Microcity segue tendências de outsourcing de TI apontadas pelo Gartner

Um estudo recente, divulgado pelo Gartner, aponta o amadurecimento global da terceirização da TI corporativa (IT Outsourcing – ITO – em inglês), que deve movimentar em 2015 no mundo todo cerca de US$ 45 bilhões, sendo US$ 19 milhões só no Brasil. Seguindo as tendências apontadas pela análise do instituto de pesquisa, a brasileira Microcity, líder em Outsourcing de TI, está alavancando os negócios com ofertas de ITO cada vez mais avançadas e segmentadas.

Prova disso foi o recente lançamento do SAM (Serviços Avançados Microcity) que visa transformar a Microcity em um parceiro full outsourcing de soluções de próxima geração, como balanceadores de rede, ambientes virtualizados, business continuity, infraestrutura de redes, segurança, comunicação unificada, entre outros, atendendo às necessidades de ponta-a-ponta dos clientes.

De acordo com o Gartner, o mérito pelo amadurecimento do ITO, em especial na América Latina, é a preocupação dos fornecedores em adaptar as ofertas de terceirização para qualquer tipo de negócio, pequeno, grande, médio, e independente do setor de atuação, reduzindo preços e agregando valor à prestação dos serviços básicos que já eram oferecidos por modelos de ITO, como help desk, backup e storage de dados, e que hoje contam com gerenciamento em tempo real e uso de cloud computing.

Para o instituto, os players de Outsourcing mais maduros estão buscando entender e catequisar os clientes, de forma a quebrar a resistência que as empresas ainda têm em relação à terceirização, e que segundo a pesquisa, tem surtido efeito positivo e ajudando no convencimento dos líderes corporativos, tanto que a contratação de ambientes de infraestrutura e de Call Centers como serviços listam em primeiro e segundo lugar entre as intenções de contratações do setor de governo em todo o mundo e no Brasil respectivamente.

Com o intuito de inovar as ofertas e atingir um número cada vez maior de clientes, a Microcity tem buscado aprimorar a prestação de serviços e commodities para empresas de todos os tamanhos e setores, sempre em compliance com as necessidades das organizações locais. “Nossa meta é atingir da melhor maneira possível os objetivos dos nossos clientes, e é importante saber que estamos ao mesmo tempo seguindo as maiores tendências do mercado e ajudando a consolidar o nicho de negócios no qual estamos inseridos”, afirma Tiago Miranda, diretor comercial da Microcity.

A terceirização, com o papel desafogar as equipes de TI para que possam focar no que realmente é importante para os negócios, como aumento da eficiência operacional e no atendimento aos processos voltados ao funcionamento das empresas e a flexibilização dos aportes em tecnologia, é apontada pelo Gartner como uma das razões para que haja um aumento ainda maior da adoção do ITO em um futuro próximo.

Percebemos uma clara tendência de contensão de despesas que precisa passar por um modelo consolidado de terceirização, que envolva modelos inovadores de entrega e consumação de tecnologias consideradas disruptoras, como a navegação em nuvem, soluções sob medida, e serviços avançados de suporte, manutenção e gerenciamento presencial ou à distância dos ambientes de TI.

Outro impulsionador do ITO é a forte tendência atual pela qual as empresas estão passando, que consiste em internalizar as infraestruturas de TI, o que exige muita preparação e aporte em mão de obra especializada e tecnologias de alta complexidade e custo. “Ao longo do tempo, percebemos que as companhias estão buscando ficar mais próximas de seus ativos e ambientes tecnológicos, elas estão identificando o valor de seus equipamentos e o diferencial competitivo alcançado com eles, o que é ótimo para os negócios. Mas em compensação, as organizações estão sofrendo para manter o gerenciamento, manutenção e suporte a esses ativos”, finaliza Miranda.

Fonte: TI BAHIA