Microcity espera que serviços avançados alcance metade da receita daqui a dois anos

Após investimento de R$ 10 milhões, empresa de outsourcing de TI já têm serviços avançados como 30% do faturamento

Três anos depois de apresentar ao mercado a estratégia de serviços avançados Microcity, ou SAM, a empresa de outsourcing de TI já alcançou a meta de compor com essa categoria 30% da receita. Agora, espera que nos próximos dois anos o crescimento continue acelerado e que eles cheguem a 50% do faturamento.

O SAM atende 12 segmentos: aceleradores de rede WAN, ambientes virtualizados, backup, storage, balanceadores de links de rede WAN, infraestrutura de redes, roteadores de borda, Segurança da Informação (SI), servidores, redes WiFi, planos de continuidade dos negócios e comunicação unificada. São projetos mais elaborados e avançados, que trazem mais valor para o cliente e, claro, requerem mais especialização da fornecedora.

“No início, a estratégia demorou um pouco para decolar. Você tem que preparar a empresa com treinamento e qualificação, e isso demora…”, reconhece o diretor geral da Microcity, Luis Carlos Nacif. “A gente foi vendendo a credibilidade e a capacidade de realização. Depois que fizemos alguns cases mais concretos, fica mais fácil de acelerar o processo e começa a validar nossa posição no mercado”, conclui.

Ele se refere a grandes contratos já firmados, como o fechado com o Armazém Paraíba, rede de lojas de departamento brasileira com forte presença no norte e nordeste. Para a companhia, a Microcity está provendo desde os servidores de loja, backoffice com servidores menores, além de toda a parte de comunicação. Além disso, Nacif menciona clientes internacionais.

“Investimos R$ 10 milhões, muito em infraestrutura, construímos um NOC avançado para gerenciamento. Foram alguns milhões em infraestrutura, para ter a base de um centro de operações de rede com segurança para gerenciar as instalações dos clientes”, evidencia Nacif. Ele reforça que a Microcity se preparou para essa mudança estratégica e os resultados só mostram a eficiência do preparo para prover serviços avançados.

“Para uma empresa com atuação muito forte em devices, é uma grande mudança. E estamos crescendo, mostrando que fazemos ela bem”, concluiu.