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Hiper automação: Entenda como esta tendência vai transformar as empresas

Hiper automação: Entenda como esta tendência vai transformar as empresas

A Hiper automação é um conceito que combina diversos recursos de automação para execução de tarefas mais complexas nas empresas. Desta forma, a tecnologia permite aos colaboradores desempenhar atividades que as máquinas não conseguem realizar, garantindo mais produtividade e eficiência para as organizações.

 

Apresentada como tendência de tecnologia desde 2020 pelo Instituto Gartner, a hiper automação continua sendo vista pelos especialistas como um futuro certo e próximo. A expectativa é de que as inovações tecnológicas avancem nos próximos 5 anos o equivalente aos últimos 50.

O conceito de hiper automação vai muito além da simples automatização que alguns processos já proporcionam no mundo corporativo. E as consequências da sua adoção são, sem dúvidas, um salto em desenvolvimento tecnológico, produtividade, redução de custos e competitividade.

Acompanhe nosso artigo e saiba como a hiper automação vai transformar as empresas e a forma como lidamos com processos.

O que é hiper automação?

A hiper automação é a evolução inteligente da automatização de processos. Nesse novo conceito, utiliza-se a combinação de tecnologias avançadas para a automatizar tarefas repetitivas simples, considerando a empresa como um todo, orquestrando os processos automatizados como um só organismo em funcionamento.

Os processos de hiper automação hoje podem contar com tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Robotic Process Automation, Natural Language Processing, entre outras.

O objetivo da hiper automação é tornar o máximo de processos automatizados, independentes da atuação do ser humano. A ideia é automatizar o trabalho das máquinas, fazendo com que elas pensem e executem todo o processo, antes, durante e depois, sem precisar da ação do ser humano.

Diferente da automação simples, a hiper automação combina um ecossistema de ferramentas tecnológicas avançadas com uma nova forma de trabalhar, adicionando sofisticação e complexidade aos processos automatizados.

Assim, é possível dedicar as habilidades humanas para tarefas mais especializadas e que dependem de competências que não podem ser adquiridas pelas máquinas, como criatividade, empatia e liderança.

As consequências da hiper automação são processos mais ágeis, menor índice de erros, melhor aproveitamento dos dados e aumento na produtividade. Parece bom, não é mesmo?

Quais os benefícios da hiper automação?

O objetivo da hiper automação é fazer com que diferentes tecnologias avançadas trabalhem combinadas para substituir a presença humana sempre que possível.

E a primeira vantagem da adoção da hiper automação é o aumento na velocidade dos processos. Essa agilidade adquirida significa crescimento da produtividade e da produção, enquanto os custos são reduzidos.

Outra redução significativa é a de ocorrência de falhas humanas. Após um certo tempo realizando tarefas repetitivas, o cérebro humano facilmente se dispersa, possibilitando erros involuntários por falta de atenção. Máquinas não se cansam ou se distraem, mantendo o desempenho durante toda a execução da tarefa.

Outra limitação humana em diversas atividades é o cansaço físico ou mental. Certas tarefas devem ser interrompidas periodicamente para que a pessoa se recomponha fisicamente. Mais uma vez, as máquinas podem manter a tarefa sem interrupções, além de serem capazes de realizar um número maior de atribuições no mesmo período de tempo.

Para setores como a logística, a hiper automação apresenta um potencial gigantesco de aproveitamento. Algumas gigantes do varejo, como a Amazon, por exemplo, investem na logística de entrega de produtos cada vez mais automatizada.

A melhoria da experiência do usuário é sempre o objetivo final. Uma compra rápida, sem entraves e esforço, com a mínima ou nenhuma interação humana, e entregas cada vez mais instantâneas.

As áreas que trabalham com big data também podem se beneficiar muito com a hiper automação. Máquinas inteligentes, capazes de aprender o comportamento dos usuários e tomar decisões sem intervenção humana são usadas para detecção de fraude, design de perfil de clientes, direcionamento de ofertas etc.

Quais os principais componentes da hiper automação?

Apresentamos, a seguir, algumas das principais tecnologias usadas ao adotar a hiper automação. Esses recursos são normalmente combinados, criando a melhor solução para o processo dentro da rotina da empresa.

Robotic Process Automation (RPA)

Os bots, como são conhecidos os softwares da Automação Robótica de Processos, executam tarefas das mais diversas, desde o disparo de e-mails automáticos à realização de procedimentos em sistemas ERP.

Essa é a tecnologia usada em chats de atendimento ao cliente, por exemplo, direcionando o usuário com mais rapidez e eficiência para uma solução da sua demanda.

Artificial Intelligence (AI)

A inteligência artificial pode ser integrada à RPA, fazendo com que os bots se adaptem às diferenças de processos e não se limitem apenas a tarefas repetitivas. Isso porque a AI permite que o programa tome decisões com autonomia, sem depender da intervenção humana.

Machine Learning (ML)

É, sem dúvida, uma das tecnologias que transforma a máquina no que há de mais próximo da inteligência humana. Isso porque o machine learning simula a forma como aprendemos, por meio da observação, repetição e execução de um processo.

Assim, uma máquina consegue alterar a forma como executa uma tarefa baseada nos dados trocados com o meio externo após poucas ocorrências de uma nova circunstância.

Natural Language Processing (NLP)

O NLP já é amplamente utilizado por todos nós, seja em comandos de voz em dispositivos móveis ou assistentes inteligentes, seja ao conversarmos com robôs pelo telefone, em canais de atendimento ao cliente.

Seu uso no ambiente corporativo pode aumentar a facilidade e a agilidade em processos rotineiros, contribuindo para maior produtividade.

Intelligent Optical Character Recognition (ICR)

Assim como o NLP simula a audição humana, compreendendo e processando o que falamos, o IRC simula nossa visão. Assim, é possível processar dados com muito mais rapidez e eficiência, lendo automaticamente informações impressas em uma superfície.

Essa tecnologia ainda apresenta uma precisão de leitura bem abaixo da precisão do NLP, mas já é bastante efetiva para várias tarefas, principalmente quando combinada com outras tecnologias. Grandes transformações na forma como processamos cadastros, formulários, contratos, e documentos em geral serão observadas nos próximos anos, com o desenvolvimento do IRC.

Como implementar a hiper automação?

Assim como qualquer investimento na infraestrutura de TI, a hiper automação deve ser planejada. Fazer um roadmap é o primeiro passo para analisar as possibilidades e mapear como e onde serão implantadas as mudanças e automações.

Além do planejamento técnico, é sempre bom lembrar que as equipes envolvidas nas mudanças devem estar treinadas, conscientizadas e engajadas. A hiper automação demanda um novo mindset, voltado para esse novo modelo tecnológico.

No mais, planejamento, execução, documentação e avaliação são essenciais para manter o monitoramento dos resultados da implementação e estabelecer melhorias contínuas na automação.

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