Grupo Plantar adota solução segurança como serviço entre filiais

O Grupo Plantar (GP), especializado em silvicultura para o setor florestal, adotou a solução de segurança de perímetro as a Service da Microcity, com o objetivo de otimizar e garantir a proteção da troca de dados entre a matriz, baseada em Belo Horizonte (MG), e as oito filiais espalhadas pelo país. A solução foi implantada nas unidades de Curvelo, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Montes Claros, São Mateus, Posto da Mata, Padre de Carvalho e Botumirim, e atende todas as áreas da organização.

A solução faz parte dos Serviços Gerenciados de Segurança Microcity que auxiliam os clientes a se protegerem contra ameaças virtuais e ataques a redes corporativas, além de manterem sua rede segura sem consumir muitos recursos. Entre os benefícios que ela agrega estão a redução de risco, de complexidade e dos custos envolvidos no ambiente de segurança, melhora da performance dos links de internet e integração de unidades remotas através de uma estrutura de VPN´s (Virtual Private Network), com maior segurança e confiabilidade.

No antigo cenário, a comunicação da sede com as filiais era realizada via rede MPLS (Multi Protocol Label Switching), no qual todo o tráfego para a internet era centralizado em um único equipamento de firewall que realizava a segurança do sistema. Em 2013, com a migração para o ambiente de cloud computing, a empresa adotou uma nova topologia de rede baseada links de internet.

“Procurávamos um controle mais efetivo no que diz respeito à segurança da nossa troca de dados interna, o que foi possibilitado por meio da oferta da Microcity. Hoje, atuamos de forma centralizada e rápida, tudo está integrado ao ambiente, o que facilita alterar qualquer política de segurança da empresa, pois não temos mais de fazer o controle de maneira segmentada”, afirma Sandro Marani, gerente de TI no Grupo Plantar.

De acordo com o executivo, além de garantir uma maior segurança, os objetivos do GP eram diminuir os custos com telecomunicações e fazer um controle mais efetivo da rede. “Com a solução conseguimos otimizar a velocidade de acesso à internet, consolidando ganhos em questões de produtividade e otimizando os processos de troca de informações”, destaca.

Implantação sem paradas

Uma das preocupações do Grupo Plantar com a implantação da solução, era não interromper as atividades do negócio, por isso foi realizado um planejamento estratégico entre a equipe técnica e de campo do GP junto à Microcity, para viabilizar o projeto sem interrupções. Apesar da existência de diferentes modelos de rede dentro do GP, a instalação foi possível de forma paralela com as redes que já existiam, e quando a nova rede foi estabilizada, foi feita a desativação dos demais equipamentos, evitando paradas nos processos internos.

Para o futuro, a expectativa do Grupo é ampliar o escopo de soluções de segurança, ampliando ainda mais a segurança do ambiente de TI. “A capilaridade da Microcity por todo país e o atendimento diferenciado permitiram a parceria que tem contribuído para bons resultados na empresa”, finaliza.

Fonte: CONVERGECOM