradicional, aquela que objetiva estabilidade, integração e eficiência operacional, com a responsabilidade de manter todos os processos ininterruptos, somada à TI experimental, que se diferencia pela rapidez, agilidade e experimentação, como a criação de um aplicativo para uso interno.

Mas, as empresas ainda têm muito chão para se transformarem digitalmente, e isso não ocorrerá do dia para a noite. Por isso, optar por delegar todo esse processo a um provedor de serviços de nuvem que ofereça os profissionais certos e capacitados para atender a todas essas tarefas tem sido uma alternativa atraente para que os gestores possam alcançar seus objetivos, seja em vendas, governança ou produtividade.

É importante que o parceiro de TI tenha ampla expertise na nuvem para poder transformar a área de TI de uma empresa, em um ativo estratégico para os negócios. Embora seja só o começo desta imensa jornada, é apenas uma questão de tempo para que a transformação digital se torne um pré-requisito para alavancar os resultados.

Luis Carlos Nacif é diretor-presidente da Microcity.

FONTE: COMPUTERWORLD

Fale com a Microcity
Ou entre em contato no Fone: 0800-568-5688. Para contato comercial, clique aqui.

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante:
    Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições