Microcity

Gestão de TI: saiba o que é e qual a sua importância para as empresas

Gestão de TI: saiba o que é e qual a sua importância para as empresas

A gestão de TI é uma atividade importante para o desenvolvimento eficiente deste setor dentro das empresas. Ogerenciamento eficiente desta área garante redução de custos para o negócio, com um melhor uso melhor do seu orçamento, e promove a produtividade com um uso mais estratégico dos ativos de tecnologia da empresa.

 

Há pouco tempo atrás, a Gestão de TI era um termo não muito conhecido, mas atualmente é um dos setores mais importantes das pequenas, médias e grandes empresas. 

Com a transformação digital, ela deixou de ser uma opção e passou a ser extremamente necessária para as organizações. Afinal, a Gestão de TI pode ser um diferencial para o seu negócio.

O que é a Gestão de TI?

O termo tem como significado administrar todas as atividades e soluções provenientes de recursos tecnológicos usados em uma empresa que possibilitem o armazenamento, a obtenção, o acesso a dados e informações que são utilizadas diariamente nas instituições. 

Ou seja, gerir a área de tecnologia da informação é basicamente assegurar e cuidar para que os projetos desenvolvidos estejam alinhados com as atividades e recursos da empresa. Constituída por um conjunto de tecnologias de armazenamento e processamento de dados e comunicação entre pessoas e organizações, a tecnologia da informação funciona por meio do envolvimento de profissionais capacitados, softwares, hardwares, redes, internet e o uso de computadores com o objetivo de proporcionar um funcionamento eficaz e ágil dessas atividades.

A gestão de TI é composta por processos, pessoas e tecnologia. Ela é responsável também por garantir que todos os setores e colaboradores da empresa trabalhem em sintonia em busca de atingir um mesmo objetivo. Sendo assim, além de lidar com processos, é necessário lidar também com as pessoas.

O que faz o Gestor de Tecnologia da Informação?

O gestor de TI tem o papel de conduzir o trabalho dos colaboradores da melhor maneira possível. Durante o dia a dia, existem uma série de funções que esse profissional deve cumprir, algumas delas são: 

  • Administrar os processos da área;
  • Providenciar o suporte técnico;
  • Monitorar a segurança da rede e conformidade dos sistemas;
  • Elaborar o planejamento e estratégias da área de TI;
  • Implementar sistemas de dados, softwares e hardwares.

Como em todos os setores de uma empresa, o gestor de TI pode e deve contar com a ajuda dos colaboradores para que todo o planejamento aconteça corretamente.

ITIL – Para auxiliar o gestor 

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library), Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação, em linhas gerais, é a união de boas práticas de TI. A ITIL descreve essas práticas que são essenciais para o cotidiano da equipe de Tecnologia da Informação. 

A partir da implementação da gestão de TI juntamente às práticas ITIL, será possível adquirir inúmeros benefícios, como: 

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Otimização de processos;
  • Elevação do nível de trabalho;
  • Redução de incidentes;
  • Redução de custos
  • Alinhamento da equipe de TI com a área de negócios
  • Gestão e análise dos serviços em operações e varejo;
  • Satisfação dos clientes;
  • Suporte útil e eficaz à organização.

Qual a importância da gestão de TI para o sucesso de seu negócio?

A habilidade em gestão de TI só é desenvolvida na prática. É preciso entender que nesta área tudo funciona de forma integrada, e é fundamental formar uma equipe que tenha visão macro e seja a ponte com todos os setores da empresa.

Uma das frases mais ditas no mundo dos negócios é “tempo é dinheiro”. Se dentro da sua empresa você tem problemas com falhas na internet, no funcionamento de computadores, servidores e outros equipamentos, você perde tempo e, consequentemente, dinheiro, principalmente quando a situação não é resolvida com agilidade e eficiência.

É aí que entra a gestão de TI: ela irá cuidar para que todos os equipamentos funcionem em sua melhor performance, além de prever oscilações de mercado, direcionando para boas tomadas de decisões, rápidas e estratégicas, fazendo com que todo o andamento da organização esteja em completa sinergia.

Gestão de TI como estratégia para alavancar seus negócios

A gestão de TI eficaz fará com que o seu negócio flua perfeitamente e com certeza será um diferencial no mercado. Por isso, implantar essa gestão em sua empresa é uma ótima estratégia, uma vez que ela otimiza os seus recursos e a performance dos usuários, elevando o nível do relacionamento com eles e até mesmo com os colaboradores. 

Além disso, é possível melhorar e propor inovações nos processos da organização, resultando em uma excelente prestação de serviços, que serão assertivos e produtivos, já que o objetivo é sempre reter os clientes.

Como fazer a gestão de TI na sua empresa?

