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Gestão de TI: saiba o que é e qual a sua importância para as empresas

Gestão de TI: saiba o que é e qual a sua importância para as empresas

A gestão de TI é a atividade de gerenciamento dos recursos tecnológicos de uma empresa para otimização de seus processos operacionais. Esta prática mais disponibilidade da infraestrutura com redução de custos e maior produtividade a partir de um uso mais estratégico dos ativos de tecnologia.

 

Há pouco tempo atrás, a Gestão de TI era um termo não muito conhecido na realidade de muitas empresas. Mais recentemente, com a transformação digital, ela se tornou extremamente necessária e valiosa para as organizações.

Num mundo com novas ferramentas e recursos que auxiliam no desempenho das atividades, o gerenciamento de tecnologia da informação se tornou um diferencial de mercado. Garantir o uso adequado destas ferramentas permite mais eficiência e inteligência em sua operação.

Continue na leitura deste artigo e entenda como a Gestão de TI pode ser um diferencial para o seu negócio.

O que é a Gestão de TI?

A gestão de TI é a atividade administrar recursos e soluções tecnológicas utilizadas em uma empresa que possibilitem o armazenamento, a obtenção, o acesso a dados e informações que são utilizadas diariamente nas instituições. 

Ou seja, gerir a área de tecnologia da informação é basicamente assegurar e cuidar para que os projetos desenvolvidos estejam alinhados com as atividades e recursos da empresa. Constituída por um conjunto de tecnologias de armazenamento e processamento de dados e comunicação entre pessoas e organizações, a tecnologia da informação funciona por meio do envolvimento de profissionais capacitados, softwares, hardwares, redes, internet e o uso de computadores com o objetivo de proporcionar um funcionamento eficaz e ágil dessas atividades.

A gestão de TI é composta por processos, pessoas e tecnologia. Ela é responsável também por garantir que todos os setores e colaboradores da empresa trabalhem em sintonia em busca de atingir um mesmo objetivo. Sendo assim, além de lidar com processos, é necessário lidar também com as pessoas.

O que faz o Gestor de Tecnologia da Informação?

O gestor de TI tem o papel de conduzir o trabalho dos colaboradores da melhor maneira possível. Durante o dia a dia, existem uma série de funções que esse profissional deve cumprir, algumas delas são: 

Como em todos os setores de uma empresa, o gestor de TI pode e deve contar com a ajuda dos colaboradores para que todo o planejamento aconteça corretamente.

ITIL – Para auxiliar o gestor 

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library), Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação, em linhas gerais, é a união de boas práticas de TI. A ITIL descreve essas práticas que são essenciais para o cotidiano da equipe de Tecnologia da Informação. 

A partir da implementação da gestão de TI juntamente às práticas ITIL, será possível adquirir inúmeros benefícios, como: 

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Otimização de processos;
  • Elevação do nível de trabalho;
  • Redução de incidentes;
  • Redução de custos;
  • Alinhamento da equipe de TI com a área de negócios;
  • Gestão e análise dos serviços em operações e varejo;
  • Satisfação dos clientes;
  • Suporte útil e eficaz à organização.

Qual a importância da gestão de TI?

A habilidade em gestão de TI só é desenvolvida na prática. É preciso entender que nesta área tudo funciona de forma integrada, e é fundamental formar uma equipe que tenha visão macro e seja a ponte com todos os setores da empresa.

Uma das frases mais ditas no mundo dos negócios é “tempo é dinheiro”. Se dentro da sua empresa você tem problemas com falhas na internet, no funcionamento de computadores, servidores e outros equipamentos, você perde tempo e, consequentemente, dinheiro, principalmente quando a situação não é resolvida com agilidade e eficiência.

É aí que entra a gestão de TI: ela irá cuidar para que todos os equipamentos funcionem em sua melhor performance, além de prever oscilações de mercado, direcionando para boas tomadas de decisões, rápidas e estratégicas, fazendo com que todo o andamento da organização esteja em completa sinergia.

Gestão de TI como estratégia para alavancar seus negócios

A gestão de TI eficaz fará com que o seu negócio flua perfeitamente e com certeza será um diferencial no mercado. Por isso, implantar essa gestão em sua empresa é uma ótima estratégia, uma vez que ela otimiza os seus recursos e a performance dos usuários, elevando o nível do relacionamento com eles e até mesmo com os colaboradores. 

Além disso, é possível melhorar e propor inovações nos processos da organização, resultando em uma excelente prestação de serviços, que serão assertivos e produtivos, já que o objetivo é sempre reter os clientes.

Já sabe como as tendências de TI podem impactar sua gestão?

Como fazer a gestão de TI?

