Com data center definido por software, Microcity amplia eficiência operacional em dez vezes

A Microcity ampliou em dez vezes o desempenho de seus sistemas disponibilizados aos clientes. A estratégia da companhia foi adotar o modelo de data center hiperconvergente definido por software (Software Defined Data Center – SDDC), que integra servidores, ativos de armazenamento e componentes de rede físicos em um único lugar e de maneira virtualizada.

Lucas Gontijo, gerente de Sistemas de Informação da Microcity, explica que, a partir da iniciativa, também foi possível aumentar a capacidade de processamento em 15 vezes, além de tornar operações de backup e Disaster Recovery (DR) 50 vezes mais rápidas. “Isso reflete em mais velocidade na resposta dos nossos servidores às demandas dos clientes, e dos nossos funcionários em relação ao acesso a informações, como inventário de máquinas alocadas, e recuperação ou reboot de ambientes de TI, por exemplo”, destaca.

O novo formato de data center também trouxe melhorias significativas para o processo de transformação digital da empresa. “Toda a inteligência que era feita por hardware, passou a ser gerenciada por software, o que nos permite ultrapassar as fronteiras físicas e integrar com as nuvens públicas, como AWS e Microsoft Azure, aprimorando a experiência dos usuários dos serviços prestados pela Microcity”, explica.

Outro ganho, além da performance foi a redução do consumo de energia na empresa de outsourncig, que ficou 36% menor, já que as máquinas usadas anteriormente geravam muito calor e consumiam bastante eletricidade. “O Software Defined Data Center também ampliou a proteção do ambiente híbrido da nossa nuvem privada e pública, em relação a ataques cibernéticos, ao oferecer tecnologia de ponta para isolar ameaças e efetuar a recuperação dos dados de backup em um curto espaço de tempo”, completa.

Para Luis Carlos Nacif, diretor-presidente da Microcity, o novo data center marca uma nova fase para a empresa, que passa a contar com a mesma tecnologia ofertada aos clientes para sustentação de operações corporativas, a Cloud Trimodal, que integra cloud pública e privada, somadas à exclusiva nuvem de serviços Microcity. “Dessa forma, aplicamos toda a nossa expertise em gerenciamento de ambientes de TI para alavancar a evolução dos negócios, com a mesma garantia de qualidade e segurança que disponibilizamos ao mercado”, comenta.

FONTE: Computerworld