Dos prédios à inteligência artificial

Foi-se o tempo em que Contact Centers precisavam se preocupar com questões que vão além do próprio core

Otávio do Ó, Líder da Business Unit de Contact Center da Microcity

”Nós provemos infraestrutura para que esse tipo de serviço ocorra com máxima eficiência e baixo custo as a service”

Os desafios do mercado de BPO não são pequenos. Há, entre as empresas do segmento, grande competitividade, além de uma busca constante por inovação e da necessidade de aprimoramento de processos e redução de custos.

Como comenta Otávio Garcia do Ó, Líder da Business Unit de Contact Center da Microcity, o setor de Contact Center tem lidado com os desafios da transformação digital e de redução de custos, mas, ao mesmo tempo, precisa apostar no aprimoramento de qualidade e desenvolvimento de novas soluções. É nesse contexto que surgem negócios voltados justamente para o aprimoramento do mercado, empresas que identificam dores específicas do segmento e se esforçam para eliminá-las.“O negócio de Contact Center tem demandas diversas, como SAC, vendas e cobrança”, afirma o executivo. E as soluções tecnológicas e físicas precisam atender perfeitamente a cada uma delas.

Elementos como PAs, computadores, sistema de telefonia, prédios e salas, por exemplo, dominam grande parte do orçamento. Porém, já existe uma solução viável para essa questão, que envolve o aluguel de soluções híbridas, de tecnologia e de serviços, a partir de um único fornecedor. A Microcity, por exemplo, surgiu como uma solução para o cenário. “Nós provemos soluções completas de infraestrutura e tecnologia como serviços para contact centers, para que operem com máxima eficiência e baixo custo”, diz.

“Nossos clientes têm a garantia de disponibilidade da infraestrutura”, conta o Líder da Business Unit de Contact Center da Microcity. “Definimos juntos as diretrizes e os objetivos, desenvolvendo a solução adequada para cada negócio, sendo os pagamentos feitos por mês e por Ponto de Atendimento (PA). Assim, a empresa tem controle efetivo sobre seus custos em curto e longo prazos”, explica.

Entre as possibilidades oferecidas pela Microcity há desde soluções para problemas específicos até contact centers completos, com espaço físico ideal segundo as normas e as melhores práticas. Por meio desse modelo, a empresa-cliente mantém o foco no próprio core, sem precisar dedicar tanto tempo e energia à gestão de sua estrutura física e tecnológica. “A empresa pode focar o desenvolvimento do negócio e ganha muita agilidade: consegue implantar soluções inovadoras com grande velocidade”, revela.

Naturalmente, os ganhos por meio dessa terceirização são numerosos. Um exemplo é o desenvolvimento da parceria com a Paschoalotto Serviços Financeiros, que atua nos segmentos de recuperação de crédito, SAC e vendas, e mantém com a Microcity milhares de PAs e dois contact centers completos no modelo as a service no interior do Estado de São Paulo. “A parceria com a Microcity representa agilidade para a Paschoalotto atender às demandas de nossos clientes”, afirma Dr. Rodrigo Paschoalotto, presidente.

Uma novidade no modelo as a service é a adoção de tecno-logias que impactam a operação, como a automação do atendimento e a integração transparente de recursos de nuvem. “A procura crescente nos levou a aprimorar os serviços, incorporando ao modelo soluções inovadoras, como a disponibilização de estrutura para PAs nas residências dos usuários (home agents) e a incorporação de tecnologias de bots e Inteligência Artificial para atendimento”, afirma Otávio. Ou seja, de forma inovadora, a empresa provê os recursos físicos e as tecnologias necessárias para operação ótima dos contact centers em qualquer lugar do Brasil, no tamanho necessário para o cliente que, naturalmente, aprova antecipadamente todo o projeto.

Dr. Rodrigo Paschoalotto, presidente da Paschoalotto Serviços Financeiros

Fonte: Consumidor Moderno