O gerenciamento de Serviços de TI envolve, antes de tudo, profissionais capacitados para entender as necessidades e expectativas do cliente, buscando o meio mais apropriado para atendê-lo. É preciso enxergar que uma gestão de TI vai muito além do que um grupo de profissionais executando tarefas técnicas isoladas, ela é integrada por uma equipe que tem expertise e visão de como tudo se encaixa.

Do levantamento de requisitos para o desenvolvimento de um novo sistema ao monitoramento dos equipamentos que sustentam as operações já desenvolvidas, a gestão de TI está conectada e é orquestrada por meio de parâmetros de qualidade, tempo e custo, envolvendo aspectos de marketing, operacionais, financeiros e de gestão de pessoas.

Apesar da importância da tecnologia e do processo de informação dentro da empresa, é preciso pensar que, sem uma estratégia de negócio bem definida, não é possível sincronizar e organizar as áreas da sua empresa. E é por isso que a gestão de TI precisa ser bem planejada para trazer produtividade e bons resultados.

Neste tipo de gerenciamento, a área de TI e o negócio se interligam para melhorar a qualidade do serviço, atrair clientes e, consequentemente, trazer lucros. Assim, o profissional responsável por este trabalho precisa estar por dentro de tudo o que acontece na empresa. Ele precisa estar comprometido, e, além das habilidades técnicas, ter uma visão empreendedora, criar estratégias e conseguir executá-las de modo eficaz e funcional.

Tempo é dinheiro

O rápido avanço da tecnologia contribuiu para mudanças bruscas na operação de uma empresa e também no mercado. Para alcançar vantagens competitivas sobre os seus concorrentes é preciso que ela se organize, otimize o tempo e alavanque a produtividade.

Quando a gestão de TI é bem administrada, consequentemente, a produção aumenta e os erros diminuem. Através de um monitoramento detalhado, os profissionais de TI conseguem prever erros técnicos nas máquinas da empresa e, assim, mantêm os recursos em funcionamento e evitam paralisações no processo de trabalho.

Controle de dados

O Big Data é uma realidade e não tem como fugir. Dados estruturados (controle de gastos, vendas, lucro, tabelas) e dados não estruturados (fotos, vídeos, redes sociais, áudios) precisam se relacionar para que a empresa se organize e conheça melhor o seu negócio e o seu cliente.

Mas não adianta armazenar todos esses dados e não saber o que fazer com eles. É preciso que se crie um filtro para perceber o que é realmente relevante ou não para a sua área. Mas na prática, com a internet, as informações são dinâmicas e a gestão de TI precisa buscar alternativas através de softwares eficientes, para que a empresa consiga extrair informações valiosas.

Quando isso é bem feito, as empresas conseguem se organizar internamente, prever as oscilações do mercado, desenvolver produtos inovadores, criar insights, tomar decisões rápidas e estratégicas e melhorar as estratégias de marketing.

Foco no negócio da empresa

“Conserta a minha internet”, “meu computador não liga” e “meu celular parou de funcionar” ainda são coisas que um profissional de TI escuta muito dentro de uma empresa. Quando esses problemas não são solucionados com agilidade e eficiência, perde-se muito tempo.

Por isso, é preciso que a gestão de TI esteja bem alinhada e comprometida com o processo organizacional da empresa. Assim, ela poderá prever esses problemas técnicos e encontrar maneiras de evitar que isso aconteça. Enquanto isso, o profissional poderá investir o seu tempo em criação de tecnologias com foco no negócio da empresa.

Gestão de TI e gestão de serviços

Com o intuito de fidelizar os clientes, a gestão de serviços é nada mais que o conjunto de ações estratégicas que assegurem que prestação de serviço ao cliente seja feita com eficácia e excelência

Cada vez mais, os serviços de TI precisam estar alinhados com o objetivo estratégico das organizações. Isso torna necessário, para as empresas especialistas em TI, a  flexibilização das entregas de seus produtos e serviços para que atendam às necessidades dos clientes, ao mesmo passo em que também se desenvolvem enquanto negócio.

E, para que a gestão de TI seja efetiva, é fundamental um bom gerente de TI, que proponha soluções inovadoras, criativas e tenha um background vasto em conhecimento de diversos setores para trazer benefícios à empresa.

A visão estratégica do gestor de TI também é um requisito para otimizar os processos organizacionais, melhorar a utilização de informações, recursos e tecnologias da instituição.

E aí? Se convenceu da importância da gestão de TI para a sua empresa? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para seguir as nossas páginas do Facebook e LinkedIn.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Damos valor à sua privacidade

      Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

      Cookies estritamente necessários

      Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

      Cookies de desempenho

      Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

      Cookies de funcionalidade

      Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

      Cookies de publicidade

      Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

      Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições