Microcity aposta em oferta de serviços avançados de TI

A Microcity enxergou uma oportunidade de negócio e anunciou uma nova estratégia focada em mostrar ao mercado sua expertise não só em terceirização de ativos de TI, mas também em serviços avançados.
O novo posicionamento trouxe bons resultados para a empresa, que alcançou um faturamento de R$ 100 milhões em 2015. “Está em nosso DNA visualizar oportunidades em cenários desfavoráveis como o que estamos vivendo agora. Por isso, aproveitamos a crise para redirecionar a empresa e nos alinharmos com as principais tendências mundiais de TI”, afirma Luis Carlos Nacif, diretor presidente da Microcity.

Segundo ele, a instabilidade econômica tem impulsionado o outsourcing de ativos e serviços, pois “Em tempos de crise, as companhias buscam ainda mais concentrar sua atuação no core business e, neste momento, poder delegar a infraestrutura de TI a fornecedores especializados, torna-se um processo a menos para dispensar atenção”.

Entre as iniciativas que contemplam a estratégia da Microcity está o aprimoramento da oferta Soluções Avançados Microcity (SAM), que, agora, contempla novas tecnologias por meio de parcerias de negócios com grandes players de mercado, entre elas a Oracle. “Começamos a oferecer as soluções de Cloud Privada da Oracle, ampliando ainda mais o leque de opções que oferecemos aos clientes”. Além disso, a Microcity tornou-se parceira CSP (Cloud Solution Provider), da Microsoft, passando a oferecer suas soluções em nuvem pública.

Outra novidade em SAM foi o lançamento da plataforma de serviços Gestão Unificada Microcity (GU), que realiza o monitoramento, gerenciamento e administração do ambiente de TI dos clientes, em nuvem pública e/ou privada. OGU consolida o modelo de negócio da empresa oferecendo aos clientes uma gestão unificada de todos os serviços de infraestrutura de TI. A oferta foi desenvolvida para atender as crescentes demandas do mercado para serviços de gestão de infra e principalmente, dos serviços relacionados ao negócio, que hoje dependem profundamente de tecnologia.

Em paralelo aos investimentos realizados em Serviços, a Microcity concentrou sua atuação em ampliar seus projetos na base instalada, oferecendo aos clientes mais opções do portfólio e também facilidades contra a crise. “Para apoiar nossos clientes que estavam em final de contrato, oferecemos uma série de vantagens para prorrogação dos mesmos, evitando novos e maiores investimentos e resolvendo o problema de budget apertado do cliente. Essa inciativa além de reduzir o custo do cliente foi responsável por 20% dos resultados de vendas”, explica Nacif.

As vendas para o setor de varejo também foram bastante representativas. “Conquistamos grandes clientes neste segmento, o que representou cerca de 40% do nosso total em vendas”. Entre as empresas que passaram a fazer parte da carteira Microcity estão a rede varejista de farmácias Pague Menos, a empresa do setor de seguros Azul Seguros, da saúde Laboratórios Geraldo Lustosa, de consultoria corporativa Avenue Code, entre outros.

Desses novos clientes, muitos são do Norte e Nordeste do país, onde a Microcity mantém uma filial em Fortaleza (CE), que é responsável por toda a atuação da companhia nessas regiões. “Temos explorado muito o potencial de negócios dessas regiões, que são carentes de parceiros que possam oferecer uma oferta completa para atender às suas demandas de negócios”.

Satisfação do cliente

Concentrada na ampliação da base instalada e no encantamento do cliente, a Microcity utiliza, desde 2009, o NPS (Net Promoter Score) – metodologia global criada pela Universidade de Harvard (EUA) usada para mensurar a lealdade e a satisfação dos consumidores –, que neste ano atingiu 75 pontos, marca considerada excelente. A pesquisa NPS já faz parte da cultura da empresa, é realizada semestralmente com todos os clientes e ajuda a aprimorar o relacionamento do fornecedor com o usuário.

“Boa parte do nosso faturamento vem da base instalada e isso se deve ao fato de no passado termos adotado um novo posicionamento, mais focado em serviços avançados e na integração de diferentes tecnologias em uma única oferta, o que exige que busquemos constantemente a melhoria do nosso atendimento, com o objetivo de nos tornarmos um parceiro de negócios insubstituível de nossos clientes”, finaliza o diretor presidente da Microcity.

Fonte: IT PORTAL