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Armazém Paraíba comemora sucesso de projeto de outsourcing da infraestrutura de TI

Armazém Paraíba comemora sucesso de projeto de outsourcing da infraestrutura de TI

Desde 2012, o Armazém Paraíba, uma das maiores redes de lojas de departamento da região Nordeste do Brasil, que pertence ao Grupo Claudino, passa por um processo de reformulação de da arquitetura e ambientação de suas 51 lojas distribuídas em seis estados do país, baseado no ponto de venda do futuro que destaca a sinalização, interatividade e comunicação, para proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes.

Para tornar essa iniciativa viável, a rede optou alguns anos depois, por terceirizar seus ativos de TI com a Microcity. “Ao terceirizar a gestão das máquinas pudemos concentrar nossa atenção em inovação e na constante na melhoria dos nossos pontos de vendas”, afirma Heber Alves Salgado, gerente de TI do Armazém Paraíba.

Ele ressalta que a capilaridade que a Microcity oferece tem sido um ponto forte para garantir o sucesso do projeto. “Nossas unidades muitas vezes estão espalhadas em regiões afastadas, dificultando o suporte e a gestão das máquinas. Antes, tinha que deslocar minha equipe de TI para essas cidades, quando acontecia algum problema, o que podia levar dias para ser resolvido. Depois do projeto conseguimos ser atendidos em qualquer local do país, por meio de uma equipe rápida e qualificada”. Hoje a Microcity possui mais de 131 parceiros nas regiões Norte e Nordeste para prestar todo tipo de atendimento, desde a entrega dos ativos até a atualização de softwares e checagem do ciclo de vida do equipamento.

A infraestrutura de TI também fez parte deste processo de transformação da rede de lojas. Para garantir o funcionamento dos negócios, sem que houvesse interrupções devido a problemas tecnológicos, assegurando a qualidade do atendimento aos clientes, o Armazém Paraíba optou por terceirizar os servidores com a Microcity. “Com isso, eliminamos a preocupação com paradas imprevistas, problemas técnicos, falta de ativos para reposição e troca dos equipamentos que apresentassem defeitos”. Utilizados em missões críticas, como banco de dados, emissão de notas fiscais e pagamentos, aplicações usadas pela frente de loja e caixas, os servidores são fundamentais para manter o negócio funcionando.

Segundo Salgado, além da questão do suporte e manutenção das máquinas e servidores, a gestão dos processos operacionais também foi melhorada. “Conseguimos visualizar tudo o que está acontecendo dentro das lojas. Problemas pontuais, como falhas de rede, demora de sistemas, e as causas de cada parada, são facilmente identificados e corrigidos. Literalmente, temos tudo às vistas claras”.

Outro ganho apontado por ele é a capacidade de redundância obtida nas lojas contempladas, pois cada uma conta com dois servidores, e quando um apresenta algum defeito o outro assume o lugar imediatamente fazendo com que as operações não sejam prejudicadas. “A segurança e estabilidade dos sistemas não tem preço para o setor varejista, não podemos parar por nada, pois tudo está correlacionado. E se algo não vai bem pode por em risco todo o trabalho da loja, do caixa, do financeiro, até chegar ao cliente, o que não podemos deixar que aconteça”.

O executivo comemora a parceria de longa data com a Microcity. “É muito estratégico para nós podermos contar com um parceiro que entende o negócio que atuamos e nossas necessidades e que está sempre pronto a nos ajudar em qualquer lugar que precisarmos. Isso é sem dúvida imprescindível e fundamental para o nosso sucesso”, finaliza.

Fonte: TI Inside

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