Para uma boa gestão de TI a empresa precisa contar com profissionais capacitados para entender as necessidades e expectativas do cliente, buscando o meio mais apropriado para atendê-lo. É preciso enxergar que uma gestão de TI vai muito além do que um grupo de profissionais executando tarefas técnicas isoladas, ela é integrada por uma equipe que tem expertise e visão de como tudo se encaixa.

Do levantamento de requisitos para o desenvolvimento de um novo sistema ao monitoramento dos equipamentos que sustentam as operações já desenvolvidas, a gestão de TI está conectada e é orquestrada por meio de parâmetros de qualidade, tempo e custo, envolvendo aspectos de marketing, operacionais, financeiros e de gestão de pessoas.

Apesar da importância da tecnologia e do processo de informação dentro da empresa, é preciso pensar que, sem uma estratégia de negócio bem definida, não é possível sincronizar e organizar as áreas da sua empresa. E é por isso que a gestão de TI precisa ser bem planejada para trazer produtividade e bons resultados.

Neste tipo de gerenciamento, a área de TI e o negócio se interligam para melhorar a qualidade do serviço, atrair clientes e, consequentemente, trazer lucros. Assim, o profissional responsável por este trabalho precisa estar por dentro de tudo o que acontece na empresa. Ele precisa estar comprometido, e, além das habilidades técnicas, ter uma visão empreendedora, criar estratégias e conseguir executá-las de modo eficaz e funcional.

Tempo é dinheiro

O rápido avanço da tecnologia contribuiu para mudanças bruscas na operação de uma empresa e também no mercado. Para alcançar vantagens competitivas sobre os seus concorrentes é preciso que ela se organize, otimize o tempo e alavanque a produtividade.

Quando a gestão de TI é bem administrada, consequentemente, a produção aumenta e os erros diminuem. Através de um monitoramento detalhado, os profissionais de TI conseguem prever erros técnicos nas máquinas da empresa e, assim, mantêm os recursos em funcionamento e evitam paralisações no processo de trabalho.

Controle de dados

O Big Data é uma realidade e não tem como fugir. Dados estruturados (controle de gastos, vendas, lucro, tabelas) e dados não estruturados (fotos, vídeos, redes sociais, áudios) precisam se relacionar para que a empresa se organize e conheça melhor o seu negócio e o seu cliente.

Mas não adianta armazenar todos esses dados e não saber o que fazer com eles. É preciso que se crie um filtro para perceber o que é realmente relevante ou não para a sua área. Mas na prática, com a internet, as informações são dinâmicas e a gestão de TI precisa buscar alternativas através de softwares eficientes, para que a empresa consiga extrair informações valiosas.

Quando isso é bem feito, as empresas conseguem se organizar internamente, prever as oscilações do mercado, desenvolver produtos inovadores, criar insights, tomar decisões rápidas e estratégicas e melhorar as estratégias de marketing.

Foco no negócio da empresa

“Conserta a minha internet”, “meu computador não liga” e “meu celular parou de funcionar” ainda são coisas que um profissional de TI escuta muito dentro de uma empresa. Quando esses problemas não são solucionados com agilidade e eficiência, perde-se muito tempo.

Por isso, é preciso que a gestão de TI esteja bem alinhada e comprometida com o processo organizacional da empresa. Assim, ela poderá prever esses problemas técnicos e encontrar maneiras de evitar que isso aconteça. Enquanto isso, o profissional poderá investir o seu tempo em criação de tecnologias com foco no negócio da empresa.

 Os processos e soluções tecnológicas da sua empresa atendem suas necessidades? A arquitetura de TI responde

Gestão de TI e gestão de serviços

Com o intuito de fidelizar os clientes, a gestão de serviços é nada mais que o conjunto de ações estratégicas que assegurem que prestação de serviço ao cliente seja feita com eficácia e excelência

Cada vez mais, os serviços de TI precisam estar alinhados com o objetivo estratégico das organizações. Isso torna necessário, para as empresas especialistas em TI, a  flexibilização das entregas de seus produtos e serviços para que atendam às necessidades dos clientes, ao mesmo passo em que também se desenvolvem enquanto negócio.

E, para que a gestão de TI seja efetiva, é fundamental um bom gerente de TI, que proponha soluções inovadoras, criativas e tenha um background vasto em conhecimento de diversos setores para trazer benefícios à empresa.

A visão estratégica do gestor de TI também é um requisito para otimizar os processos organizacionais, melhorar a utilização de informações, recursos e tecnologias da instituição.

E aí? Se convenceu da importância da gestão de TI para a sua empresa? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para seguir as nossas páginas do Facebook e LinkedIn.

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