Empresa atinge 97% de retenção de colaboradoras mulheres

A Microcity, empresa brasileira em outsourcing de equipamentos e serviços avançados de TI, atingiu a marca de 97% de retenção talentos do sexo feminino, que somam 118 mulheres de um total de 320 funcionários, em 2017. O resultado se dá a partir da criação de uma série de iniciativas, tais como flexibilização de horários, home office, o desenvolvimento profissional dos colaboradores (independente do gênero) e, principalmente, pelo clima de trabalho.

De acordo com Polianna Lopes, diretora de Gestão de Pessoas da Microcity, a empresa tem no DNA a preocupação com a satisfação da equipe, e leva isso para todos os âmbitos da vida dos colaboradores. “Priorizamos o diálogo e tentamos oferecer meios para harmonizarem suas rotinas de trabalho e vida pessoal, e assim evitar desgastes que podem causar estresse e descontentamento, o que impacta diretamente na produtividade”.

Segundo Polianna, essa cultura de aproximação torna a empresa mais atraente para as colaboradoras, que encontram um clima mais acolhedor, mesmo em uma área com baixos índices de profissionais do sexo feminino, como é a TI. “Além disso, contamos hoje com diversas mulheres em posições estratégicas, representando cerca de 30% do quadro total de líderes da companhia, o que acreditamos que faz toda a diferença para os negócios”, revela.

Outro diferencial que a empresa oferece, com foco na conciliação da vida pessoal e profissional dos funcionários, além dos benefícios já descritos acima, é a recente liberação de uma sala para amamentação na sede da companhia, para as mães se sentirem à vontade na hora de recolher leite materno ou amamentar os filhos durante o horário de almoço, caso seja necessário.

“Nós também enviamos uma cesta de café da manhã para as mães que acabaram de ter um filho, e reservamos um espaço para que os funcionários possam realizar um chá de bebê, a fim de angariar fraldas e comemorar a chegada do recém-nascido com seus colegas de trabalho, por exemplo”, explica Polianna. A empresa também fornece um kit bebê, com roupas e acessórios para os pequenos, como um presente para os futuros papais e mamães da Microcity.

Para o diretor-presidente, Luis Carlos Nacif, a inspiração para desenvolver essas iniciativas se deve ao fato da área de RH ser gerida por uma mulher. “Ter mais diversidade entre os líderes, traz um olhar mais próximo para cada situação dos funcionários e representatividade para todos. Igualdade no pensamento corporativo é uma das marcas da nossa gestão, e isso reflete positivamente na nossa relação interna, com parceiros e com os clientes, e torna o ambiente de trabalho mais produtivo”, finaliza.

Em consequência desse clima de trabalho e um olhar mais humanizado, a empresa soma hoje mais de 10 prêmios de gestão de pessoas, nacionais e internacionais, entre eles o de Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina, no qual a Microcity conquistou a 39ª colocação entre as 775 melhores organizações de 19 países da região.

Fonte: MUNDO RH