Microcity

Gerente de TI, seu foco está no lugar certo?

Gerente de TI, seu foco está no lugar certo?

 

Investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação nunca foi tão importante e estratégico como nos dias de hoje. É através deste ato que uma empresa pode ganhar, ao mesmo tempo, em produtividade, eficiência e aumento nas vendas. Nesse contexto, quem surge como importante ator é o gerente de TI (tecnologia da informação).

Mas como ele pode ajudar? Quais características de habilidades são e continuarão sendo essenciais? As 5 atitudes listadas a seguir podem fazer a diferença.

Por que a área de tecnologia da informação é cada dia mais estratégica?

O desafio da área de TI é grande. Um exemplo disso foi constatado pelo estudo CIO Survey 2018/2019 da Deloitte. Segundo a pesquisa, que ouviu 1.437 líderes de tecnologia (124 deles com atuação no Brasil), 40% dos entrevistados desejam seguir investindo em inovação, apesar de vivenciarem cenários econômicos desafiadores.

Já um levantamento da Conferência Nacional da Indústria (CNI) aponta que um a cada três empresários apostam que a indústria brasileira, para não morrer, deverá investir muito em inovação nos próximos cinco anos.

Como essa jornada está diretamente relacionada à transformação digital e adoção de um parque tecnológico cada vez mais avançado, a equipe de TI tem papel crucial nesse processo. Sua responsabilidade é contribuir na definição dos caminhos mais estratégicos para um negócio.

Quais são as responsabilidades do gerente de TI?

O profissional é responsável por liderar equipes de tecnologia da informação em projetos e serviços da área. É quem gerencia projetos de implantação de novos equipamentos de informática e de novos sistemas. Ele também mobiliza o redesenho de processos e a identificação de gaps tecnológicos nas demais áreas da empresa.

Outra função desse gestor é garantir a adoção de estratégias e sistemas adequados para garantir a segurança das informações da empresa, bem como estabelecer procedimentos para atuação em caso de qualquer eventualidade. Outra responsabilidade é gerenciar contratos com empresas parceiras, caso o negócio opte pelo outsourcing de TI.

Para exercer todas essas e outras funções, é essencial que o líder tenha amplo conhecimento na área de tecnologia da informação e experiência na gestão de equipes e coordenação de projetos. Uma boa forma de conseguir essa certificação é apostar em pós-graduações em áreas de negócios ou gestão de pessoas.

5 atitudes para ser um bom gerente de TI

Já vimos que experiência na área de tecnologia da informação e em gestão de pessoas e processos são essenciais para se adequar ao posto. Agora é hora de saber quais características podem tornar um gerente de TI ainda mais reconhecido pela empresa e por sua equipe.

1) Fique atento às tendências

Uma das características mais marcantes da indústria 4.0, que em alguns anos vai revolucionar a forma como trabalhamos, é seu caráter disruptivo e acelerado. Ou seja, cada mudança ou novidade vai fazer com que equipamentos e processos até então utilizados se tornem obsoletos. E, em pouco tempo, aquela mesma novidade se torna obsoleta por conta de outra inovação.

Daí a importância de estar atento às tendências, de conhecer os principais players no mercado de tecnologia e acompanhar as experiências de sucesso adotadas em sua área de negócio – e também em outros setores.

Descubra 6 tendências de TI para 2019!

2) Aprenda sempre

O gerente de TI, assim como todos os demais gestores, também deve investir constantemente em desenvolvimento e aprendizagem contínua. Outra tendência que a Quarta Revolução Industrial impõe é a necessidade de aprender a aprender – ou seja, a ter abertura para se capacitar e a substituir hábitos antigos por novidades.

Também é importante estar atento a oportunidades de desenvolvimento e capacitação em tecnologia para integrantes da equipe e de outras áreas.

3) Preze pela segurança da informação

Um estudo da consultoria Gartner ouviu líderes na área e constatou que o setor de cibersegurança e segurança da informação é um dos sete investimentos mais desejados em 2019. A constatação comprova a importância do tema na atualidade.

A preocupação se justifica, já que a área de TI tem importantes desafios adiante: em um universo cada vez mais digitalizado e online, é necessário incluir estratégias e sistemas para garantir a segurança de dados internos e estratégicos.

4) Desafie, empodere e estimule a colaboração em sua equipe

Outra tendência que se fortalece cada vez mais é a busca de empregados por desafios que estejam alinhados a seus propósitos de vida. Diante desse cenário, estruturas altamente hierarquizadas e que atribuem pouca autonomia estão com os dias contados.

A melhor forma de garantir processos inovadores, melhoria contínua e refinamento nas soluções é investir no empoderamento dos profissionais de TI. Estimule-os a adotarem uma atitude inquieta e a atuar de maneira colaborativa com colegas da área ou de outras equipes. Dessa forma, você terá a chance de potencializar sua atuação como mentor de talentos.

Case de sucesso: saiba como a CNC reduziu custo de renovação de seu parte tecnológico com consultoria da Microcity.

5) Identifique oportunidades de automatização ou terceirização

Nessa jornada de crescimento e desafios constantes, uma boa alternativa para manter o foco em encontrar soluções estratégicas é estabelecer parcerias com outras empresas para garantir a atualização constante do parque tecnológico.

Uma boa estratégia a ser adotada pelo gerente de TI é optar pelo outsourcing, capaz de garantir uma integração do negócio ao que há de mais novo no mercado de forma barata, rápida e eficiente. Para ajudar nesta decisão, alguns sinais podem ajudar a definir se é o momento ideal para estabelecer uma parceria do tipo.

Clique aqui para saber quais são.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Blog

Acessar
10 motivos pelos quais sua empresa deve contratar a Microcity
Saiba mais
PC as a Service – É hora de aumentar a disponibilidade do seu negócio
Saiba mais
Saiba como o PC as a Service pode ajudar sua empresa a inovar
Saiba mais
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições